TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PROGRAMAS ESTRATÉGICOS

Por:   •  12/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.049 Palavras (13 Páginas)  •  770 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

CURSO DE FARMÁCIA

CAMILA MARIA DE OLIVEIRA SANTOS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PROGRAMAS ESTRATÉGICOS

Patos

2022

CAMILA MARIA DE OLIVEIRA SANTOS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PROGRAMAS ESTRATÉGICOS

Relatório do Estágio Supervisionado em Programas Estratégicos apresentado como requisito obrigatório para a obtenção da pontuação necessária na disciplina de Estágio Supervisionado em Programas Estratégicos

                                                                       Orientador: Flavia Soares Lassie

Patos

2022

SUMÁRIO

1 APRESENTAÇÃO        4

2 INTRODUÇÃO        5

3 ATIVIDADES DO ESTAGIO        6

3.1 DISPENSAÇÃO        6

3.2 FRANCIONAMENTO        6

3.3 INTERPRETAÇÕES DE RECEITAS MEDICAS        7

3.4 ESTOQUE        7

4 ATIVIDADES DO PLANO DE TRABALHO ADAPTADO        8

4.1 ESTUDO DE CASO 1        8

4.2 ESTUDO DE CASO 2        10

4.3 ESTUDO DE CASO 3        11

4.4 ESTUDO DE CASO 4        12

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................13

REFERENCIAS.................................................................................................14

ANEXO-DOCUMENTO..................................................................................... 15

1 APRESENTAÇÃO

                        A farmácia básica municipal de Patos fica localizada na rua Escritor Rui Barbosa,429 no centro da cidade de Patos-PB. É um estabelecimento que racionaliza a distribuição de medicamentos essenciais e permite um tratamento eficaz e de menor custo para a população brasileira, destina-se a atenção básica de saúde no SUS, de acordo com as exigências e particularidades regionais, em setores que dispõem de médicos para a sua adequada prescrição. A farmácia básica promove a melhoria na qualidade de vida para a população. A estrutura da farmácia contém área de espera aos pacientes para atendimentos, área de dispensação, área de estoque dividida em duas partes, uma para medicamentos grandes quantidades e outra para os já fracionados, copa, uma área com armários para guardar os utensílios dos pessoais dos funcionários e banheiro. A equipe de funcionários é formada por farmacêutico, técnico em farmácia, auxiliar de limpeza e gerente de distribuição de medicamentos. O estágio deve início 06/04/2022 e termino 17/06/2022 com 04 horas semanal totalizando uma carga horaria de 43 horas.

2 INTRODUÇÃO

O referente relatório trata-se da realização do Estagio Supervisionado em Programas Estratégicos na farmácia básica, do curso de Farmácia da Instituição UNOPAR Patos-PB, realizado entre abril e junho de 2022.No desenvolvimento do referido apresentarei as atividades desenvolvidas durante todo o período de estágio, a área de atuação do estudante diante dos atendimentos na farmácia básica, bem como as análises de dificuldades apresentadas e ensinamentos da pratica do estágio

O estágio é primordial, pois ajuda no desenvolvimento e aprendizado, podendo assim vivenciar na pratica os conteúdos acadêmicos que foram transmitidos e aprendidos na teoria, propiciando assim, a aquisição de conhecimentos e atitudes relacionadas com a profissão por mim escolhida. Com tudo, o programa de estágio proporciona a troca de experiências entre os funcionários ali presentes na farmácia, bem como os conceitos de atendimento e dispensação.

3 ATIVIDADES DO ESTAGIO

3.1 DISPENSAÇÃO

Foi feita a assistência farmacêutica visando à interpretação da receita, consulta dos dados no HORUS (Sistema Nacional de Gestão Farmacêutica) com o auxílio do cartão SUS do paciente. A dispensação é feita de forma gratuita visando o bem-estar e o tratamento da população que necessita usufruir do sistema único de saúde.

Em seguida a interpretação da receita, a dispensação é feita de acordo com a posologia na qual é considerada a quantidade necessária para a conclusão ou período de um mês de tratamento para determinados pacientes. Ao identificar as medicações se é de controle especial, que são substancias com ação no sistema nervoso central capazes de causar dependência físicas ou psíquicas. Antibióticos que são utilizados para o tratamento de todos os tipos de infecção bacteriana, e outras classes de medicamentos que entram na dispensação da farmácia são os anticonceptivos, pomadas e principalmente medicamentos de uso continuo para hipertensos e diabéticos.

3.2 FRANCIONAMENTO

Foram segmentadas as blister dos medicamentos para que ficassem na quantidade correta, sendo assim deixar a quantidade de medicamento suficiente para o tratamento de trinta dias (30 dias). Nas caixas de medicações vem em excesso no qual se dispensar a caixa, ficara medicação sobrando para alguns pacientes, e assim podendo sofrer o risco de automedicação, sendo assim as blister são cortadas para ficarem apenas com trinta comprimidos ou a quantidade suficiente para o tratamento. Como citado o fracionamento serve para dar a quantidade correta para os tratamentos, por exemplo, uma blister contem 15 comprimidos, então faltam 15 comprimidos para o tratamento correto de trinta dias (30 dias), desta forma as blister poderá ser cortada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (511.4 Kb)   docx (456.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com