TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Acido Nítrico

Por:   •  17/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

         

     

                  HNO3

            Ácido nítrico

Principais características físicas e químicas:

• líquido incolor, sufocante e tóxico.

• ácido forte, oxidante é corrosivo

Histórico

Na idade média : os alquimistas chamavam de “aqua fortís “o ácido nítrico e “Aqua regia “a mistura de ácido nítrico e ácido clorídrico, conhecida pela sua capacidade de dissolver o ouro.

    O primeiro método feito pela indústria para obter o HNO3 foi o processo Birkeland-Eyde, que é a reação entre N2 é O2, acontece em um forno de arco elétrico, sendo o gás resultante recolhido em água, este processo foi usado pela primeira vez na Noruega em 1903, não é mais usado, pois é necessário um grande custo de energia elétrica. Atualmente é usado o método de Ostwald.

Formas de obtenção:

 O ácido nítrico é obtido na natureza ou produzido em indústrias. Na natureza é encontrado em formas de nitratos (NaNO3; KNO3; e NH4NO3).

  A produção desse ácido na indústria é chamado de processo de OTSWALD, pelo aquecimento do amoníaco com um catalizador que origina óxido nítrico, em seguida é oxidado, o óxido se transforma em dióxido de nitrogênio e por fim reage com água para formar o Ácido nítrico.

Principais usos e aplicações:

    É usado na fabricação de nitrato para fertilizantes ou explosivos, composição e destruição de medicamentos na indústria farmacêutica e na indústria metalúrgica é usado para refinar metais; como o ouro e a prata.

Efeitos é atuação no corpo humano:

   Por ser um ácido forte e corrosivo, faz muito mal a saúde. Os vapores ao ser inalado em alta concentração pode causar diversos danos como: dificuldade em respirar, edema pulmonar e perda da consciência, pode também causar queimaduras se entrar em contato com a pele e se for ingerido causa queimaduras na boca, garganta, esôfago e estômago.

Referências bibliográficas:

Infoescola.com/quimica/acido-nitrico/amp/

Clickestudante.com/acido-nítrico.html

Quimitec.com.br/acido/2.htm

Livro: química inorgânica não tão concisa – pag 251 – os elementos do grupo 15 – autor: J.D.Lee

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (66.8 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com