TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução ás drogas de abuso

Por:   •  4/7/2017  •  Artigo  •  1.035 Palavras (5 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO ÁS DROGAS DEABUSO

1 Introdução

Droga é uma substância natural ou sintética que é projetada para produzir um conjunto específico de efeitos psicológicos ou fisiológicos no corpo humano ou, em alguns casos, outros animais. A maioria das drogas é produzida legitimamente por fabricantes de medicamentos e são prescritas para doenças, lesões ou outros problemas médicos. Essas drogas são mais freqüentemente tomadas e usadas para a finalidade medicamentosa porém são tomadas para fins diferentes dos destinados, geralmente para obtenção de efeitos prazerosos. O abuso ocorre quando as pessoas tomam drogas para fins diferentes do que eles são destinados, principalmente na busca de efeitos psicoativos.

Além das drogas farmacêuticas produzidas legalmente, também existem substâncias que não têm nenhum propósito medicinal legítimo e reconhecido, mas são produzidas e ingeridas inteiramente por seus efeitos psicoativos. Muitas dessas drogas são substâncias que ocorrem naturalmente ou são extraídas ou derivadas de substâncias naturais, geralmente plantas. Outras são compostos puramente sintéticos. A maioria das drogas de abuso são ilícitas.

2. Classificação das Drogas de Abuso

Existe uma grande variedade de drogas ilícitas e existem várias formas de classificar as drogas ilícitas. Existem várias formas de classificar as drogas ilícitas como com base no seu potencial de abuso ou nos efeitos farmacológicos. Porém a maneira conveniente de classificar drogas é por origem. Sob este esquema, as drogas podem ser colocadas e uma das quatro classes abaixo:

1. Drogas naturais: estas substâncias são encontradas na natureza principalmente nas plantas. Normalmente parte da planta é ingerida ou usada pela pessoa.

Exemplos

A) Maconha: as folhas são secas e fumadas.

B) Cogumelos com psilocibina: estes são comidos. Eles contêm psilocibina e que causa alucinações (alucinógeno).

C) Peyote cactus: os botões do cacto são comidos. Eles contêm mescalina, um potente alucinógeno.

2. Extratos de plantas: estas substâncias que ocorrem naturalmente são extraídas de plantas e depois ingeridas. Exemplos incluem:

A) Cocaína: extraída da planta de coca.

B) Morfina e codeína: Extraídas da papoula de ópio.

3. Semi-sintéticas: estas substâncias são derivadas quimicamente de uma forma natural da substância. Exemplos incluem:

A) Heroína: fabricada a partir de morfina.

B) LSD: fabricado a partir de ácido lisérgico.

4. Sintéticas: estas substâncias são totalmente feitas pelo homem e fabricadas em laboratório sem utilizarem como base uma substância atural. Exemplos incluem:

A) Anfetaminas

B) Barbitúricos

C) PCP

D) Oxicodona

Este sistema de classificação é útil do ponto de vista da química forense porque ajuda a determinar o esquema apropriado de análise. Fora do campo da ciência forense, a maneira mais popular de classificar as drogas é por sua ação farmacológica ou seus psicoativos. Sob este esquema, drogas ilícitas são colocadas em um das quatro classes: estimulantes, depressores, narcóticos e alucinógenos.

3. Estimulantes

Os estimulantes são drogas que elevam o humor. Eles ajudam as pessoas a se sentir melhor quando estão tristes ou deprimidos. Dão às pessoas energia extra. Também produzem uma sensação de maior força, mais rapidez, diminuição do sono, da fome  e melhores experiências sexuais. Os estimulantes podem variar em potência de leve, como a cafeína, que não é uma droga ilícita. O exemplo mais comum desse grupo são a cocaína e as anfetaminas como femproporex, anfepramona e o êxtase (também classificado como alucinógeno.

4. Depressores

Depressores são substâncias que deixam o sistema nervoso central (SNC) mais lento. Quando se pensa em substâncias depressivas que são abusadas, a primeira que vem à mente é álcool etílico que está contido dentro das cervejas, vinhos e bebidas espirituosas como o whisky, a vodka e a cachaça. É importante notar, no entanto, que o álcool não é uma substância controlada portanto, não está coberto pelas leis que controlam drogas. Entretanto o abuso do álcool é coberto por um conjunto separado de regulamentos dentro o mais conhecido e importante é o Código de Trânsito Brasileiro. Algumas das substâncias depressoras do SNC são lícitas necessitando de prescrição médica especial para serem usadas, porém podem se tornar drogas de abuso. Alguns exemplos incluem os barbitúricos (gardenal), os benzodiazepínicos (diazepan, cloxazolan, alprazolan) e a ketamina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (112 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com