TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATO DE EXPERIÊNCIA

Por:   •  24/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.629 Palavras (11 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO- UFMA

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE-CCBS

DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA-DEFAR

ESTÁGIO EM FARMÁCIA CLÍNICA

EMANUELE FERNANDA LIMA RIBEIRO 2016044180

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM FARMÁCIA CLÍNICA

EMANUELE FERNANDA LIMA RIBEIRO 2016044180

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM FARMÁCIA CLÍNICA

Relatório final das atividades desenvolvidas no Estágio Obrigatório de Farmácia Clínica do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), como requisito obrigatório para conclusão do curso.

SUPERVISORA DOCENTE

Prof°. Dra. Andrea Martins Melo Fontenele

Docente do Estágio em Farmácia Clínica

SUPERVISORA TÉCNICA

Dra. Leandra Marla Aires Travassos Viana  

DADOS GERAIS DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM FARMÁCIA CLÍNICA

Discente: Emanuele Fernanda Lima Ribeiro.

Carga Horária Total: 135 Horas (100h Presenciais E 35h Remotas).

Campo: Hospital Universitário da Ufma - Unidade Presidente Dutra.

Endereço: R. Barão de Itapari, 227 - Centro, São Luís - MA, 65020-070

Período: Do dia 04 de Novembro até o dia 02 de dezembro de 2021.

Supervisor Técnico: Leandra Marla Aires Travassos Viana.

Supervisora Docente: Andrea Martins Melo Fontenele

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        OBJETIVOS        7

3.        JUSTIFICATIVA        7

4.        CAMPO DE ESTÁGIO        8

5.        PERÍODO DE ESTÁGIO        8

6.        ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        9

7.        CONCLUSÃO        11

8.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

9.        REFERÊNCIAS        14

  1. INTRODUÇÃO

A farmácia clínica é a área voltada para o cuidado do paciente que visa à promoção, proteção e recuperação da saúde e prevenção de seus agravos, devido ao uso inadequado de medicamentos. As condutas do farmacêutico clínico buscam otimizar a farmacoterapia, promover o uso racional de medicamentos e, sempre que possível, melhorar a qualidade de vida do paciente. Por meio da análise da terapia farmacológica do paciente, atuação interprofissional e uso de ferramentas de pesquisa o farmacêutico deve oferecer o melhor cuidado ao paciente e a melhor informação disponível à equipe assistencial, com o intuito de reduzir ocorrências de eventos adversos a medicamentos e aumentar a segurança do paciente. (LIMA et al, 20017). Isto implica na revisão de prescrições médicas, aprazamento, detecção de incompatibilidades medicamentosas, rastreamento em saúde, acompanhamento de exames laboratoriais, racionalização da terapia medicamentosa, a fim de garantir a segurança do paciente e eficácia do tratamento, bem como a redução de custos (SILVA et al., 2020; LIMA et al., 2018; CABRAL JUNIOR et al., 2017).

O farmacêutico clínico trabalha promovendo a saúde, prevenindo e monitorando eventos adversos, intervindo e contribuindo na prescrição de medicamentos para a obtenção de resultados clínicos positivos, melhorando a qualidade de vida dos pacientes sem, contudo, perder de vista a questão econômica relacionada à terapia. A carreira farmacêutica especializada em farmácia clínica vem sendo cada vez mais valorizada pelo mercado, principalmente após a aprovação da Lei Federal 13.021, de agosto de 2014, que garante a presença do farmacêutico nas farmácias e ainda conceitua o estabelecimento como sendo de saúde. Esta carreira permite ao profissional prestar serviços clínicos farmacêuticos, como por exemplo, o acompanhamento farmacoterapêutico, a conciliação terapêutica e a revisão da farmacoterapia. (DALCIN, LIMBERGER, 2017; SILVA et al., 2020)

Vários estudos relatam o impacto positivo da participação do farmacêutico clínico como na prescrição de antimicrobianos, em que o uso incorreto exerce papel crítico na seleção de micro-organismos resistentes e do risco de superinfecções, além dos custos envolvidos. O farmacêutico é um importante membro da equipe multiprofissional de saúde, atuando em toda esfera de assistência prestada ao utente, empregando seus amplos conhecimentos científicos na melhoria do cuidado (SANTOS et al., 2018). Dessa forma, a presença do farmacêutico clínico nos hospitais, trabalhando junto da equipe médica, pode representar aumento da qualidade e segurança no atendimento ao paciente e racionalização de recursos. Anualmente, estima-se que 1 milhão de pacientes morrem em hospitais em todo o mundo devido aos erros evitáveis. Com isso as instituições de saúde estão cada vez mais preocupadas com a qualidade e a segurança dos serviços prestados no atendimento ao paciente. Portanto, ter profissionais como o farmacêutico clínico inserido na equipe de saúde, pode trazer resultados clínicos positivos, representando as últimas oportunidades de identificar, corrigir ou minimizar possíveis riscos associados à terapêutica escolhida, evitando que o erro ocorra, e se ocorrer, que não chegue ao paciente (DALCIN, LIMBERGER, 2017).

A intervenção farmacêutica é uma ação planejada, coordenada e documentada do acompanhamento farmacoterapêutico, capaz de atuar de forma eficaz para a correta utilização de medicamentos. Além disso, os cuidados farmacêuticos melhoram os desfechos clínicos e econômicos, visto que os gastos com medicamentos em UTI’s podem chegar a 38% das despesas de uma unidade hospitalar (ARAUJO et al., 2017; MAGALHÃES et al., 2016).

Dessa forma, a presença do farmacêutico clínico nos hospitais, trabalhando junto da equipe médica, pode representar aumento da qualidade e segurança no atendimento ao paciente e racionalização de recursos. O presente relatório é o resultado da experiência que obtive durante o Estágio Curricular Obrigatório em Farmácia Clínica, realizado no Hospital Universitário da UFMA na unidade Presidente Dutra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (106.4 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com