TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Método de Extração, Infusão, Decoção e Tubulização

Por:   •  31/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  1.224 Visualizações

Página 1 de 2

Metodo de Extração, infusão, decocção e tubolização.

Introdução:

O termo extração significa retirar, da forma mais seletiva e completa possível, as substâncias ou fração ativa contida na droga vegetal, utilizando, para isso, um líquido ou mistura de líquidos tecnologicamente apropriados e toxico logicamente seguros. Na escolha de um método extrativo, deve-se avaliar a eficiência e estabilidade das substâncias extraídas. Na aula pratica as técnicas utilizadas foram infusão e decocção e turbolização. A infusão é a extração de um material vegetal em água fervente, num recipiente tapado. É aplicável a partes vegetais moles, as quais devem ser contundidas, cortadas ou pulverizadas, a fim de que possam ser mais facilmente penetradas e extraídas pela água. Sua vantagem: É fácil e rápido de ser feito. É ideal para folhas, flores e ramos finos. Desvantagem: A extração através de infuso é parcial, com baixo aproveitamento das plantas. Isso torna o infuso inadequado para a extração a partir de órgãos sólidos dos vegetais (caules, cascas, ramos, raízes, sementes) pois neste caso, ela é insuficiente. A tubolização extração ocorre concomitante com a redução do tamanho da partícula. Pode-se usar liquidificador. A redução drástica da partícula e o consequente rompimento das células favorecem a rápida dissolução das substâncias ativas, resultando em tempos de extração da ordem de minutos e quase o esgotamento da droga.

Decocção com Gengibre e Alho

Material:

Faca

Becker

Bico de bolsem

Método:

Foi feito a extração a quente onde o vegetal será cozido através de agua fervendo.

Pegamos a gengibre e o alho e cortamos e pequenos pedaços, colocamos em um Becker e adicionou 150ml de agua destilada e colocamos para aquecer no bico de bolsem, deixar ferver

Até obter cozimento

Infusão com ervas.

Material:

Bico de bolsem

Becker

Método:

Foi adicionado 150ml de agua destilada no Becker e colocamos para aquecer no bico de bolsem, depois que a agua chegou no 100°c entrou em ebulição retiramos do fogo e adicionamos as ervas para que seja feita a extração da substância.

Turbolização com maca e beterraba.

Material:

Faca

Liquidificador

Becker

Peneira

Espátula

Método:

Foi cortado em pedaços pequenos a beterraba e a maça e adicionamos no liquidificador para triturar e ficar bem pequenos com partículas minúsculas. Não deu muito certo por que tínhamos muito pouco matéria prima. Mas a intenção da professora era explicar como funcionava a extração por turbidinação, quer seria a trituração e filtragem por uma peneira coma velocidade do motor do liquidificador.

 

Conclusão: 

Contudo   foi possível aprender três   técnicas de   extração infusão, decocção   e   turbolização suas vantagens e desvantagens tendo   um resultado positivo.    E esse es tudo s e faz necessário para a compreensão da extração dos princípios   ativos para que os mesmos possam ser utilizados de maneira correta e segura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (105.8 Kb)   docx (42 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com