TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO TRECHO DO ARTIGO DOS ‘FUNDAMENTOS CIENTÍFICOS’ À ‘TEORIA DA COMUNICAÇÃO

Por:   •  6/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  1.570 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIFACS – UNIVERSIDADE SALVADOR

Atividade 1

ANÁLISE DO TRECHO DO ARTIGO Dos ‘fundamentos científicos’ à ‘teoria da comunicação’: uma controvérsia epistemológica nas origens da área

A Associação Brasileira de Normas Técnicas, por meio da NBR 6022:2003 - Informação e documentação - Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica, define artigos científicos como publicações de autoria declarada, que visam apresentar e discutir ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.

Em outras palavras, o artigo científico é o resumo de um vasto estudo baseado em pesquisas e busca democratizar os resultados encontrados, tornando-os público a fim de contribuir para o avanço da ciência, já que outros profissionais serão capazes de utilizar os resultados divulgados em suas próprias pesquisas.

Assim como os demais gêneros textuais, os artigos científicos necessitam seguir uma série de critérios para serem enquadrados como tal, sendo os principais:

  1. Objetividade:

Por se tratar de um texto gerado a partir de pesquisas, o artigo científico deve ser redigido, quanto lido de forma objetiva, eliminando elementos subjetivos que venham interferir ou até mesmo invalidar os resultados do trabalho, já que textos científicos possuem a função informativa, e por este motivo deve ser imparcial, na quais as análises realizadas no decorrer do texto deve ser de caráter estritamente racional e pautadas em dados concretos.

Por este motivo, o texto não deve conter traços de pessoalidade por parte do autor, evitando sempre que possível o emprego da primeira pessoa. A subjetividade em um artigo científico pode até existir, porém se fundamentada com um ponto de vista da acadêmico. Por este motivo

  1. Estrutura

Se tratando de textos científicos, é necessário que o autor mantenha a coesão e coerência no decorrer do texto. O artigo deve apresentar claramente o seu propósito, bem como a sua relevância dentro da comunidade acadêmica.

A composição do artigo deve possibilitar que o leitor possa se situar no contexto e na metodologia da pesquisa e por este motivo geralmente seguem a seguinte estrutura:

  • título;
  • autor (es);
  • resumo e abstract;
  • palavras-chave;
  • conteúdo (introdução, metodologia, revisão bibliográfica e demais itens do desenvolvimento textual, conclusão e considerações finais);

Ao adotar este roteiro, qualquer pessoa familiarizada com a escrita acadêmica é capaz de buscar tópicos específicos dentro do texto.

  1. Vocabulário Técnico

Os artigos científicos geralmente são geralmente publicados em revistas especializadas ou periódicos e por este motivo é possível encontrar neste gênero textual um forte emprego de vocabulário técnico específico para explicar as informações e fenômenos descritos. Isto ocorre, pois apesar de artigos científicos função informativa, eles são escritos por pessoas com conhecimentos técnicos em uma determinada área de conhecimento e são endereçados para pessoas em condições semelhantes, que terão o conhecimento técnico necessário para compreender os vocabulários utilizados no texto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (93.9 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com