O Objetivo Do Relatório Foi Investigar A Opinião
Por: Elania15 • 11/10/2025 • Trabalho acadêmico • 2.207 Palavras (9 Páginas) • 4 Visualizações
[pic 1]
FARMÁCIA
INTRODUÇÃO À PRÁTICA FARMACÊUTICA (IPF)
POSTAGEM 2
ATIVIDADE 2 - RELATÓRIO
Elânia Dantas Conceição - RA 2458443 Polo Barueri - Alphaville,SP
Avelany Michele Cordeiro Dias – RA 2450096 Polo Barueri - Alphaville,SP
Anila Roberta Santos Fernandes – RA 2450053 Polo Barueri - Alphaville,SP
2024
RESUMO:
Objetivo do trabalho: O objetivo do relatório foi investigar a opinião dos profissionais sobre as práticas farmacêuticas realizadas em seus locais de trabalho e a importância das disciplinas de Anatomia, Química, Biologia e Fisiologia Material e métodos: A pesquisa utilizou um questionário elaborado no Microsoft Forms, que foi distribuído via WhatsApp. Onze farmacêuticos atuantes da indústria farmacêutica que participaram e responderam às questões sobre suas práticas profissionais e a importância das disciplinas. Resultados obtidos O questionário revelou que os farmacêuticos reconhecem a importância das disciplinas de Anatomia Humana, Química Geral, Biologia e Fisiologia Geral para sua rotina de trabalho. Essas áreas são vistas como fundamentais para a execução das atividades diárias e para o aprimoramento da prática profissional na indústria farmacêutica, contribuindo para a realização e satisfação profissional. Conclusão: A análise destacou que Biologia, Química e Fisiologia são essenciais para a prática farmacêutica, enquanto Anatomia e Bioestatística têm menor aplicação no cotidiano. Os farmacêuticos demonstram satisfação profissional, apesar de enfrentarem desafios como condições de trabalho e falta de reconhecimento. A satisfação financeira é positiva, mas não totalmente plena.
Palavras chaves: Percepção, farmacêuticos(a) e questionário.
Material e métodos:
Este estudo adota uma abordagem metodológica que utiliza um questionário para avaliar a perceção dos farmacêuticos sobre as práticas profissionais e a importância de disciplinas essenciais, como anatomia e química, para o desempenho de suas atividades. Foi criado um formulário no Microsoft Forms com o questionário do primeiro relatório, composto por 5 perguntas, cada uma com 5 opções de respostas fechadas. O formulário foi enviado a 11 farmacêuticos via WhatsApp, com o objetivo de proporcionar um contato mais direto e ágil.As respostas foram obtidas por meio do formulário, o que possibilitou uma análise quantitativa das opiniões e percepções dos participantes. Em síntese, a metodologia empregada permitiu a coleta e análise das opiniões dos farmacêuticos sobre o papel de disciplinas como anatomia e química em suas atividades profissionais, oferecendo uma visão objetiva e detalhada do impacto dessas áreas no exercício da profissão.
Resultados alcançados: Pergunta 1
A análise da primeira pergunta do questionário revelou a seguinte distribuição das respostas: Biologia (Citologia/Histologia/Genética) e Química Geral foram as disciplinas mais apontadas pelos farmacêuticos, com 4 respostas cada uma. Fisiologia Geral obteve 3 respostas, ficando na segunda posição em termos de relevância percebida pelos profissionais. As disciplinas de Anatomia Humana e Bioestatística não foram mencionadas, com 0 respostas para ambas.
1 - Atualmente, a crescente preocupação com os cuidados para prevenir e retardar os efeitos do envelhecimento da pele fez com que as indústrias farmacêutica e cosmética se dedicassem à investigação de compostos e produtos antienvelhecimento. A procura de produtos inovadores, naturais, eficazes e seguros tem fomentado o estudo de inúmeros fitoquímicos quanto às suas propriedades antienvelhecimento” (CALAMOTE, 2022). Dessa forma, ao se deparar com uma situação envolvendo os cuidados com a pele em que poderiam ser apresentadas diferentes formas farmacêuticas ao(à) paciente, como creme, pomada, loção, gel, entre outros, qual das disciplinas elencadas a seguir conferiria informações mais relevantes na escolha da forma farmacêutica ideal para os cuidados com a pele para aplicação cutânea, dentro do contexto apresentado?
a) Biologia (Citologia/Histologia/Genética
b) Fisiologia Geral
c) Química Geral
d) Anatomia Humana
e) Bioestatística
[pic 2]Autoria própria.
A alta pontuação em Biologia (Citologia/Histologia/Genética) e Química Geral reflete sua importância na formação farmacêutica, pois são essenciais para entender como os medicamentos interagem com o corpo e como são formulados. A Fisiologia Geral obteve a segunda maior pontuação porque, apesar de ser essencial para entender como os medicamentos atuam no corpo, envolve conceitos mais complexos e a interação de vários sistemas, o que dificulta um domínio total. Por isso, o desempenho foi bom, mas não tão alto quanto em Biologia e Química, que têm aplicação mais direta. As notas 0 em Anatomia Humana e Bioestatística podem ser explicadas pela menor ênfase dessas áreas no curso de Farmácia, que foca mais em disciplinas práticas e com aplicação direta, como Biologia e Química. A Anatomia é mais teórica, enquanto a Bioestatística, que exige habilidades matemáticas, é considerada mais difícil e menos aplicável diretamente.
Resultados alcançados: Pergunta 2
Após a aplicação do questionário e a tabulação das respostas, os resultados indicam que a maioria dos farmacêuticos está satisfeita com a profissão (5 respostas). Dois profissionais se sentem parcialmente satisfeitos, um está ligeiramente insatisfeito e um está completamente insatisfeito. Apenas dois farmacêuticos se consideram plenamente satisfeitos com sua realização profissional.
2- Em 2020, foi publicado um artigo na American Journal of Pharmaceutical Education por Hussain, S., no qual é relatado que a carga horária influencia o desenvolvimento profissional e a satisfação na carreira dos farmacêuticos. Hussain, S. (2020). No âmbito atual como você considera sua realização profissional?
...