TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Anti-inflamatório não Esteroidal

Por:   •  20/10/2018  •  Dissertação  •  1.725 Palavras (7 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 7

Aula 01. Anti-inflamatório não Esteroidal ( AINES)

Como seria o início do processo inflamatório?

        Quando a célula sofre uma agressão geralmente pode ser uma agressão mecânica causada por algum patógeno de origem viral, bacteriana, fungica, então quando a célula sofre uma agressão logicamente que a célula vai responder ao um processo inflamatório, a tendência é que aquele local atingido ou agredido desencadeie processos inflamatórios, se eu agredir uma célula, logicamente eu vou está agredindo um tecido adjacente, o tecido é formado por um conjunto ou um aglomerado de células, então seu eu agredir uma célula, logicamente eu vou está atingindo um tecido adjacente e um aglomerado de células tendo ali como resposta um processo inflamatório.

Então se a célula sofre uma agressão, qual seria a primeira estrutura a sofrer a agressão?

Membrana plasmática.

O que faz a gordura, além de dar início ao processo inflamatório, ela tem outra finalidade?

Energia, contração muscular (através do ipc e dag)...

Membrana Plasmática

        A parte externa da membrana plasmática é polar e a calda é apolar. Já havia comentado para vocês que a membrana plasmática é formada por uma bicamada de fosfolipídios como principal estrutura que compõem a membrana plasmática da célula e quando essa célula é agredida logicamente eu vou ter um rompimento de fosfolipídios, vou ter uma quebra dessa estrutura, o fosfolipídio é formado por uma longa cadeia carbônica e um ácido graxo ou ácido araquidônico, esse ácido araquidônico vai sofrer ação de enzimas, as enzimas são: ciclooxigenase  1 e ciclooxigenase 2, essas enzimas  são responsáveis por fazer a clivagem (dividir, quebrar) do ácido araquidônico, e vão dar origem aos mediadores químicos do processo inflamatório.

Quem são os mediadores químicos do processo inflamatório?

  • Prostaglandina I
  • Prostaglandina II
  • Leucotienos
  • Tromboxano A2
  • Eicozanóides

        São mediadores químicos do processo inflamatório que são originados através da quebra do ácido araquidônico que foi gerado pela membrana celular.

Quando você usa o anti-inflamatório o que ele vai fazer?

Ele vai diminuir a ação dos mediadores químicos (no caso dos cinco), porque ele vai bloquear as enzimas que dão origem aos mediadores.

O que tem no ômega 3?

Gordura, ele é antioxidante, previne envelhecimento, analgésico e é anti-inflamatório.

Porque o ômega 3 pode ser considerado anti-inflamatório? 

Porque o Ômega 3, tem gorduras benéficas, então essas gorduras vão entrar na estrutura do ácido araquidônico, então as enzimas não conseguem quebrar, à medida que a enzimas não conseguem quebrar, as enzimas não transforma em mediadores químicos do processo inflamatório doloroso e febril.

Porque o Ômega 3 pode ser considerado analgésico?

É também analgésico, porque ele diminui o processo doloroso, entrando na via do ácido araquidônico, impedindo o processo inflamatório.

Qual 1º exame em analises clinica o médico pede ao paciente?

Hemograma (tem como verificar se está com uma inflamação) e ai orientar o médio para onde dever seguir.

Se esta inflamação for por uma bactéria o que vai estar alterado no hemograma?

O número elevado de neutrófilos

Se for por vírus?

O número elevado de linfócitos.

Paciente chega com estado febril, hipotenso, com taquicardia, apresentando febre, edema difuso, dificuldades respiratórias. Qual o resultado do hemograma desse paciente?

O paciente estaria com processo infeccioso, pode estar com uma inflação sistêmica (pelo corpo todo), pode ter sido por um vírus ou por uma bactéria.

Porque o ácido lático daria alto neste paciente?

Paciente está com dificuldades respiratórias, não consegue realizar a troca gasosa, e está respirando por ventilação mecânica. Então a troca gasosa não está suficiente, logicamente se o Oxigênio que está sendo injetado não está sendo aproveitado, vai ter que verificar os níveis de oxigênio no sangue (gasometria), onde estes estará comprometido, logicamente o ácido lático vai aumentar.

Porque fisiologicamente o ácido lático aumenta?

Chegando no estado de piruvato vai ter que encontrar com o oxigênio, se ele não encontrar com uma quantidade suficiente de oxigênio, o pirovato vai ser desidrogenado (pela enzima desidrogenase lática) a ácido lático.

O paciente vai estar fluidodepretado, ou seja, o meio intravascular vai estar carente, Porque?

Porque os vasos sanguíneos possuem pequenos poros que na presença desses mediadores esses poros se dilatam e o liquido do meio intravascular do meio interno dos vasos sanguíneo se extravasam para os interstícios e o paciente fica edemaciado, o meio não pode ficar carente de volume se não a pressão arterial cai e se pressão cair o paciente pode ter um choque cardiogênico. Então esse paciente tem que receber na UTI, droga vasoativa, noradrenalina, Adrenalina.  Para tratar o paciente tem que colocar oxigênio, anti-inflamatório de origem não-estoroidal ou esteroidal, diuréticos, até conseguir recuperar a homeostasia do paciente.

O que o anti-inflamatório não esteroidal vai fazer? 

Inibir as enzimas, que consequentemente inibi a ação dos mediadores químicos do processo inflamatório.

É importante lembrar dos efeitos adversos causados pelos anti-inflamatórios.

        As prostaglandinas mediadores químicos do processo inflamatório, existem dois tipos, a prostaglandina do tipo 1 e a prostaglandina do tipo 2, mas a prostaglandina não é um rival da história, a prostaglandina faz parte do nosso organismo, é produzida em todos os tecidos a prostaglandina do tipo 1, a prostaglandina do tipo 1 forma uma camada mucoprotetora e uma camada nefroprotetora, então no estomago ela forma uma camada que protege as mucosa  gástricas e no nefro uma camada que protege a estrutura do rim.

        A prostaglandina 2 está presente no local onde está acontecendo o processo inflamatório.

        Então pacientes renais não devem utilizar anti-inflamatórios não seletivos e pacientes que tem problemas no trato gastrointestinal também não, porque eles podem inibir a prostaglandina 1 e 2 causando comprometimento dos rins e da mucosa gástrica.

Anti-inflamatório seletivo

Uso de inflamatório seletivo, ele vai bloquear somente a ciclooxigenase 2 e deixar livre a ciclooxigenase 1, a camada mucoprotetora e nefroprotetora vai continuar protegidos, pois não vai bloquear a prostaglandina 1 e 2. Então geralmente pacientes renal crônicos e pacientes com distúrbios gastrointestinal o médico geralmente pode prescrever o anti-inflamatório inibidor de ciclooxigenase 2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (100 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com