TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PROGRAMAS ESTRATÉGICOS

Por:   •  18/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.779 Palavras (12 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1        APRESENTAÇÃO        3

2        INTRODUÇÃO        4

3        ATIVIDADES        5

3.1 Atividades em Campo        5

3.2 Estudos de Caso        7

4        TERMO DE VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO        12

5        CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

REFERÊNCIAS        14

APÊNDICE        15

  1. APRESENTAÇÃO

O Estágio Supervisionado em Programas Estratégicos foi realizado na Farmácia Integrada de Araçuaí, localizada no seguinte endereço rua Irmã Amália, s/n, Bairro São Francisco na cidade de Araçuaí. Teve início no dia 10 de outubro de 2022 e término no dia 28 de outubro de 202, sendo a parte prática feita na Farmácia Integrada de Araçuaí e parte prática-teórica feita através do ambiente virtual de aprendizagem, através do desenvolvimento de atividades e planos de trabalhos, juntamente com o estudo de caso A (01) e B (02). Acessados através do portal do aluno e ainda de orientações do tutor presencial e remoto do curso de Farmácia da Faculdade Pitágoras - Unopar Polo de Araçuaí, totalizando assim 83 horas de estágio.

No início do estágio, o Farmacêutico do campo apresentou o local, onde realizou-se o estágio que começou na Farmácia Integrada de Araçuaí, onde recebemos orientações acerca da Hanseníase e Tuberculose e em seguida analisamos alguns dados sobre o assunto e recebemos algumas orientações. Terminando o mesmo na análise reflexão e execução dos objetos e atividades de estudo propostos no estágio.

  1. INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado é de extrema importância, uma vez que para formação de bons profissionais com raciocínio crítico e independência intelectual, exige relação entre as dimensões teóricas e práticas, integrando o aluno na realidade do trabalho em sua área profissional, possibilitando a observação da organização do serviço como um todo, vivendo experiencias que vai além da teoria da sala de aula.

No Estágio Supervisionado de Programas Estratégicos foi possível observar as responsabilidades e os desafios enfrentados no dia a dia da profissão, conhecendo o papel do farmacêutico na promoção, proteção e recuperação da saúde individual e coletiva com base nos Programas Estratégicos do Sistema único de Saúde.

  Em campo na Farmácia Integrada de Araçuaí fomos familiarizados com a logística e aos processos necessários para garantir aos usuários do serviço de saúde acesso igualitário a medicamentos e insumos para tratamento de doenças de perfil endêmico, como os da IST/AIDS, da malária, da leishmaniose, da hanseníase, entre outros, e acesso a medicamentos de alto custo

Também fomos orientados sobre o impacto que o farmacêutico tem para sociedade, na realização ações de orientação e educação, prevenção, diagnóstico, tratamento e controle de doenças e agravos de perfil endêmico, e sobre seu papel na componente especializado da assistência farmacêutica, com ênfase no impacto socioeconômico ou que acometem populações vulneráveis, contemplados em programas estratégicos do SUS.

  1. ATIVIDADES

3.1 Atividades em Campo

Durante a realização do estágio fomos assistidos pelo preceptor e pela supervisora de campo, sempre dispostos a sanar as dúvidas que foram surgindo no decorrer das atividades realizadas. Sendo realizado 7 horas às 13 horas, nesse período fomos realizando as atividades conforme a demanda de serviços da Farmácia.

Na Farmácia Integrada de Araçuaí, são atendidos usuários do Sistema Único de Saúde moradores do Bairro São Francisco, caracterizado por ser uma região de vulnerabilidade a população apresenta uma situação socioeconômica baixa e encontram na farmácia a possibilidade de conseguir medicamentos de alto custo, medicamentos para tratar doenças endêmicas, medicamentos da Portaria 344, entre outro.  Para que os pacientes tenham acesso a esses medicamentos é necessário que o farmacêutico elabore processos estratégicos junto a equipe de saúde.

Sendo as atividades desenvolvidas voltadas a realização de atividades clínicas (dispensação, incluindo atenção farmacêutica, administração, seguimento e adesão) e administrativas (seleção, programação, compra, armazenamento e distribuição) relacionadas a produtos farmacêuticos. Foi possível observar o protagonismo do farmacêutico como profissional de saúde essencial para garantir o acesso aos medicamentos e seu uso racional, recordando que, para garantir esse acesso e assistência farmacêutica, é essencial um profissional.

Durante a prática do estágio acompanhamos os processos administrativos, jurídicos e técnicos envolvidos na etapa de aquisição, pelos quais está sujeita a compra de medicamentos e demais produtos encontrados na Farmácia Integrada de Araçuaí.   No caso de medicamentos é exigido: Atestado(s) de Capacidade Técnico Operacional, Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE) emitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) ou Autorização Especial (AE) quando se tratar de medicamentos ou substâncias sujeitos a controle especial, Alvará Sanitário (ou Licença Sanitária) Estadual/ Municipal/ Distrital (vigente), conforme disposto na Lei nº 5.991, de 17 de dezembro de 1973, regulamentado no Decreto nº 74.170 de 10 de junho de 1974, Certificado de Registro do Produto, em plena validade, podendo ser cópia autenticada da publicação no Diário Oficial da União, Certidão de Regularidade Técnica vigente expedida pelo Conselho Regional de Farmácia do estado onde se situar a empresa vencedora, conforme Resolução CFF nº 577/2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (526 Kb)   docx (337.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com