TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FUNDAMENTOS DE QUÍMICA - TEORIA ATÔMICA

Por:   •  30/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DE VITÓRIA

FARMÁCIA

FUNDAMENTOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTO Nº02

TEORIA ATÔMICA

ALUNOS: Alice Altenerath, Fernanda Sá Ferreira, Wesley Araújo, Newton Marcilio, Laiana silva, Gustavo Leandro Gomes, Tamires de Jesus Santos

TURMA: FAN1

PROFESSOR: Heloisa Pinto Dias 

VITÓRIA, 05 DE MAIO DE 2016

FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DE VITÓRIA

FARMÁCIA

FUNDAMENTOS DE QUÍMICA

TEORIA ATÔMICA

ALUNOS: Alice Altenerath, Fernanda Sá Ferreira, Wesley Araújo, Newton Marcilio, Laiana silva, Gustavo Leandro Gomes, Tamires de Jesus Santos

TURMA: FAN1

DATA: 19/04/2016

PROFESSOR: HELOISA PINTO DIAS

1. INTRODUÇÃO

Teoria atômica é a teoria cientifica que afirma que a matéria é constituída por unidades fundamentais chamadas átomos. Em pouco tempo surgiram várias teorias, ate chegar à que temos hoje a do Modelo Quântico. Vários cientistas contribuíram pra esta evolução sendo eles, Dalton, Rutherford, Bohr, Thompson. A teoria utilizada no experimento foi à representada por Bohr, na qual se observa quando um elétron recebe energia ele salta para uma orbita mais externa, sendo esta teoria comprovada a partir do teste de chama.

O objetivo do teste de chama é ilustrar a teoria atômica representada por Bohr, na qual se baseia em visualizar as diferentes cores emitidas pelos sais.

 

2. MATERIAIS E MÉTODOS

2.1 MATERIAIS

Os materiais utilizados foram:

  • Bico de Bunsen
  • Béquer de 50 ml
  • Ácido clorídrico (HCl)
  • Alça de Drigalski
  • Sais - Cloreto de Bário, Cloreto de Sódio, Cloreto de Cobre II, Cloreto de Potássio, Cloreto de Lítio, e Cloreto de Estrôncio.

2.2 MÉTODO

O método utilizado na experiência foi com a utilização do Bico de Bunsen, sendo assim, o procedimento começa com o ligamento do gás, logo em seguida a chama, e para o teste de chama é necessário que ela esteja azul sendo necessária a calibragem que é feita na chamada casinha.

O procedimento segue com a limpeza da Alça de Drigalski, que é feita através de um béquer de 50 ml vertido em Àcido Clorídrico (HCl),então o fio metálico é mergulhado no HCl para assim dar inicio ao experimento, o fio metálico é posto para secar na chama e logo em seguida colocado no primeiro sal utilizado sendo ele o Cloreto de Bário (BaCl2), logo depois o fio metálico é posto na chama do Bico de Bunsen dando o resultado imediato da coloração.

O processo do experimento seguiu com o segundo sal utilizado o Cloreto de Sódio (NaCl), no qual o método utilizado foi o mesmo do anterior, um béquer contendo Àcido Clorídrico para a limpeza da Alça de Drigalski,logo em seguida o fio metálico posto para secar na chama, depois colocado no sal para poder então ser colocado na chama ,dando o resultado da coloração.

O terceiro sal utilizado na experiência foi o Cloreto de Cobre II (CuCl2),seguido de um béquer contendo HCl, junto com a Alça de Drigalski ,sendo este mergulhado no Àcido para a limpeza e logo em seguida posto no sal para ser colocado na chama ,dando o resultado da coloração.

Seguindo então com o experimento com o quarto sal o Cloreto de Potássio (KCl),sendo seguido por outro béquer com Àcido Clorídrico, para logo depois o fio metálico ser colocado no sal e posto na chama, dando o resultado da coloração.

O quinto sal utilizado foi o Cloreto de Lítio (LiCl),junto com um béquer contendo Àcido Clorídrico, e uma Alça de Drigalski,para ser posto no sal e colocado na chama,para obter o resultado da coloração.

O sexto e último sal utilizado no experimento foi o Cloreto de Estrôncio (SrCl),sendo seguido por um béquer contendo Àcido Clorídrico,juntamente com uma Alça de Drigalski,após a limpeza do fio metálico este é colocado na chama para secar para então ser colocado no sal e posto na chama do Bico de Bunsen, revelando de imediato a coloração obtida pelo sal .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (90.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com