TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodos contraceptivos

Por:   •  21/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

MÉTODOS CONTRACEPTIVOS HORMONAIS

Os tipos encontrados no mercado são: orais, adesivos, implantes e injetáveis.

Orais -> é o método mais utilizado entre as mulheres por sua eficácia e reversibilidade. Podem ser combinados (estrógeno + progestágeno) ou não combinados (somente progestágeno).

Combinados

Todos os comprimidos tem a mesma dosagem, que é dividida conforme a dose de etinilestradiol. Pode ocorrer efeitos semelhantes a hormônios masculinos (acne, pelos). Devem ser iniciados no 1º dia do ciclo menstrual, diariamente e no mesmo horário, por 21 dias. Faz-se uma pausa de 1 semana, quando deverá vir a menstruação. Uma semana após o último comprimido deverá começar uma nova cartela.

Trifásicos

Tentam simular as variações hormonais do ciclo menstrual variando a dosagem dos comprimidos.

Não-combinados

Minipílulas

Menos eficaz que a combinada. É indicada durante período de amamentação pois não interfere nos hormônios da produção do leite.

Adesivos -> são adesivos de formato pequeno, discreto, que em contato com a pele libera hormônios que são absorvidos pelo organismo impedindo a ovulação. Devem ser trocados 1x por semana.

Implantes -> é implantado subdermicamente, por procedimento cirúrgico, onde o progestágeno é liberado lentamente com duração de 5 anos após inserção. Age inibindo a ovulação, sob o muco cervical causando atrofia do endométrio.

Injetáveis -> ideal para mulheres que acabam esquecendo de usar a pílula diariamente ou tem intolerância gastrointestinal aos hormônios. São de uso mensal, com eficácia similar aos orais. Podem combinar estrógeno e progestágeno, ou não.

ASPECTOS FARMACOCINÉTICOS

Os estrogênios naturais e sintéticos utilizados em terapia são absorvidos pelo trato gastrintestinal; entretanto, após a sua absorção, os estrogênios naturais são rapidamente metabolizados no fígado, enquanto os estrogênios sintéticos e os compostos semelhantes aos estrogênios não-esteroides são menos rapidamente degradados. Os estrogênios são, em sua maioria, rapidamente absorvidos pela pele e pelas mucosas, podendo ser administrados na forma subdérmica. Podem ser administrados topicamente na vagina, como cremes para efeito local (alguns podem ser absorvidos).No plasma, os estrogênios naturais ligam-se à albumina e à globulina de ligação dos esteroides sexuais. Os estrogênios naturais são excretados na urina na forma de glicuronídeos e sulfatos.

EFEITOS INDESEJÁVEIS

Em geral, os efeitos indesejáveis dos estrogênios consistem em hipersensibilidade das mamas, náusea, vômitos, anorexia, retenção de sal e água com consequente edema e aumento do risco de tromboembolismo e alterações no metabolismo dos carboidratos.

Quando utilizados na terapia de reposição hormonal pós-menopáusica, os estrogênios frequentemente causam sangramento semelhante ao da menstruação e podem produzir hiperplasia endometrial, a não ser que sejam administrados ciclicamente com um progestogênio. Quando administrados a homens, os estrogênios resultam em feminilização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com