TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso: Biologia e Microbiologia Ambiental

Por:   •  1/11/2019  •  Resenha  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CURSO DE PÓS EM ENGENHARIA AMBIENTAL E SANEAMENTO BÁSICO

UNIDADE VITÓRIA

GEVANI FÉLIX DE SOUZA

TURMA 9001

RESENHA CRÍTICA

VITÓRIA

2019

GEVANI FÉLIX DE SOUZA

RESENHA CRÍTICA

Resenha crítica dirigida ao curso de Pós Graduação em Engenharia Ambiental e Saneamento Básico na Faculdade Estácio de Sá – Vitória, referente ao estudo de caso 01 “Fundos Hídricos: Financiando a Habilidade da Natureza de Proteger Recursos Hídricos” da disciplina de Biologia e Microbiologia.

Tutora: Isolda Cécilia Bravin

VITÓRIA

2019

FUNDOS HÍDRICOS: FINANCIANDO A HABILIDADE DA NATUREZA DE

PROTEGER RECURSOS HÍDRICOS

1 INFORMAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS

STANFORD. Fundos Hídricos: Financiando a Habilidade da Natureza de Proteger Recursos Hídricos. Caso OIT-104 Graduate School of Business, 11 jan. 2011. Disponível em: <http://pos.estacio.webaula.com.br/ead/works/71931/S>. Acesso em: 06 out. 2019.

2 DADOS SOBRE O AUTOR

A Universidade Stanford foi inaugurada em 1892, no estado da Califórnia em memória do filho dos fundadores, o casal Leland e Jane Stanford. Atualmente situa-se entre as cinco universidades mais prestigiosas dos EUA.

Foi nessa universidade que surgiu o projeto de um sistema de busca que veio a tornar-se o atual Google.

3 DADOS SOBRE O ARTIGO

O artigo é de autoria da Stanford Graduate School of Business, autorizado para uso acadêmico da Faculdade Estácio de Sá.

É dirigido aos profissionais e estudantes da área de engenharia ambiental, população, empresários, governo, partindo de uma explanação sobre os fundos hídricos e outros conceitos correlatos ao processo.

O autor indica alguns componentes identificados como necessários para um fundo hídrico eficiente: mecanismo de serviço ambiental, mecanismo financeiro sustentável, mecanismo institucional, conjunto de atividades de conservação específicas, sistema de responsabilização, definição de interessados com meios financeiros e interesse em participar.

Outro ponto trazido pelo artigo é o desafio encontrado pelos fundos hídricos, em justificar o investimento inicial, e demonstrar os resultados e os benefícios a serem atingidos. Outra variável envolvida na compra da ideia para implantação de fundos hídricos é a variabilidade dos interessados envolvidos, pois cada um tem um objetivo como, por exemplo: uma cervejaria é interessada na qualidade da água, a prioridade de uma fazenda pode ser o fluxo hídrico da época de seca e a prioridade de uma organização de conservação pode ser preservar a biodiversidade.

São citadas algumas atividades que podem ser financiadas por fundos hídricos, tais como: colocação de cercas vivas, reflorestamento, restauração, sistemas silvipastoris, preservação de áreas protegidas, cada uma dentro de suas aplicabilidades aos processos e negócios.

Alguns cases de sucesso também são apresentados, como exemplo, em Santa Fé, Novo México, onde o Serviço Florestal dos Estados Unidos se juntou ao fornecimento de água da cidade para proporcionar gestão de incêndio para a bacia hídrica florestal que abastecia a cidade. O investimento de aproximadamente $200,000 por ano.

4 POSICIONAMENTO CRÍTICO

Estima-se que aproximadamente 20% da população mundial, viva em áreas com escassez hídrica que utilizam água para agricultura, indústria, e uso doméstico, (IWMI, 2007). Estima-se que até 2050 a população mundial terá aumentado para nove, ou até dez bilhões, (GLEICK & PALANIAPPAN, 2010), demandando ainda mais recursos hídricos, tornando imperativo a proposição de estratégias efetivas de manejo e gestão para sustentabilidade dos recursos hídricos.

Transportando esse cenário para a América Latina, segundo um estudo realizado pela organização não governamental The Nature Conservancy (TNC)7 em 2015, existem ao menos 25 grandes cidades na América Latina que possuem risco de déficit hídrico, se não forem adotadas medidas de conservação da natureza, através de mecanismos como os Fundos de Água. Estes dados vão de encontro aos cases apresentados pelo autor, como: Equador, onde os interessados incluíam a cidade, a fornecedora de água em Quito, uma companhia elétrica, uma empresa de cerveja, uma empresa de água engarrafada e organizações ambientais; Dois outros fundos no norte dos Andes serviam Bogotá, Colômbia, e o leste do Valle del Cauca da Colômbia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (127.3 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com