TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento (química)

Por:   •  26/9/2019  •  Exam  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 3

A obra “Química na Saúde” traz uma forma simples de compreensão e entendimento sobre a ciência, mostra como a química se torna importante na vida de cada indivíduo, principalmente em se tratar da saúde. Tem sequência lógica, do início da vida humana há tentativa de longevidade, tanto de homens quanto mulheres, através do uso de medicamentos, o que traz a tona o porquê de terem usado este título.

É perceptível que o bem estar humano está completamente ligado a alimentação, se um indivíduo se alimenta mal, é provável que ele tenha problemas no futuro, já uma pessoa que se alimenta bem, de forma e quantidade correta, sem exageros em carboidratos e principalmente lipídios, certamente tem saúde. É por conta disso que muitas pessoas atualmente investem muito para que fiquem em boas condições principalmente musculares, e nisto a química beneficia cada vez mais, pois muitos desses alimentos contém substâncias essências para o corpo humano, e por isso se tornam mais procurados nos mercados. “Nosso crescimento, saúde e bem-estar são dependentes de uma alimentação saudável.” (p.22).

Porém, tudo em excesso nos traz algum mal, e acontece com as substâncias e minerais, causam doenças, lesões nos tecidos, e a falta de harmonia no processo de metabolização, por isso deve-se tomar bastante cuidado com o que se ingere. Muitos desses minerais que inclusive estão presentes na tabela periódica, se ingeridos na quantidade correta, se tornam essenciais para o funcionamento do corpo humano, sendo assim, devem fazer parte da alimentação diária de todos.

“O excesso de alguns minerais em nosso organismo está relacionado ao aparecimento de algumas enfermidades, a exemplo da hipertensão (popularmente conhecida como pressão alta) provocada pelo excesso na ingestão diária de sódio (Na).” (p.33).

Sabe-se que nos alimentos existem as macromoléculas orgânicas, que através de algumas reações químicas são quebradas e assim “fabricando” moléculas menores. Ou seja, é através dessas macromoléculas que se dá energia às células, se tornando essenciais se consumidas em quantidade correta, além da energia, trás também rigidez aos tecidos, são essências inclusive às funções motoras, estruturais, o armazenamento da energia, funções também enzimáticas e etc. Atualmente há bastante medicamentos para a obtenção de nutrientes, se tornou algo comum e indispensável para a saúde de alguns indivíduos.

“Nossas células obtêm energia através de reações químicas que envolvem as macromoléculas orgânicas (i.e. carboidratos, lipídios e proteínas), e resultando na obtenção de moléculas menores e na formação de gás carbônico, água e energia (por reação de quebra oxidativa).” (p.39).

Esses fármacos são muitas vezes criados por meio da natureza, mas também por meio sintético, servindo para o tratamento e cura de várias doenças, por exemplo a hipertensão antes citada. Medicamentos podem ajudar muito na vida de várias pessoas, na longevidade, e isso é o que mais se vê atualmente, pois a ciência está em bastante avanço graças a tecnologia. “Os fármacos são moléculas químicas, majoritariamente de natureza orgânica, de estrutura conhecida e definida, e com propriedades farmacológicas.” (p.59).

A química está presente na vida de todos, por ter grande impacto na saúde de cada indivíduo, o uso dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com