TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Metabolismo dos Carboidratos

Por:   •  20/7/2022  •  Artigo  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

 [pic 3]

    Atividade Avaliativa 2° Bimestre[pic 4]

Disciplina:

Bioquímica

Curso:

Farmácia

Docente:

Profa. Adriana Alves

Semestre:

2021.2

Discente:

1. Cecília Thana Silva Martins Tupinambá

2. Gabriela Pereira Bispo

Data:

16/11/2021

Nota:

Metabolismo de Carboidrato

  1. Diferencie fermentação e respiração celular? Por que a respiração pode ser chamada de metabolismo aeróbico?

A fermentação e a respiração celular são processos para se obter energia para as reações do corpo. A fermentação é um processo anaeróbico – ocorrerá sem o oxigênio – o saldo energético será menor do que os processos que ocorrem com a presença do oxigênio e não há transporte de elétrons, havendo apenas uma reação (glicólise), seu saldo final será 2 moléculas de ATPs, sugerindo uma degradação parcial da glicose. No organismo humano irá ocorrer sempre quando o oxigênio não for suficiente.

A respiração celular é um processo aeróbico – ocorre na presença de oxigênio – com a existência de 3 etapas (glicólise, ciclo de Krebs e fosforilação oxidativa) com transporte de elétrons, onde há degradação total da glicose com um saldo de 32 ATPs. Sendo um processo muito mais eficiente na obtenção de energia para as atividades do organismo.

  1. Qual a importância do ciclo de Krebs para o metabolismo celular?

No ciclo de Krebs ou ciclo cítrico ocorre uma das etapas do metabolismo de respiração celular na matriz mitocondrial, esse ciclo tem extrema importância para o metabolismo celular, pois promove a degradação de produtos finais das reações dos carboidratos, a exemplo da glicose a qual irá gerar moléculas energéticas, ocorrendo somente na presença de oxigênio, ou seja, uma etapa da respiração celular. De modo resumido, o acetil-CoA será combinado com o oxalacético que forma uma molécula de ácido crítico e coenzima liberando CO2 e H+, ao final o ácido oxalacético será recuperado para iniciar o ciclo novamente.

  1. A respiração celular ocorre em diferentes etapas e em diferentes partes da célula. Quais são essas etapas, os seus respectivos locais e os seus respectivos produtos?

A respiração celular se dá através da busca pela obtenção de energia para diversas atividades através de uma molécula orgânica, neste caso, a glicose, e é imprescindível a presença de oxigênio, ocorrendo em 3 etapas A primeira etapa é a Glicólise, ocorre no citosol, com obtenção de seu produto final 2 piruvatos, gerados através da degradação da molécula de glicose, seu processo possui 10 reações que irá contemplar a fase de fosforilação ou ativação da glicose com gasto de energia, e a fase de oxidação ou rendimento (Oxidação da glicose produzindo 4 ATPs) com liberação de energia, há liberação de elétrons e a transformação de NAD+ em NADH. Seu saldo final de 2 NADH + H+ E 2 ATPs.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (103.7 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com