TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTROLE DE QUALIDADE MICROBIOLÓGICO

Por:   •  25/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  839 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDOS DISCIPLINARES-CONTROLE DE QUALIDADE MICROBIOLÓGICO.

  1. (C) O formaldeído não deve ser utilizado na descontaminação, pois é um composto altamente tóxico e reativo e em temperatura ambiente evapora liberando odor forte e irritante.

  1. ().
  1. (D) A autoclave é o equipamento que utiliza através do vapor e sob pressão a 12°C por trinta minutos.
  1. (A) O teste de esteribilidade permite a detecção de microorganismo em produtos que foram esterilizados como os meios de cultura e deve ocorrer entre 7 a 14 dias..
  1. (B) Multiplica-se o valor da diluição pelo numero de colônias por placa (1:1000.228= 228,000; 1:1000.245= 245,000; 1:10000.37= 370,000; 1:10000.22= 220,000); Soma todos os valores obtidos da multiplicação resultando em 1063000 no qual se divide pelo numero total (4), obtendo como resultado 265750= 2,66.105.
  1. (A) Refere-se à autoclave.
  1. (A) Os métodos descritos quantificam o crescimento microbiano através do número de colônias, número de células ou por absorbância.
  1. (B) A técnica NMP é uma estimativa do número de células e tem menor confiabilidade no resultado.
  1. (B) A filtração retém as impurezas da água, já a osmose reversa é um processo de separação que usa pressão para forçar uma solução passar por uma membrana que retém o soluto.
  1.  (A) O POP é um documento que expressa o planejamento do trabalho repetitivo que deve ser executado para o alcance da meta padrão. Deve conter as instruções seqüenciais das operações e a freqüência de execução, especificando o responsável pela execução, listagem dos equipamentos; peças e materiais utilizados na tarefa, descrição dos procedimentos da tarefa por atividades críticas; de operação e pontos proibidos de cada tarefa; roteiro de inspeção periódicas dos equipamentos de produção.  Devem ser aprovados, assinados, datados e revisados anualmente ou conforme necessário.
  1.  (A) 1:10.25= 250; 1:100.13= 1300; 1:1000.4= 4000 (total é igual a 5550), divide-se total por 3 e obtém-se o resultado 1850, ou seja, 1,85.103.
  1. (E) Microorganismos mesófilos crescem em temperatura ambiente e na corporal.
  1.  (E) Técnica NMP é feita com tubos múltiplos, a contagem em placas determina o número de colônias e a congem por plaqueamento pode ser utilizada em qualquer concentração microbiana.
  1. (A) O método do NMP permite calcular o número de um microorganismo específico numa amostra de água, utilizando tabelas de probabilidade. Diluições decimais da amostra são inoculadas em séries de tubos contendo meio líquido seletivo. Os tubos são positivos quando têm crescimento e/ou produção de gás de fermentação. A densidade bacteriana é determinada pela combinação de resultados positivos e negativos numa tabela designada por tabela do NMP. Este método é constituído por três testes: - Teste Presuntivo - Teste Confirmativo - Teste Completo. O Teste Presuntivo fornece uma estimativa preliminar da densidade do grupo bacteriano baseada no enriquecimento em meio minimamente restritivo. Os resultados deste teste não podem ser usados sem confirmação posterior. O Teste Confirmativo é a segunda fase do NMP. Os tubos considerados positivos no teste anterior são inoculados em tubos de meio mais selectivo e inibidor. As reacções positivas são lidas e a densidade calculada com a ajuda da tabela NMP. O Teste Completo é a terceira etapa. É utilizada apenas na determinação do número de coliformes totais. Os tubos positivos do teste anterior são submetidos a testes adicionais para isolamento e identificação dos microorganismos. Devido à morosidade deste teste, ele não é normalmente utilizado.
  2. (B) Os aureus produz a enzima coagulase  que são responsáveis pela coagulação do plasma.
  3. (E) O agar não tem atuação nutritiva e só serve para solidificar o meio de cultura.
  4. (B) A temperatura atingida deve ser 121°C, a válvula de saída de vapor deve estar aberta, e após o tempo esperar a pressão abaixar.
  5. (B) devido a contaminações, é sempre importante que o manipulador do procedimento tenha uma postura adequada em relação a equipamentos e vestimenta.
  6. (E) Para isso, é necessario que todos os profissionais que estejam trabalhando no local siga o procedimento operacional padrão do local.
  7. (B) O teste do indol determina a capacidade de certas bactérias que possuem a enzima triptofanase de degradar o triptofano, produzindo indol, ácido pirúvico e amônia. A presença de indol pode ser detectada pela adição do Reativo de Kovac, ocorrendo a formação de um anel de coloração vermelho na superfície do meio, indicando uma reação positiva. A ausência de mudança de cor indica que o triptofano não foi hidrolisado e, portanto, a reação é negativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (90.4 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com