TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo Quantitativo Sobre A Prevalência De Automedicação Na Gestação Em Um Município Do Ceará

Por:   •  6/8/2023  •  Artigo  •  14.929 Palavras (60 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 60

[pic 1]

FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

FÁTIMA VIEIRA LIMA

ESTUDO QUANTITATIVO SOBRE A PREVALÊNCIA DE  AUTOMEDICAÇÃO NA GESTAÇÃO EM UM MUNICÍPIO DO CEARÁ

FORTALEZA

2022

FÁTIMA VIEIRA LIMA

ESTUDO QUANTITATIVO SOBRE A PREVALÊNCIA DE  AUTOMEDICAÇÃO NA GESTAÇÃO EM UM MUNICÍPIO DO CEARÁ

Artigo apresentado ao Curso de Pós- Graduação Lato Sensu em Farmácia Clínica da Faculdade Venda Nova do Imigrante como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Farmácia Clínica .

Orientador: Prof. Ms. Sylas Rhuan Pereira Soares da Silva Portácio

FORTALEZA

2022

ESTUDO QUANTITATIVO SOBRE A PREVALÊNCIA DE  AUTOMEDICAÇÃO NA GESTAÇÃO EM UM MUNICÍPIO DO CEARÁ

PORTÁCIO, SYLAS RHUAN PEREIRA SOARES DA SILVA *

LIMA, FATIMA VIEIRA **

RESUMO

As práticas terapêuticas em saúde configuram-se, na sua quase totalidade, em terapias medicamentosas. Isso ocorre porque os fármacos têm o propósito de manter a saúde em equilíbrio, promovendo a cura, aliviando sintomas e prevenindo doenças. Na gravidez, os medicamentos só devem ser utilizados quando houver um benefício evidente para a mãe ou o feto, o medicamento estiver sendo comercializado há um longo período de tempo e for considerado seguro em relação ao surgimento de efeitos adversos na população exposta. Referido estudo teve como objetivos: identificar o perfil da gestante quanto à automedicação e a potencial relação com os desfechos teratogênicos, caracterizar as categorias quanto aos riscos do feto de acordo com a FDA, classificar as medicações utilizadas pelas gestantes e detectar as principais intercorrências maternas e perinatal decorrentes da automedicação na atenção primária da zona urbana, na cidade de Pacatuba. Estudo descritivo exploratório com abordagem quantitativa, com análise observacional realizado em 9 equipes da Estratégia Saúde da Família da zona urbana em um município da região metropolitana. Os dados foram coletados no período de junho e julho do ano de 2020. As mulheres foram submetidas à aplicação de uma entrevista individual, que foi guiada por um formulário contendo variáveis referentes aos dados sócios demográficos, clínicos, farmacológicos, obstétricos e sobre a adesão a terapia medicamentosa. O perfil das gestantes do referido município em estudo, sob a ótica da amostragem que compôs o estudo, percebeu-se que estava situadas na faixa etária entre 18 e 29 anos (perfazendo 58,10%), possuíam ensino fundamental completo como a mais expressiva ocorrência (36,76%), quanto ao estado civil predominantemente observou-se que  70% delas possuíam apenas união estável. Quanto a ocupação no meio social e no mercado de trabalho, a grande maioria desempenha apenas trabalhos não remunerados (serviços domésticos) perfazendo 53,68% e vivendo apenas com 1 salário mínimo (68,38%). Tais características favorecem uma maior fragilidade de conhecimentos, discernimento do perigo e aumentam a possibilidade de automedicação ao longo da gestação.  O farmacêutico possibilita o maior acesso da população ao medicamento e contribui para o seu uso racional, favorecendo, assim, a recuperação da saúde e a prevenção e tratamento das doenças, conforme estabelecem as diretrizes da Estratégia Saúde da Família, da Política Nacional de Medicamentos e da Política Nacional de Assistência Farmacêutica.

Palavras-chaves: Automedicação; Gestantes; Farmacêutico.

 INTRODUÇÃO

As práticas terapêuticas em saúde configuram-se, na sua quase totalidade, em terapias medicamentosas. Isso ocorre porque os fármacos têm o propósito de manter a saúde em equilíbrio, promovendo a cura, aliviando sintomas e prevenindo doenças (CAMPOS et al., 2012).

Ao longo das últimas décadas, os fármacos têm evoluído em suas composições e estão cada vez mais efetivos nas suas funções. A população, de um modo geral, vem tornando a automedicação um hábito que, embora não pareça, é algo perigoso para a saúde de um indivíduo que, em sua maioria, desconhece as reais funções e os possíveis efeitos colaterais oriundos da ingestão indevida ou excessiva de determinado medicamento (NAKAMURA; JUNIOR; PASQUALE, 2008).

Os perigos não são menores em relação às gestantes, pelo contrário, podem ser ainda maiores, tendo em vista que mulheres durante a gravidez não são submetidas aos testes de sensibilidade dos fármacos. Portanto são desconhecidos os efeitos que muitos medicamentos podem causar à gestante, especialmente, os novos (CARVALHO et al., 2009).

Quando se trata de gestação, a terapia medicamentosa exige cautela por se tratar de um período de vulnerabilidade em que os parâmetros fisiológicos e atividades enzimáticas sofrem alterações (NAKAMURA; JUNIOR; PASQUALE, 2008).

A gestante está sujeita a intercorrências de saúde em relação ao uso excessivo ou desnecessário de medicamentos, pois a maioria dos fármacos atravessa a barreira placentária e expõe o embrião em desenvolvimento ou até mesmo o feto. A utilização de medicamentos tem crescido ao longo dos anos, incorporando-se ao acervo popular de conhecimentos, num processo que leva à automedicação (GUERRA et al., 2008).

Na gravidez, os medicamentos só devem ser utilizados quando houver um benefício evidente para a mãe ou o feto, o medicamento estiver sendo comercializado há um longo período de tempo e for considerado seguro em relação ao surgimento de efeitos. Recomenda-se que caso não haja dados concretos sobre a utilização de algum medicamento em grávidas, ele não deve ser receitado de nenhuma forma, devido à finalidade de proteção ao feto (GONTIJO et al., 2015).

Antes do marco da talidomida, evento que ocorreu por volta de 1960, predominava o conceito de que o desenvolvimento intrauterino de mamíferos estaria protegido de efeitos embriotóxicos de agentes ambientais. Nessa perspectiva, a segurança dos fármacos passou a ser discutida, porém as informações obtidas se devem aos estudos pré-clínicos e exposições acidentais durante a gravidez; assim garantir a segurança de todos os medicamentos torna-se difícil (OSÓRIO-DE-CASTRO; PAUMGARTTEN; SILVER, 2004) .

Acredita-se na existência da automedicação pela gestante, com uso indiscriminado de fármacos e a ocorrência de efeitos teratogênicos relacionados a esta prática. Assim, a gestante e o bebê serão avaliados, permitindo observar seus estados de saúde. Vale salientar que a orientação e acompanhamento devem ser feitos regularmente durante todo o período da gravidez, tanto sobre a automedicação quanto sobre outros temas de importante relevância durante essa fase da vida da mulher.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (105.9 Kb)   pdf (384.3 Kb)   docx (148.7 Kb)  
Continuar por mais 59 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com