TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

Por:   •  27/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.720 Palavras (27 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 27

FARMÁCIA Rick de Botafogo LTDA

Rua Farani, n°42, Loja D – Galeria. Botafogo – Rio de Janeiro

CEP 22231-020

CNPJ 00.358.220/000191

PROCEDIMENTO

OPERACIONAL PADRÃO

(POP)

Este documento tem como objetivo básico apresentar o PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP) da condição de aquisição, armazenamento, conservação, e dispensação de produtos, na Farmácia Rick de Botafogo ltda.

É um documento com a descrição detalhada das atividades do estabelecimento farmacêutico. Sendo obrigatório, conforme Resolução ANVISA n° 328, de 22 de julho de 1999.

Corrigido e atualizado pela Farmacêutica Responsável Técnico (Silvia de Lima Vicente CRF-RJ 25296), aprovado pelo Representante Legal da Empresa (Nilton Carlos de Souza), implantado pelo gerente da loja (Moisés Jacob de Oliveira) e contém as atividades detalhadas desenvolvidas no estabelecimento, onde a Empresa (Farmácia Rick de Botafogo ltda) segue as orientações.

RELAÇÃO DE POP’S

CONSTITUINTES DO SITEMA DE QUALIDADE

FARMÁCIA RICK DE BOTAFOGO – ltda.

Descrição escrita pormenorizada de técnicas e operações a serem utilizadas na Farmácia Rick de Botafogo LTDA, visando proteger, garantir a preservação da qualidade dos produtos, a uniformidade dos serviços e a segurança dos profissionais.

Corrigido e Atualizado por:

Silvia de Lima Vicente

Farmacêutica Responsável Técnica

CRF-RJ: 25296

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP)

DEFINIÇÃO:

É um documento que expressa o planejamento do trabalho repetitivo que deve ser executado para o alcance da meta padrão.

Contem: listagem dos equipamentos;peças e materiais utilizados na tarefa, incluindo-se os instrumentos de medida; padrões da qualidade; descrição dos procedimentos da tarefa por atividades críticas; condições de fabricação, de operação e pontos proibidos de cada tarefa;pontos de controle (itens de controle e características da qualidade) e is métodos de controle; relação de anomalias passíveis de ação; roteiro de inspeção periódicas dos equipamentos de produção.

O mesmo que SOP – Standard Operation Procedure ( Procedimento Padrão de Operação).

FINALIDADE:

Um POP tem o objetivo de se padronizar e minimizar a ocorrência de desvios na execução de tarefas fundamentais, para o funcionamento correto do processo. Ou seja, um POP coerente garante ao usuário que a qualquer momento que ele se dirija ao estabelecimento, as ações tomadas para garantir a qualidades sejam as mesmas, de um turno para o outro, de um dia para o outro. Ou seja, aumenta-se a previsibilidade de seus resultados, minimizando as variações causadas por imperícia e adaptações aleatórias, independentes de falta, ausência parcial ou férias de um funcionário.

O POP também tem uma finalidade interna de ser um ótimo instrumento para a Gerência da Qualidade para praticar auditorias internas. OU seja, funcionários de um setor auditam outro setor e de posso de um POP do setor auditado o auditor encontra subsídios técnicos para indagações e verificações de eficácia da metodologia, assim como sua familiarização entre os auditados.

RESOLUÇÃO N° 328, DE 22 DE JULHO DE 1999

BOAS PRÁTICAS DE DISPENSAÇÃO PARA FARMÁCIA E DROGARIAS

6. DOCUMENTÇÃO:

6.1. O estabelecimento deve manter procedimentos operacionais escritos quanto as condições para aquisição, armazenamento, conservação e dispensação de produtos.

6.2. Deve existir procedimentos claros quanto ao destino dos produtos com prazo de validade vencidos sejam os mesmos sujeitos a controle especial ou não.

6.3. Devem ser instituídos procedimentos que definam a política da empresa quanto aos produtos próximos ao vencimento.

6.4. Todos os procedimentos referentes a aplicação de injetáveis devem ser realizados mediantes rotinas pré-estabelecidas, bem como, obedecer à prescrição médica.

6.5. Deve existir procedimento que defina a utilização de materiais descartáveis e garanta a sua utilização somente dentro do prazo de validade.

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP)

1.Objetivos

Estabelecer a estrutura e fixar os padrões de elaboração e revisão,para codificação da Documentação do Sistema de Gestão da Qualidade da Farmácia Rick de Botafogo LTDA.

2. Responsabilidades

        

        A Farmácia Rick de Botafogo LTDA deve adotar este procedimento como padrão. A responsabilidade da Administração e gerência é implementar e distribuir o documento, como também do Farmacêutico aplicar e acompanhar sua efetiva implementação nos diversos setores.

3. Definição

        A estrutura da documentação da Farmácia Rick de Botafogo LTDA é composta dos seguintes Documentos:

  • Manuais – Documentos específicos que descrevem orientações gerais de um determinado setor ou atividade da Farmácia  contendo suas particularidades para o sistema de gestão.

  • Procedimentos -  Documentos específicos da Farmácia Rick de Botafogo LTDA, que descrevem as particularidades do sistema de gestão da qualidade.
  • Registros – São as informações que evidenciam o atendimento aos requisitos estabelecidos para as atividades descritas no Manual e nos Procedimentos.

4. Modelo Gráfico

        O modelo gráfico para apresentção do POP consta de um cabeçalho principal, conforma exemplo abaixo:

         Logo e Nome da Empresa

        Procedimento Operacional Padrão

         POP XX

         TÍTULO DO POP

      Página X de y

Sendo:

FONTE: VERDANA 10

CÓDIGO: formato POP XX, sendo XX dois números seqüenciais.

PÁGINA: formato X de Y.

5. Formatação do Texto

        Os itens que devem constar no POP são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.9 Kb)   pdf (263.2 Kb)   docx (183.3 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com