TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Compilado de perguntas farmacotécnica 2

Por:   •  10/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  10.923 Palavras (44 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 44

Jucyelly  rodrigues Moreira

1 Quais os dois tipos de fatores responsáveis pela decomposição dos cremes?

Fatores extrínsecos:  fatores externos a formulação (tempo, temperatura, luz, umidade, oxigênio, microorganismos)

Fatores intrínsecos:  fatores relacionados a própria natureza  das formulações e a interação de seus constituintes, componentes ativos (ph, precipitação, reações de hidrólise, solução incompleta)

2 Quais as características que devem estar  presentes na preparação de géis?

Bases devem ser hidrossolúveis ou hidrófilas , Bases laváveis , não oclusivas, boa espalhabilidade, efeito refrescante, sensorial leve  e agradável.

3 Quais os critérios que devem ser analisados na escolha do princípio ativo para os géis ?

Solubilidade, ph ,estabilidade a curto e longo prazo, forma de liberação no local de ação.

4 Quais são os principais problemas que podem ser observados na produção de géis ?

Aumento e perda da viscosidade no envelhecimento, insuficiência de agentes espessantes , alteração na cor e odor, sensação pegajosa, turbidez.

5 Quais os critérios que devem ser analisados na escolha dos tensoativos para os cremes?

Tolerancia do tensoativo a dureza da água, irritabilidade para a pele, biodegradabilidade,  compatibilidade do tensoativo com outros componentes da formulação.

Questões de Farmacotécnica II

Questão 1) Um estagiário de um laboratório de Farmacotécnica precisa escolher um emoliente adequado para a preparação de um protetor solar. Dentre as opções de emolientes disponíveis estão: éter dicaprílico, octil-dodecanol e óleo de ricino. Os valores de espalhabilidade de cada um, respectivamente, é de 1600, 695 e 33.

a) Quais as características que um protetor solar deve ter em termos de oleosidade e espalhabilidade?
R: Os protetores solares devem ter média espalhabilidade e média oleosidade.

b) Qual emoliente o estagiário deve escolher para a preparação do protetor solar?
R: octil-dodecanol

c) Como se faz a medida da espalhabilidade de um creme?
R: Laminas sobrepostas sobre uma pequena quantidade do creme, sob pressão. Verificar o diâmetro.

Questão 2) Sugira os tipos de componentes e suas quantidades para a preparação de 100g um creme.
R:
Emoliente - 25g
Emulsificante primário - 3g
Emulsificante secundário - 5g
Controlador de viscosidade - 2g
Ativos - 10g
Conservantes - 1g
Fragrância - 2g
Corante - 0,1g
Água - q.s.p. 100g


Questão 3) Quais fatores devem ser considerados na escolha de excipientes para pomadas?
R: Não alergênico, sem incompatibilidade, facilidade de penetração, lavável com água, esterelizável.

Questão 4) O que se deve verificar na avaliação de qualidade de uma pomada?
R: Teor de ativo, densidade, aspecto e sensorial, viscosidade, espalhabilidade, pH, contaminação microbiana

Questão 5) Cite as características ideais de um levigante para a preparação de uma pasta.
R: Apresentar viscosidade razoável, baixa tensão superficial, ser capaz de melhorar a molhabilidade do pó, facilitar a incorporação de sólidos, e contribuir para a obtenção de uma pasta mais homogênea.

1- O sulfato de metila é um fármaco usado como analgésico podendo ser comercializado, como creme, cuja base é aniônica e a emulsão é do tipo O/A, ou pomada, a qual tem como base a Vaselina e o Petrolato líquido. Assim, qual terá melhor efeito regional? Justifique. E cite três métodos farmacotécnicos de correção que podem ser feitas p/ melhorar a ação do medicamento, que não possui um bom efeito?  

 A pomada, pois criará um filme oclusivo sobre a pele, devido a Vaselina, pois essa é uma base de hidrocarboneto, que favorecerá a absorção de água, que será intensificada com Petrolato, uma vez que é classificado como uma base de absorção, assim essa pomada formará uma emulsão do tipo A/O, a qual possibilitará uma maior penetração do fármaco. Adicionar a preparação um solvente não volátil, um emoliente mais lipofílico, aumentar a concentração de fármaco dissolvido.

2- Uma you tuber , estudante de farmácia, foi explicar para as suas seguidoras sobre a necessidade de se conhecer os constituintes dos produtos capilares, para que evitar a incompatibilidade entre os mesmo. Assim, ela explicou de maneira simplória como agem os produtos básicos de limpeza, para os cabelos, como shampoo, que é uma solução e para aumentar a viscosidade utiliza-se um tensoativo, como o Lauril sulfato de Na, em seguida, aplica ao mesmo um creme condicionador. Com essas informações diga um exemplo de tensoativo que pode ser usado para esse creme, e assim, o classifique e diga qual a provável emulsão do mesmo. Em seguida, formule uma formulação para esse creme e explique como você o prepararia?

Cloreto de benzalcônio formará um creme catiônico de emulsão O/A. Formulação: emoliente (estearato de isopropila), antioxidante (BHT), antimicrobiano (solução de parabenos), tampão (EDTA), fragrância (camomila). Aquece a FA, em seguida funde a FO, na qual será dispersa a FA, sobre agitação vigorosa, por 10 min, até formar uma emulsão, posteriormente prossegue com agitação até atingir a temperatura ambiente, e completa o volume.

3- Observando a seguinte formulação identifique a função de todos os excipientes, classifique essa forma farmacêutica semissólido, justificando com base na formulação, além de descrever um método de preparação do mesmo. Ademais, cite dois procedimentos que podem ser feitos para avaliar a qualidade dessa forma farmacêutica.

[pic 1]

PA; aumentar a consistência; levigante ; PA, veículo. É uma pasta, pois mais de 20% dos constituintes dessa formulação são sólidos.  Tritura bem a calamina e o óxido de Zn, em gral e pistilo, em seguida, adiciona a glicerina, e leviga, até obter uma mistura uniforme, na qual será colocada agua de cal, sempre homogeneizando, com agitação vigorosa, quando a mistura estiver homogênea adiciona o talco na mesma. Observar a dispersão das partículas no microscópio e a espalhabilidade.

4- Uma farmácia de manipulação recebeu um pedido de uma clínica de estética p/ preparar 200 g de creme de acido salicílico 2%. Entretanto, o farmacêutico dispunha da seguinte metodologia mostrada logo abaixo. Assim, diga quais as quantidades de cada componente que serão usadas na formulação, quais as funções de cada excipiente e em qual fase cada um se encontram. Tal produto mostrou-se eficaz contra a ação queratolítica e antimicrobiana, porém os clientes reclamaram que a pele perdeu a maciez e suavidade, assim a clínica perguntou ao farmacêutico o que ele poderia fazer para corrigi-lo, qual a solução proposta pelo mesmo? O novo produto que foi formulado e teve ampla aceitação, então a farmácia de manipulação resolveu produzi-lo em média escala, assim qual equipamento que a mesma deverá adquirir?  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (71.8 Kb)   pdf (836.7 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 43 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com