TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso (Microbiologia)

Por:   •  8/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDO DE CASO - TA

Presunto

Uma família que se reuniu para as comemorações de final de ano preparou para a ceia de Natal um aperitivo que continha presunto, alface e maionese. O aperitivo foi preparado cerca de 6 horas antes da comemoração e armazenado sob temperatura ambiente do início ao fim do evento. Então ocorreu um rápido de inesperado reencontro no hospital apenas 5 horas depois das celebrações.

Após descartadas inúmeras opções, os familiares e médicos chegaram a conclusão de que a causa daquela situação foi a ingestão do aperitivo, uma vez que grande parte dos convidados que o consumiram foram afetados. Todos apresentavam na ocasião os seguintes sintomas: vômito, dor abdominal, diarreia e náusea.

Levando em consideração as informações apresentadas, qual(is) micro-organismo(s) que poderia(iam) ser responsável(eis) por tal situação? Descreva o fluxograma para a análise da amostra do alimento.

  • Staphylococcus aureus

  • Bacillus cereus

Através das informações apresentadas, um dos micro-organismos que poderia ser responsável por tal situação seria o Staphylococcus aureus, pois esse micro-organismo é encontrado em alimentos com alto teor de sal, como o presunto. E os sintomas que envolvem o S. aureus são vômito, febre alta (em alguns casos), dor abdominal, diarreia e náusea, assim como os sintomas que a família apresentava. Para confirmar que o micro-organismo é o Staphylococcus aureus, devemos realizar teste microbiológicos.

Para as análises microbiológicas, temos as seguintes etapas:

1)  Diluição da amostra, assim como ilustrado na figura a seguir.


[pic 1]

  1. Isolamento em ágar BP - isolar colônia formadora de halo.
  1. Coloração de Gram - cocos gram + (cacho de uva)
  1. Manutenção da colônia para testes adicionais em ágar TSA.
  1. Teste de Catalase.

Para o teste de catalase, colocar em uma lâmina limpa uma alçada da cultura e adicionar uma

gota de água oxigenada 3% (H202).

Resultado: +

6)  Teste de Enzima Dnase.

Para verificar a produção da enzima Dnase pela cultura, inocular com o auxílio de uma pipeta de Pasteur, em uma lâmina com 3 mL de ágar DNAse test contendo dois orifícios, uma gota da cultura líquida (BHI) e no outro orifício inocular uma gota da mesma cultura, só que após o seu aquecimento por 15 min. em banho em ebulição (100 C). Umedecer o papel de filtro que recobre a placa e incubar a 37 C por cerca de 4h. Resultado: +

7)  Teste de Enzima Coagulase.

Para verificar a produção da enzima coagulase, em um tubo contendo 0,5mL de plasma de coelho, adicionar o 0,2 ml da cultura líquida de S. aureus. Incubar a 37 C por cerca de 4h. Resultado: +

De acordo com as informações apresentadas, outro microrganismo que poderia ser o causador dessa situação é o Bacillus cereus.A síndrome diarréica causada pela contaminação deste micro-organismo envolve principalmente carnes e derivados, como o presunto. Os sintomas principais são diarréia intensa, e, em alguns casos, náuseas e vômitos. O período de incubação de 8 à 16 horas também é semelhante ao período decorrido entre a preparação dos aperitivos e o aparecimento dos sintomas. Para confirmar a suspeita, devemos seguir as seguintes etapas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (254.8 Kb)   docx (126.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com