TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS DA COMUNIDADE LOTEAMENTO CAVALHADA, ZONA SUL DE PORTO ALEGRE/RS: CONDIÇÕES QUE AFETAM O BEM-ESTAR NO ENVELHECIMENTO. ESTUDO DE NATUREZA QUANTITATIVO E DESCRITIVA.

Por:   •  21/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  6.688 Palavras (27 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 27

ANA KARLA FERREIRA DA SILVA

QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS DA COMUNIDADE LOTEAMENTO CAVALHADA, ZONA SUL DE PORTO ALEGRE/RS: CONDIÇÕES QUE AFETAM O BEM-ESTAR NO ENVELHECIMENTO. ESTUDO DE NATUREZA QUANTITATIVO E DESCRITIVA.

Porto Alegre

2017

ANA KARLA FERREIRA DA SILVA

QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS DA COMUNIDADE LOTEAMENTO CAVALHADA, ZONA SUL DE PORTO ALEGRE/RS: CONDIÇÕES QUE AFETAM O BEM-ESTAR NO ENVELHECIMENTO. ESTUDO DE NATUREZA QUANTITATIVA E DESCRITIVA.

Porto Alegre

2017

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO 1

2- OBJETIVOS DA PESQUISA 3

2.1 OBJETIVO GERAL 3

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 3

3- JUSTIFICATIVA 3

4- REFERENCIAL TEORICO 4

5- METODOLOGIA 6

5.1 DELIAMENTO DO ESTUDO 6

5.2 CENÁRIO DO ESTUDO 6

5.3 PARTICIPANTES DO ESTUDO 6

5.4 COLETA E ANALISES DE DADOS 7

6- CRONOGRAMA 8

7- ORÇAMENTO 9

BIBLIOGRAFIA 10

APÊNDICE 13

ANEXO I 14

ANEXO II 24

1- INTRODUÇÃO

No Brasil, houve um aumento significativo da população idosa entre 2005 e 2015, conforme levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a proporção de idosos de 60 anos ou mais, na sociedade do País, passou de 9,8% para 14,3%1. Os dados são do estudo “Síntese de Indicadores Sociais (SIS): uma análise das condições de vida da população brasileira 2016”. O histórico populacional do país sofreu mudanças ao longo das décadas, existem relatos em que apresentou crescimento natural acelerado, com proporção maior de jovens em relação aos idoso2. Em contra partida, registrou queda no crescimento natural, uma sociedade oscilante quanto á faixa etária.

De acordo com a redução das taxas de inato é natural o envelhecimento aos poucos, consequência do aumento da expectativa de vida dos brasileiros, hoje 75 anos conforme dados estatísticos. Outro dado relevante são as projeções da OMS (Organização Mundial da Saúde) da triplicação dos idosos no país em 2050, apoiada nesse resultado recomenda transformações na política sócio- econômica e cultural do Brasil, na construção de programas de saúde específicos para o processo de envelhecimento3.

A Secretaria de Direitos Humanos, em 2012 assegurou o compromisso de estruturar uma legislação, consolidando mecanismos para elaborar e coordenar o plano Nacional dos Direitos da Pessoa idosa. Uma estratégia integral que mobiliza esforços coletivos de implementação das políticas publicas desenvolvidas nos últimos anos, como resposta às necessidades de uma população aflita com respeito e promoção dos direitos fundamentais do idoso 5. Um dos principais avanços são as: Lei 8.842 de 4 de Janeiro de 1994, Política Nacional do Idoso; Lei 10.741 de 1º de outubro de 2003, o estatuto do Idoso e a Portaria GM 2.528 de 19 de outubro de 2006, Política Nacional de Saúde da pessoa Idosa 6.

Segundo o MS (Ministério da Saúde), para promover o bem- estar do idoso é necessário atuar na prevenção e promoção da saúde para um envelhecimento ativo e saudável, na construção da melhora na qualidade de vida do individuo por meio de: moradia, dieta saudável,inserção na sociedade, entre outros 5,6. Borges7, afirma que o MS busca a consistência da abordagem rápida, avaliando: nutrição, visão, incontinência, atividade sexual, humor/depressão, cognição e memória, função dos membros superiores e inferiores, atividades diárias, domicilio, queda e suporte social. Princípios importantes, porém, afetados pela desigualdade social no país8.

A qualidade de vida é explicada através do ponto de vista de Zhan9, na concepção cultural, ética, religiosa do indivíduo. Há estudos 2,10,11 que, relacionam o bem- estar com alegria, a amizade, a família, a saúde, a independência e atividades culturais e sociais. Se norteiam em um processo construtivo multidimensional, em busca da realização pessoal na velhice da população, nesse contexto são essenciais modificações das estruturas dos gestores públicos nas percepções sociais e econômicas, principalmente nas políticas de saúde garantindo o acesso dos idosos aos seus direitos segundo a constituição que rege o Brasil.

Sendo assim, Este estudo busca avaliar os fatores que afetam a qualidade de vida dos idosos da comunidade do Loteamento cavalhada- Porto Alegre/RS, no intuito de identificar os problemas políticos, econômicos e sociais que determinam o bem-estar e saúde da comunidade.

2- OBJETIVOS DA PESQUISA

2.1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.9 Kb)   pdf (95.2 Kb)   docx (35.5 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com