TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Viscosímetro

Por:   •  21/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.128 Palavras (5 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Curso de Farmácia

Viscosímetro – Copo Ford

Professora: Roberta Signini

Aluna: Gabriele Borges Bontempo

4º Período

Anápolis, GO – 2020

  1. Introdução

A viscosidade de um líquido é a resistência ao escoamento. Quanto maior for a viscosidade do líquido, mais lento é o escoamento. Os líquidos de alta viscosidade, como o melaço na temperatura normal, ou o vidro fundido, são chamados de “viscosos”.

A viscosidade de um líquido é uma indicação da intensidade das forças entre as moléculas: interações intermoleculares fortes mantêm as moléculas unidas e não deixam que elas se afastem facilmente.

A precisão da viscosidade, porém, é muito difícil porque ela depende não somente da intensidade das forças intermoleculares, mas também da facilidade com que as moléculas assumem diferentes posições quando o fluido se move.

A viscosidade dos líquidos diminui com o aumento da temperatura.

A maior energia cinética das moléculas em temperaturas elevadas permite que elas vençam as forças de atração intermolecular e passem pelas moléculas vizinhas com mais facilidade. A viscosidade da água em 100°C, por exemplo, é apenas 1/6 do valor em 0°C, o que significa que a mesma quantidade de água escoa seis vezes mais rapidamente pelo mesmo tubo na temperatura mais elevada.

Existem vários tipos de instrumentos no mercado para medir a viscosidade cinemática de produtos com propriedades de Newton. Um desses instrumentos é um viscosímetro de Copo Ford (Figura 1), fácil de operar e usar.

[pic 2]

BARBOSA, A ; RODRIGUES, C. NOVA METODOLOGIA PARA CALIBRAÇÃO DE VISCOSÍMETROS DO TIPO COPO FORD

O viscosímetro copo Ford é um instrumento tradicional, geralmente usado para controlar a viscosidade cinemática de fluidos, como tintas, vernizes, resinas, etc. Geralmente é feito de alumínio polido e possui um orifício para a passagem do fluido. O orifício é de aço inoxidável e o interior é polido, com ou sem pés de nivelamento, para garantir a portabilidade e precisão do processo de medição.

Na medição da calibração do Copo Ford do mesmo tamanho e utilizando o mesmo óleo, o tempo de fluxo é diferente. Essa alteração geralmente ocorre quando as dimensões internas do viscosímetro são diferentes.

A utilização do Copo Ford é muito simples, desde que atenda às condições das normas existentes, os usuários podem medir em qualquer lugar.

De acordo com a norma NBR 5849, o Viscosímetro Copo Ford deve ser calibrado com pelo menos três óleos com viscosidades cinemáticas conhecidas para garantir que a faixa de medição do viscosímetro seja de 20s a 100s. Devem ser determinados e comparados a relação entre o desvio dos valores obtidos com os três óleos e o valor do gráfico ou equação padrão definida pela norma. Para desvios de menos de 3%, o viscosímetro será usado sem correção; para desvios de 3% a 10%, a curva de calibração deve ser usada para correção; para desvios de mais de 10%, recomenda-se substituir o orifício e recalibrar o viscosímetro.

  1. Objetivo

Determinar a viscosidade de fluidos, através de um viscosímetro do tipo copo Ford. Os fluidos utilizados nesse experimento foram o Azeite de Oliva Extra Virgem e um Detergente

[pic 3]

  1. Procedimento experimental

[pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9][pic 10]

[pic 11]

Os experimentos foram realizados em triplicata para que houvesse precisão nos resultados.

  1. Resultados e discussão

Viscosidade Dinâmica

A viscosidade dinâmica (μ) (também conhecida como viscosidade absoluta) é dada em termos de força requerida para mover uma unidade de área a uma unidade de distância.

Viscosidade Cinemática

A viscosidade cinemática (ν) é a relação entre a viscosidade dinâmica (μ) pela densidade (ρ):

[pic 12]

A fórmula para calcular a densidade de qualquer substância é dada por: d = m/v.

Azeite de Oliva Extra Virgem

Medida 1

22,50 segundos

Medida 2

22,45 segundos

Medida 3

22,71 segundos

Média: 22,55 segundos

Viscosidade cinemática “V”

69,43 mm2/s

Viscosidade Dinâmica “µ”

61,03 cP

Densidade Relativa – p

0,879 g/cm3

Por ser um fluido Newtoniano, o azeite torna-se um líquido mais fácil de fazer a determinação da sua viscosidade. Ao colocar o azeite no copo, ele não forma nenhuma bolha, tornando-se ideal para o experimento. O fio de azeite escoa bem rápido, demandando uma atenção maior para se pausar o cronometro no momento certo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (181.4 Kb)   docx (75.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com