TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ácido acetilsalicílico é um fármaco do grupo dos AINEs (anti-inflamatórios não esteroides)

Por:   •  17/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 4

Sumário

INTRODUÇÃO        

HISTÓRIA        

SÍNTESE DO AAS (ASPIRINA)        

ADMINISTRAÇÃO        

MECANISMO DE AÇÃO        

EFEITOS COLATERAIS        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


INTRODUÇÃO

O ácido acetilsalicílico é um fármaco do grupo dos AINEs (anti-inflamatórios não esteroides), utilizado como anti-inflamatório, antipirético, analgésico e também como antiplaquetário.  É conhecido pela sigla AAS. Um dos medicamentos mais famosos à base de ácido acetilsalicílico é a Aspirina, inclusive é o medicamento mais consumido no mundo.  Tem a seguinte fórmula estrutural:  

[pic 1]

HISTÓRIA

Teve sua história iniciada em 400 a. C. O grego Hipócrates costumava preparar chás de folhas e casca da árvore salgueiro para aliviar febre e dores de cabeça. Mal sabia ele que tal planta possuía em sua composição o ácido salicílico, o composto que iria originar a Aspirina.  No ano de 1853, o ácido foi sintetizado pela primeira vez através das mãos do químico francês Charles Gerhardt, ele acrescentou acetato na composição e obteve o ácido acetilsalicílico, mas sua fórmula não foi empregada na produção do medicamento. O químico alemão Felix Hoffman pesquisava um medicamento para ser usado no tratamento da artrite, doença de seu pai. O objetivo dele era encontrar uma droga para substituir o salicilato de sódio, medicamento usado naquela época, mas que exigia grandes doses diárias e provocava irritação e fortes dores estomacais nos pacientes. Hoffman conseguiu preparar o ácido acetilsalicílico, que veio depois a ser chamado de aspirina. A nova droga tinha as mesmas propriedades do salicilato de sódio, conseguia melhorar a qualidade de vida dos portadores de artrite e gerava menos efeitos colaterais. Hoffman trabalhava na Bayer da Alemanha e seus superiores não aceitaram de imediato substituir o salicilato de sódio pela aspirina. Porém, a aspirina tornou-se rapidamente o medicamento mais usado no tratamento dessa doença, que ataca as juntas e o tecido conectivo do corpo humano, e se apresenta sob mais de 100 diferentes formas.

SÍNTESE DO AAS (ASPIRINA)        

O processo de síntese consiste em tratar o ácido salicílico com anidrido acético, em presença de um pouco de ácido sulfúrico, que atua como catalisador

 

[pic 2]

ADMINISTRAÇÃO

AAS é comercializado na forma de comprimidos, nas dosagens de 85 a 500mg, para uso adulto, e as embalagens contêm de 10 a 100 comprimidos. Há também a forma de comprimidos efervescentes. E para uso infantil, AAS é comercializado em comprimidos de 100mg (em geral).

MECANISMO DE AÇÃO

O ácido acetilsalicílico é, como todos os AINEs, um inibidor inespecífico da enzima ciclooxigenase (COX). Ele acetila irreversivelmente essa enzima. As COX são enzimas fulcrais da cascata do ácido araquidônico, pela qual este ácido araquidônico, um lipídio presente nas membranas das células, é transformado em mediadores prostanoides. Há dois tipos: A COX-1, que está presente em quase todos os tecidos. E a COX-2 que é induzida localmente por citocinas produzidas por leucócitos em resposta a danos ou invasão microbiana. A COX-2 tem papel importante na geração da inflamação. Ela produz os mediadores prostanóides pró-inflamatórios, como algumas prostaglandinas e leucotrienos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (104.7 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com