TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Procedimento Operacional Padrão

Por:   •  3/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

Aluno(a):        

Data: __/___/___    Professor: Milleno Mota         Disciplina: Tecnologia Experimental

Curso: Farmácia         Período: ______         Semestre: ______        Turma: ______

[pic 1]

Trabalho 1

01. Com base nos estudos de pré-formulação e estudo biofarmacêutico das drogas, apresente uma sugestão de excipiente padrão (com composição e concentração de cada componente) para ser utilizado para cada uma das classes no Sistema de Classificação Biofarmacêutica.

Trabalho 2

1 Tema: Desenvolvimento de Emulsão Múltipla

2 Introdução:

        Emulsões múltiplas são sistemas designados “emulsões de emulsões”. Nestes sistemas, as gotículas da fase dispersa também contém gotículas menores dispersas dentro delas (GARTI, 1997). Estas emulsões podem ser de dois tipos:

a) Emulsões água em óleo em água (A/O/A), nas quais a fase interna, oleosa, possui gotículas de água dispersas em seu interior.

b) Emulsões óleo em água em óleo (O/A/O), nas quais a fase interna, aquosa, possui gotículas de óleo dispersas em seu interior.

Podem-se citar várias vantagens do uso deste tipo de sistema como a possibilidade de se obter mecanismos para liberação controlada de várias drogas hidrofílicas e/ou lipofílicas.

Outra vantagem pode ser a possibilidade de se incorporar em um mesmo sistema emulsionado fármacos que apresentam algum tipo de interação e incompatibilidade que, quando introduzidos em um sistema emulsionado tradicional (O/A ou A/O), podem se dissolver numa mesma fase e desta forma provocar a perda de estabilidade da preparação. Como exemplo deste tipo de instabilidade e/ou incompatibilidade, pode-se citar a interação existente entre o cetoconazol (fármaco antifúngico e de caráter básico) e o ácido salicílico (fármaco queratolítico e de caráter ácido), fármacos comumente associados em formulações cremosas dermatológicas para aplicação tópica para o tratamento de micoses superficias (como o “pano branco”). Devido à baixa hidrossolubilidade de ambos os fármacos em água, eles tendem a se distribuir predominantemente na fase oleosa da emulsão e, com o tempo, formam complexos insolúveis, deixando o creme com um aspecto heterogêneo e áspero ao passar na pele. Além disso, a oxidação do cetoconazol é acelerada. A incorporação deste fármacos em fases distintas e isoladas entre si pode levar à diminuição dessa incompatibilidade, aumento do prazo de validade e melhora da eficácia.

3 Propostas de Trabalho:

2.1 Elabore um estudo descritivo sobre o desenvolvimento da formulação de um creme dermatológico sob a forma de uma emulsão múltipla a base de ácido salicílico e cetoconazol, apresentando ao final deste estudo uma sugestão de fórmula padrão (com todos os componentes e respectivas concentrações) para o preparo da mesma, descrevendo, inclusive, objetivo da associação dos fármacos no tratamento de micoses superficiais, tipo de emulsão (O/A/O ou A/O/A) justificando o porquê desse tipo, cálculo do EHL do sistema emulsionante;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (83 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com