TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Curricular Supervisionado em Drogaria

Por:   •  16/6/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  15.024 Palavras (61 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 61

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

CURSO DE FARMÁCIA - EaD

UNIVERSIDADE DE FRANCA - UNIFRAN

Estágio Curricular Supervisionado em Drogaria

Fred Claudio da Graça

RGM: 21998965

Guará/2021

                       

  1. INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado é uma atividade proposta aos alunos de graduação que permite vivenciar os conteúdos teóricos estudados em sala de aula em uma situação prática. Por meio desse tipo de experiência, é possível obter competências e conhecimentos com a supervisão de um profissional já formado.

O Estágio Supervisionado do Curso de Farmácia em  drogaria oferecido ao aluno tem a carga horária de 240 horas e é desenvolvido no 6º semestre, respeitando o conteúdo programático das ementas, procurando oferecer ao aluno, complementação e vivência dos conteúdos obtidos em sala de aula.

O estabelecimento é classificado como comércio varejista de produtos farmacêuticos sem manipulação de fórmulas e oferece serviços farmacêuticos de acordo com a Resolução RDC nº44/09, dispensação de medicamentos sujeitos a controle especial, verificação de parâmetros bioquímicos e fisiológicos, administração de medicamentos injetáveis.

  1. INFORMAÇÕES SOBRE O LOCAL

A Drogaria Saúde LTDA ME, de nome fantasia Drogaria Saúde, fica localizada na cidade de Guará/SP, na rua Deputado João de Faria, n° 734, centro. Sob a Responsabilidade da Farmacêutica Fernanda de Paula Villela inscrita no CRF/SP.

Possui os seguintes documentos: Autorizção de Funcionamento de Emprensa (AFE) expedida pela Anvisa, Autorização de Funcionamento (AE) para comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas (4771-701), comércio varejista de produtos saneantes domissánitarios (4789-0/05), comércio varejista de artigos médicos e ortopédicos (4773-3/00), promoção de vendas (7319-0/02), comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios não especificados anteriormente (4729-6/99), comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal (4772-5/00) e comércio varejista de produtos farmacêuticos homeopáticos (4771-7/03), Alvará Sanitário expedido pelo órgão Municipal de Vigilância Sanitária, Certidão de Regularidade Técnica (CRT), Manual de Boas Práticas Farmacêuticas.

Ela foi projetada e construída com infra-estrutura compatível com as atividades a serem desenvolvidas, possuindo ambientes para atividades administrativas, recebimento e armazenamento de produtos, dispensação de medicamentos, depósito de material de limpeza e sanitário. Sempre permanecida em boas condições físicas e estruturai, de modo a permitir a higiene e a não oferecer risco ao usuário e aos funcionários.

As instalações possuem superfícies internas (pisos, paredes e teto) lisas e impermeáveis, em perfeitas condições, resistentes aos agentes sanitizantes e facilmente laváveis.

É mantida em boas condições de higiene e protegida contra a entrada de insetos, roedores e outros animais. As condições de iluminação e ventilação são condizentes com as atividades a serem desenvolvidas em cada ambiente.

O sanitário é de fácil acesso, possuindo pia com água corrente e dispõe de toalha de papel descartável. A sala de refeitório é separada dos demais ambientes.

O ambiente destinado aos serviços farmacêuticos é separado daquele destinado à dispensação, garantindo privacidade e conforto dos usuários disponibilizando de espaço e mobiliário compatíveis com as atividades a serem oferecidas.

Os produtos de dispensação e comercialização permitida são organizadas em área de circulação comum ou em área de circulação restrita aos funcionários, conforme o tipo e categoria do produto.

Os medicamentos isentos de prescrição fica ao alcance dos usuários para obtenção do auto-serviço no estabelecimento, outra parte permanece em área de circulação restrita aos funcionários, não sendo exposta diretamente ao alcance dos usuários do estabelecimento. Dispõe de sala própria para o armazenamento de produtos de controle especial e antibiótico que fica sob a guarda do farmacêutico.

[pic 8]

  1. LEGISLAÇÃO APLICÁVEL

A drogaria segue as legilações dispostas na RDC nº 44/2009 que fala sobre as Boas Práticas Farmacêuticas  para o controle sanitário do funionamento, da dispensação e da comercializção de produtos e serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias e dá outras providencias, também a RDC n° 41/2012 que aprova a relação dos medicamentos isentos de prescrição que poderão permanecer ao alcance dos usuários para obtenção por meio do auto-serviço em farmácias e drogarias. As Boas Práticas Farmacêuticas foi apresentada por meio de treinamento sobre ela e leitura desta, o farmacêutico mostrou como ela é aplicada na drogaria e ficou disponivel para tirar dúvidas.

O PGRSS dos estabelecimentos de saúde que se baseiam nas resoluções ANVISA 306/2004 e CONAMA 358/2005. O farmacêutico apontou e descreveu ações relativas ao manejo de RSS (Resíduos de Serviços de Saúde), mostrando suas caracteristicas e riscos, contemplando os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposião final, bem como as ações de proteção à saúde pública, à saúde ocupacional e ao meio ambiente.

Os POPs (Procedimentos Operacionais Padrão) foi apresentado através de treinamento para garantir a padrozinação de tarefas e assegurar aos clientes um serviço ou produto livre de variações indesejáveis na sua qualidade final.

  1. ESTUDOS OBRIGATÓRIOS

[pic 9]

  • Estudo Crítico:

Ambos os medicamentos não possuem interação entre si. A posologia está dentro da segurança e eficácia para idade e peso da criança. Porém o médico deveria ter orientado a fazer a administração do loratadina de estômago vazio e à noite, pois tem sua absorção diminuida administrada juntamente com refeições e tem como reação adversa a sonolência, podendo atrapalhar as atividades do dia.

  1. Amoxicilina é um antibiótico de amplo espectro indicado para tratamento de infecções bacterianas causadas por germes sensíveis à sua ação.

  • Propriedades Farmacodinâmicas:

O princípio ativo amoxicilina – quimicamente, D-(-)-alfa-amino p-hidroxibenzil penicilina –, é uma aminopenicilina semissintética do grupo betalactâmico de antibióticos. Tem amplo espectro de atividade antibacteriana, agindo tanto sobre microrganismos grampositivos como sobre gram-negativos e através da inibição da biossíntese do mucopeptídeo das paredes das células. Tem rápida ação bactericida e o perfil de segurança de uma penicilina. A amoxicilina é suscetível à degradação por betalactamases e, portanto, o espectro de atividade da amoxicilina não abrange os microrganismos que produzem essas enzimas, entre eles Staphylococcus resistente e todas as cepas de Pseudomonas, Klebsiella e Enterobacter.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (108.6 Kb)   pdf (870.8 Kb)   docx (581.3 Kb)  
Continuar por mais 60 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com