TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portifolio Individual

Por:   •  16/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

INTRODUÇÃO

        Levando em consideração que Estética e Saúde Capilar é um ramo que dar um direcionamento ou suporte aos profissionais da beleza capilar, o referido trabalho visa demonstrar as reações adversas após o uso de produtos capilares como shampoo, condicionador, tinturas, dentre outras em um centro de beleza.

        O uso de produtos capilares vem nestas últimas décadas sendo muito utilizado e questionado, devido aos muitos efeitos colaterais que surgem no usuário. O processo químico utilizado dependerá de como é realizado, podendo ser danoso ao cabelo e também o couro cabeludo desestabilizando o seu Ph. Outra observação é que devido ao modismo, os (as) clientes costumam utilizar produtos que deram certo na vizinha, porém podendo acarretar efeitos colaterais em outras.

        Deste modo, o presente trabalho busca através de aplicação de questionário uma análise acerca das reações adversas, manifestações clínicas, bem como as orientações passadas ao cliente pelo profissional.

        

2- RELATÓRIO

              Esta pesquisa foi desenvolvida com clientes que frequentam ambientes de Centro de Beleza. De forma aleatória e com histórico de reações alérgicas cinco participantes se puseram a disposição para responder os questionamentos. Ambas são do sexo feminino com idade compreendida de 13 a 37 anos ( L.I.C.S. 13 anos, A.C.M.F. 24 anos, T.S.J 28 anos, A.P.S. 35 anos e S.S.M.L 37 anos). O mesmo objetiva analisar os tipos de reações alérgicas, bem como o trabalho do profissional durante a aplicação destes e o que as mesmas fizeram para melhorar os aspectos apresentados.

        Após serem questionadas acerca das reações alérgicas através de procedimentos capilares, as participantes, em unanimidade, disseram que sofreram com os produtos utilizados. Uma observação importante diz respeito à capacitação do profissional para a utilização dos produtos solicitados pelo cliente.

   Questionadas quais as reações que sofreram, as mesmas relataram que foram coceiras (duas clientes), urticária e falta de ar (uma), aquecimento do local (uma), ardência, queda e quebra do fio, ressecamento do fio (três), inclusive com queda total da franja. Há casos de reações em que as clientes já utilizavam o produto e em decorrência de uso de outros produtos e não relatado ao profissional, e até mesmo baixa imunidade puderam contribuir para tais reações. As orientações acerca das adversidades dos produtos devem ser repassadas e realizadas os testes antes de serem utilizados, o que poderia evitar tais consequências.

        Sobre o tipo de produto utilizado e que gerou as reações, uma cliente utilizou shampoo, outra escova progressiva, alisante (duas) e uma, escova gradativa.

        Acerca da busca de algum tratamento para intervir na reação, duas buscaram ajuda profissional e três clientes não buscaram ajuda.

        No que diz respeito aos cuidados ou encaminhamento a profissionais especializado (médico), quatro clientes disseram que não foi a procura de especialista havendo uma negligencia por parte das mesmas, pois dependendo da reação poderá haver maiores complicações. Uma cliente procurou um clinico geral, sendo encaminhada para uma dermatologista.

CONCLUSÃO

        Observando os resultados apresentados é notável a falta de informação dos clientes acerca das reações que poderão sofrer ao fazer um procedimento químico capilar. Outra observação é que o profissional do salão, em sua maioria, não foi procurado pelo cliente para relatar o ocorrido. Na sua rotina é comum não fazer teste com o produto para detectar ou não reação alérgica e nem orienta os mesmos a procurar o salão ou médico em caso de alguma complicação.

        Os produtos utilizados em um salão são de fabricantes variados, daí a necessidade dos mesmos estarem utilizando produtos de boa qualidade e certificado pela ANVISA. E obedecendo ao que preconiza este orgão é essencial que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (123.9 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com