TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATORIO DE ESTAGIO I PROGRAMAS ESTRATEGICOS

Por:   •  14/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.106 Palavras (13 Páginas)  •  5.422 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1        APRESENTAÇÃO        3

2        INTRODUÇÃO        4

3        ATIVIDADES DO ESTAGIÁRIO        6

3.1        ATIVIDADE 01        6

3.2        ATIVIDADE 02        9

3.3        ATIVIDADE 03 RELÁTORIO        10

4        CONCLUSÃO        12

REFERÊNCIAS        13

ANEXOS        14

A.        ANEXO 1 - Cartilha sobre a Malária        14

B.        ANEXO 2 – Cartilha sobre a Hanseníase e Tuberculose        16

  1. APRESENTAÇÃO

O Estágio Supervisionado em Programas Estratégicos foi realizado na Secretaria Municipal de Saúde localizada no seguinte endereço rua José Nery Torres número 102 bairro Santa Isabel na cidade de Tucuruí e na Secretária de Vigilância Sanitária localizada no endereço rua C bairro Jardim Paraiso, cidade de Tucuruí.

Teve início no dia 28 de junho de 2021 e término no dia 02 de julho de 2021, sendo a parte prática feita no campo de pesquisa localizados nas secretarias citadas a cima e parte prática-teórica feita através do ambiente virtual de aprendizagem, por meio de elaboração de atividades e planos de trabalhos, junto com o estudo de caso A (01) e B (02). Acessados através do portal do aluno e ainda de orientações do tutor presencial e a distância do curso de Farmácia da Faculdade Pitágoras – Unopar Polo de Tucuruí, totalizando assim 83 horas de estágio.

No início do estágio, o Farmacêutico do campo apresentou o local, onde realizou-se o estágio que começou na Secretária Municipal de Vigilância Sanitária, onde recebemos orientações acerca da Hanseníase e Tuberculose e em seguida visitamos a Secretária Municipal de Saúde onde analisamos alguns dados sobre o assunto e recebemos algumas orientações. Terminando o mesmo na analise reflexão e execução dos objetos e atividades de estudo propostos no estágio.

Sendo o objetivo do estágio estimular a associação entre as dimensões teóricas e práticas, aplicação dos conhecimentos na prática profissional, direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual.


  1. INTRODUÇÃO

O estágio é uma fase de suma importância para o aluno, pois, antecipa a realidade que será vivenciada no âmbito do trabalho. Assim, o acadêmico poderá viver experiências que irão além da teoria ministrada em sala de aula, propiciando ao estagiário a aquisição de conhecimento e atitudes relacionada a sua profissão.

A Assistência Farmacêutica envolve um conjunto de ações voltadas á promoção, proteção e recuperação da saúde individual e coletiva, nas quais o medicamento é um insumo indispensável e que visa a obtenção e uso racional do medicamento. Este conjunto de ações envolve a pesquisa, desenvolvimento e produção de fármacos e suplementos, bem como a sua seleção, programação, aquisição, distribuição, garantindo a qualidade dos produtos e serviços, monitorizando e avaliando a sua utilização, a fim de alcançar resultados específicos e melhorar a qualidade de vida da população.

Em consonância com a constituição Federal de 1988 (CF-88), a “saúde é direito de todos e dever do estado”, assim foi criado o Sistema Único de Saúde “SUS” um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Tal sistema abrange um simples atendimento para avaliação da pressão arterial até um transplante de órgãos, dessa forma, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do Brasil.

O Decreto Nº 20.377, de 8 de setembro de 1931. Aprova a regulamentação do exercício da profissão farmacêutica no Brasil. O Art. 1º determina que a profissão farmacêutica em todo o território nacional será exercida exclusivamente por farmacêutico diplomado por instituto de ensino oficial ou a este equiparado, cujo título ou diploma seja previamente registrado no Departamento Nacional de Saúde Publica, no Distrito Federal, e nas repartições sanitárias competentes, nos Estados.

No dia 20 de janeiro, comemora-se o Dia Nacional do Farmacêutico. Anualmente, chegam ao mercado de trabalho mais de 14 mil novos profissionais de acordo com o Censo de Educação Superior.

No que tange especificamente à formação do profissional farmacêutico, o estágio deve ser estruturado seguindo o que está preconizado na Resolução CNE/CES nº 06/2017, que estabelece as novas diretrizes curriculares do curso de Farmácia.

“O estágio é fundamental na formação do conhecimento farmacêutico, pois traz a possibilidade de entender amplamente os fatores que interferem na adesão e no sucesso da farmacoterapia a partir do entendimento da realidade social, cultural e econômica da população”, defende Luciane.

No presente relatório, abordei a experiência vivida ao longo do estágio, durante esse período, o que culminou para a minha formação.


  1. ATIVIDADES DO ESTAGIÁRIO
  1. ATIVIDADE 01

Sabe-se que a Hanseníase foi considerada por muito tempo uma doença que carrega consigo marcas de exclusão social, pelo fato de historicamente ser associada a noção de pecado trazido pelo estigma da lepra, o qual segregou os indivíduos portadores da doença. Por conseguinte, na contemporaneidade a hanseníase ainda possui entraves sociais em torno de um preconceito e temor na sociedade, visto que concomitante ao imaginário do senso comum submetido a história da lepra, há também o temor pelo seu contágio. Nesse sentido, apesar de ser um estigma ultrapassado e desmistificado, o doente de hanseníase continua sofrendo preconceito de pessoas próximas e até ao ser encaminhado para um tratamento, este que ocorre em uma Unidade Básica de Saúde, principalmente no caso de cidades dos interiores, como é o caso da cidade de Tucuruí, no Pará. Como relatado com uma profissional de saúde, a atuação da gestão pública de saúde continua com uma grande carência no que diz respeito há uma melhor abordagem com o paciente em tratamento, considerando essa realidade, ressalta-se a necessidade de palestras feitas voltadas a orientação envolvendo os profissionais da área da saúde de forma que conscientize e desmistifique conceitos estabelecidos no passado que ainda duram na contemporaneidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (779.3 Kb)   docx (731.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com