TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Sociologia

Por:   •  23/3/2017  •  Resenha  •  958 Palavras (4 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO DE ESTUDOS OCTAVIO DIAS DE OLIVEIRA[pic 1]

FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES

SOCIOLOGIA

GIDDENS, Anthony.Sociologia: O que é sociologia?. 4.Ed. Editorial Artmed. 2007. 24-28 p.

O autor Anthony Giddens em seu texto que leva o título “O Que é Sociologia” procura demonstrar de forma geral e objetiva o contexto histórico no qual se fez possível o surgimento, a formação e o desenvolvimento da sociologia. Onde diz que a Sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos e das sociedades. É um empreendimento fascinante e irresistível, já que seu objeto de estudo é nosso próprio comportamento como seres sociais. A abrangência do estudo sociológico é extremamente vasta, incluindo desde a análise de encontros ocasionais entre indivíduos na rua até a investigação de processos sociais globais.

Relata também que a maioria de nós vê o mundo a partir de características familiares a nossas próprias vidas. Mas que a sociologia mostra a necessidade de assumir uma visão mais ampla sobre porque somos como somos e porque agimos como agimos. Ensina-nos que aquilo que encaramos como natural, inevitável, bom ou verdadeiro, pode não ser bem assim e que os “dados” de nossa vida são fortemente influenciados por forças históricas e sociais. E ajuda entender os modos sutis, porém complexos e profundos, pelos quais nossas vidas individuais refletem os contextos de nossa experiência social.

Dentro do texto no tema sobre “desenvolvendo uma perspectiva sociológica" o autor do texto relata que aprender a pensar sociologicamente, olhando, com outras palavras, de forma mais ampla, significa cultivar a imaginação. Estudar sociologia não pode ser apenas um processo rotineiro de adquirir conhecimento. Um sociólogo é alguém que é capaz de se libertar da imediatidade das circunstâncias pessoais e apresentar as coisas em um contexto mais amplo e destaca que o trabalho sociológico depende daquilo que o autor norte-americano C. Wright Mills, numa frase famosa, chamou de Imaginação sociológica. Essa imaginação Sociológica, acima de tudo, exige de nós que pensemos fora das rotinas familiares de nossas vidas cotidianas, a fim de que observemos de modo renovado. E dentre muitos exemplos dado a ele nesse trecho do texto sobre uma simples xícara de café, que para muitos é um comportamento aparentemente desinteressante, mas que no ponto de vista sociológico, podem refletir muitas e muitas coisas. E diz ainda que sociólogos estão interessados em entender como a globalização aumenta a consciência das pessoas acerca de assuntos que vêm ocorrendo em cantos distantes do planeta, estimulando-as a desenvolver novo conhecimento em suas próprias vidas.

No segundo tema que é “estudando sociologia”, ele emprega novamente a imaginação sociológica, que nos permite ver muitos eventos que parecem dizer respeito somente ao individuo, mas que na verdade reflete questões mais amplas. E que embora sejamos influenciados pelos contextos sociais em que nos encontramos, nenhum de nós está simplesmente determinado em nosso comportamento por aqueles contextos. Possuímos e criamos nossa própria individualidade. É trabalho da sociologia investigar as conexões entre o que a sociedade faz de nós e o que fazemos de nós mesmos, nossas atividades tanto modelam o mundo social ao nosso redor, como ao mesmo tempo, são estruturas por esse mundo social. O conceito “estrutura social” é importante na sociologia porque se refere ao fato de que os contextos sociais de nossas vidas não consistem apenas em conjuntos aleatórios de eventos ou ações, eles são estruturados ou padronizados de formas distintas.

Em outro tema de “como a sociologia pode ajudar em nossas vidas?”, o autor explica que a sociologia tem muitas implicações práticas para nossas vidas, como a que enfatizou Mills ao desenvolver a sua idéia de imaginação sociológica. Giddens esclarece esse tema em três divisões.

 Primeiramente a “Consciência das diferenças culturais”, onde a sociologia nos permite ver o mundo social a partir de outros pontos de vista que não o nosso. Com freqüência, se compreendemos propriamente como os outros vivem, também adquirimos melhor entendimento de quais são seus problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (80.3 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com