TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histórico da Organização Londrifórmulas Farmácia de Manipulação Ltda

Trabalho acadêmico: Histórico da Organização Londrifórmulas Farmácia de Manipulação Ltda. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  6.909 Palavras (28 Páginas)  •  1.059 Visualizações

Página 1 de 28

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresenta desenvolvimento de todas as disciplinas apresentada no 6º semestre. O desenvolvimento dessa apresentação englobará atividades desenvolvidas em uma das empresas pioneiras na área farmacêutica de manipulação – a Londrifórmulas, que atua no norte do Paraná. Buscaremos, então, identificar e descrever aspectos importantes relacionados à gestão de pessoas, pesquisa de mercado, estratégias de marketing. Enfocaremos, também, como a citada empresa atua no Mercado de Capitais, quais são suas estratégias de negociação e, enfim, seu compromisso e atuação na responsabilidade socioambiental.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Histórico da Organização

A empresa Londrifórmulas Farmácia de Manipulação Ltda., foi inaugurada em 26 de outubro de 1987, com CNPJ: 80.310.220/0001-50. O nome escolhido foi uma homenagem à cidade de instalação – Londrina. Antevendo um futuro promissor, dois amigos apostaram e venceram nesse segmento de mercado, instalando a primeira, de muitas lojas, na Rua Piauí, 110 em uma loja de 55m2 e com apenas três funcionários.

Naquela época, tanto a população quanto os médicos não conheciam ou não acreditavam em medicamentos manipulados. Mesmo com essa insegurança e incerteza, a Sra. Petronila, empresária, mãe de duas meninas pequenas, em uma cidade desconhecida, saiu a campo para visitar os médicos na expectativa de reverter à cultura existente sobre manipulação. Ela lembra que no primeiro dia de funcionamento da LONDRIFÓRMULAS foram aviadas pouquíssimas receitas. Surgiu então a dúvida de prosseguir ou não. Mas, segunda a empresária, a fé, a garra e a vontade de vencer dos proprietários, dos funcionários e a solidariedade dos amigos não deixou abalar seus sonhos.

Após anos de trabalho a LONDRIFÓRMULAS deixou de ser um sonho e tornou-se realidade, ficou conhecida, respeitada, com credibilidade e confiabilidade de seus clientes e da classe médica. Acompanhando e acreditando sempre na expansão significativa do mercado de manipulação, seus sócios inauguraram em julho de 1991 a sua primeira filial na Rua Senador Souza Naves, 771 em Londrina. Devido à sua seriedade, credibilidade e atendendo solicitação de médicos clientes, em agosto de 1992 foi inaugurada a segunda filial, na Rua Ponta Grossa na cidade de Apucarana que depois se mudou para a Rua Osvaldo Cruz, 879 daquela cidade, onde está até hoje. Em julho de 1997, foi inaugurada a terceira filial localizada na Av. Bandeirantes, 963 em Londrina. Em novembro de 2002 foi aberta a quarta filial situada na Sergipe, 901 em Londrina, em janeiro de 2003 foi inaugurada a quinta filial da LONDRIFÓRMULAS, localizada na Av. Arapongas 849 na cidade de Arapongas, no ano 2005 abriu mais uma filial na Av. Saul Elkind nº1450, com novo endereço na Av. Saul Elkind nº2166 e no ano 2008 abriu mais uma loja na Av. Maringá nº73.

A empresa é o primeiro laboratório de manipulação de medicamentos, cosméticos, dermatológicos, produtos naturais e drogaria de todo o norte, nordeste e noroeste do Paraná a obter a certificação dos requisitos da NORMA ISO 9002/94 no ano de 1999.

Atualmente a empresa possui 110 funcionários, sendo que muitos de seus colaboradores trabalham na farmácia desde sua fundação. Todas as farmácias possuem laboratórios devidamente equipados conforme pede a fiscalização e obedecendo a normas regulamentadoras da ANVISA e RDC 67/2007.

A missão da empresa é proporcionar ao maior número de pessoas uma experiência memorável em excelência em produtos e serviços sendo referência em gestão no negócio em Farmácia de Manipulação.Sua visão é ser a maior rede de Farmácia de Manipulação oferecendo aos seus clientes e parceiros, uma relação duradoura, com foco no crescimento, rentabilidade e responsabilidade sócio ambiental.

2) GESTÃO DE PESSOAS

2.1 Higiene e Segurança no Trabalho

Segundo Chiavenato (2002, p.431)

A higiene do trabalho refere-se ao conjunto de normas e procedimentos que visa à proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes ás tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas. A higiene do trabalho está relacionada com o diagnóstico e com a prevenção de doenças ocupacionais a partir do estudo e controle de duas variáveis: o homem e seu ambiente de trabalho.

A LONDRIFÓRMULAS orienta os colaboradores que atuam na manipulação de fórmulas a seguirem normas regulamentadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Para atender às essas exigências e estabelecer a obrigatoriedade de aplicação dessas normas, os funcionários dever cumprir algumas normas, como:

a) Fazer a assepcia nas mãos e antebraços antes de realizar qualquer ação;

b) Vestir os equipamentos de proteção individual (EPI)

Os EPI que a empresa fornece a cada colaborador que trabalha com manipulação de fórmulas são jalecos descartáveis, toca descartável, propés descartáveis, luvas de procedimento descartáveis, protetor auricular, óculos de proteção e mascara com carvão ativo.

Todos os colaboradores que atuam na área de manipulação devem passar por treinamento para conhecer os procedimentos de segurança adotado pela empresa. Esse treinamento é repassado quando os colaboradores. É importante explicar que os funcionários atendentes não se enquadram neste procedimento. O treinamento efetuado aos atendentes é o de atendimento ao público.

A atividade desenvolvida nos laboratórios de manipulação da empresa são considerados insalubres, pois os colaboradores podem ser expostos a agentes nocivos à saúde, como poeiras, gases, vapores e produtos químicos como álcool isopropilíco, éter e entre outros.

De acordo com Chiavenato (2008), a segurança do trabalho refere-se a um conjunto de medidas técnicas, educacionais médicas e psicológicas utilizadas para prevenir acidentes, quer eliminando as condições inseguras do ambiente quer instruindo ou convencendo as pessoas da implantação de práticas preventivas.

A fim de garantir que as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.9 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com