TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estagio Supervisionado em Programas Estratégicos

Por:   •  25/5/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.483 Palavras (6 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 6

KLESSIANE ADALGISA DA COSTA GUIMARÃES

RELATÓRIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO EM PROGRAMAS ESTRATEGICOS

                                                                  Relatório de Estagio Supervisionado em Programas Estratégicos

1 APRESENTAÇÃO

As UBS, Unidade Básica de Saúde, é uma unidade do SUS, Sistema Único de Saúde, que visa atender a maioria dos problemas de saúde da população brasileira, com foco total nos que são menos graves. Elas estão localizadas em quase todo o território nacional e costumam atender por bairros, o que faz com que uma cidade possua várias UBSs. Seu foco é na saúde das famílias e seu intuito é fazer parte do cotidiano das pessoas, fazendo com que estejam próximas dos locais de moradia, trabalho, comércio.

O Estagio foi realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) São Pedro, Localizada na Rua Jovino Dinoá, n. 3985, Bairro Berol, reinaugurada no último dia 17 de fevereiro, a unidade conta com as especialidades de clinico geral, pediatra, genecologia, psicólogo, cardiologista, fisioterapia, nutricionista, dentista e acompanhamento pré-natal. Além de exames laboratoriais e coleta de PCCU, com serviços de vacinação e farmácia, a unidade conta também com o programa da saúde da família.

Outra novidade é que agora a unidade possui a sala do Cantinho da Amamentação, um espaço destinado para as mães estarem amamentando e de estarem sendo acompanhadas por uma equipe de enfermeiros que estão a disposição para orientar e tirar dúvidas sobre o aleitamento materno.

A UBS São Pedro ainda dispõe do turno estendido, que são consultas no período da noite, para facilitar o acesso das pessoas que possuem alguma dificuldade de estarem durante o período do dia, as especialidades ofertadas no turno estendido são cardiologia, genecologia e pediatra, que indicam os tratamentos farmacológicos e que são dispensados pela farmácia muito bem abastecida da unidade, no último dia 05 de abril o espaço coração azul foi inaugurado, o espaço é dedicado para a investigação e diagnóstico de TEA em crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, a unidade é a primeira a receber o espaço e promoverá a descentralização da oferta de atendimento para emissão de laudos para pessoas com a suspeita de Transtorno do Espectro Autista e que ainda não possuem diagnostico fechado. São ofertados atendimentos com terapeuta ocupacional, psicológico, psicopedagogo, fonoaudiólogo e nutricionista que farão a avaliação e a emissão de laudos necessários.

Todos os serviços de agendamento e consultas na UBS são Pedro ocorre de segunda a sexta, das 8h às 12 e das 14h às 18h.

2 Introdução

A Atenção Básica, ou atenção primária, é considerada “a porta de entrada” dos usuários ao sistema de saúde. Nela compreendem atividades de promoção, proteção e recuperação da saúde. Dentre os principais princípios da atenção básica, tem-se: universalidade do acesso, descentralização, integralidade da atenção, equidade e participação da comunidade.

A farmácia tem papel fundamental na saúde pública, em unidades básicas de saúde (UBS) e tem atribuições em todas as etapas do ciclo da assistência farmacêutica: seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação.

Na farmácia clínica, o farmacêutico pode ofertar diversos serviços para os usuários dos sistemas de saúde, por exemplo, o acompanhamento farmacoterapêutico, manejo de problemas de saúde autolimitados, educação em saúde, revisão da farmacoterapia, rastreamento em saúde, entre outros.

Nas farmácias das unidades básicas de saúde tem a finalidade de desenvolver as atividades de caráter técnico-gerenciais direcionadas ao medicamento, cujo a finalidade é garantir a disponibilidade adequada de medicamentos, sua qualidade e conservação, sendo realizadas ações de programação, solicitação, recebimento, armazenamento, controle de estoque, gerenciamento de resíduos químicos e farmacovigilância. 

Na unidade básica de saúde são Pedro observou-se que, são estabelecidos alguns procedimentos para aquisição de produtos farmacêuticos, como o levantamento através de inventários periódicos, com uma conferência de forma minuciosa semanalmente, podendo assim deixar a organização do estoque sempre atualizado e esse levantamento fica a cargo da farmacêutica técnica que é a responsável pela farmácia. Observou-se também que a Dispensação de medicamentos básicos e controlados tem um fluxo intenso na UBS. A farmácia também fica responsável em encaminhar os pacientes com problemas de saúde autolimitados como: diabéticos e hipertensos para serem avaliados pela equipe da saúde da família, assim como a saúde da mulher e umas das prioridades das equipes de PSF, as informações obtidas pelos profissionais de saúde servem como base e assim podem ser elaboradas estratégias para melhorar o atendimento aos usuários da UBS. Os levantamentos, através de inventários dos medicamentos controlados precisam ser constantemente de forma semanal pois são de uso continuo e a procura por eles é intensa.

Todos os atendimentos na farmácia são feitos de forma manual, pois a farmácia da UBS São Pedro ainda não dispõe de um programa de armazenamento informatizado, dessa forma impossibilitaria o cadastro dos pacientes que são atendidos, esse sistema de cadastro seria de grande ajuda e facilitaria a dispensação dos medicamentos, todas as especialidades médicas atendidas na UBS, orientam os pacientes a procurarem a farmácia da unidade.

3 atividades do Estagiário

O estágio supervisionado na farmácia é uma etapa de grande importância para a formação do farmacêutico, pois faz com que o aluno relacione o conteúdo teórico obtido em aula com a prática da profissão farmacêutica, e seu comportamento profissional e ético. O principal objetivo do estágio foi vivenciar a rotina de uma farmácia de uma UBS e observar o trabalho do farmacêutico em exercício das suas atividades, obter orientações de como analisar uma receita; o que precisa ser observado para ser feita a dispensação correta e segura dos medicamentos, verificar se as receitas apresentadas estão na validade, observar a posologia e fazer o cálculo da dosagem e dos dias que o medicamento iria ser ministrado pelo paciente, esses cuidados servem tanto para as receitas comuns como para receitas de controlados, depois da análise criteriosa de todas as informações descritas nas receitas, o próximo passo e separar os medicamentos que serão dispensados, no caso dos controlados, solicita-se um documento de identificação, precisa informa o endereço e um telefone para contato, na farmácia da UBS a cor da receita não influencia na dispensação da medicação, pois é aceito a receita de cor branca no caso de uma prescrição de medicamento controlado, mas faz-se necessário a cópia da receita, se o paciente não apresentar a cópia, ele é informado de que sua receita pode ficar retida na farmácia para o controle, durante a pandemia de Sars-CoV-2, as  regras foram alteradas temporariamente de seis (6) meses, contados a partir da data de publicação no D.O.U., podendo ser renovada sucessivamente por iguais períodos ou não, enquanto reconhecida pelo Ministério da Saúde, mas o decreto foi revogado e dessa forma a atenção precisa ser reforçada pois alguns médicos continuam prescrevendo medicações, principalmente os controlados para seis (6) meses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com