TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Bioquímica

Por:   •  9/11/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIA DE VITÓRIA DA CONQUISTA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA 6°SEMESTRE

LINDINES DOS ANJOS SANTOS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE BIOQUÍMICA CLÍNICA

VITÓRIA DA CONQUISTA-BA 2022

LINDINES DOS ANJOS SANTOS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE BIOQUÍMICA CLÍNICA

Relatório de Estágio de Bioquímica Clínica decorrido no serviço da: UNIFTC – Rua Ubaldino Figuera, n°200, Vitória da Conquista, Ba– Sob orientação do Prof.o Manoel Neres Santos Nunes, compreendidas entre 08 de agosto e 05 de

setembro.

VITÓRIA DA CONQUISTA-BA 2022

Sumário

Capa Subcapa Coleta

Glicose enzimática Colesterol total enzimático Anexo I

Anexo II Anexo III Anexo IV Anexo V Anexo VI Anexo VII Anexo VIII Anexo IX Anexo X Anexo XI Referências

Atividades desenvolvidas

08/08/2022 prática 01- Coleta

No laboratório de microbiologia iniciamos nossa primeira prática com a revisão das etapas da coleta, o professor nos ensinou a como coletar sangue a vaco. Primeiro a realização da ficha do paciente, a anamnese. Em seguida fizemos duplas para realizamos a coleta, a minha dupla foi meu colega Guilherme primeiro ele tirou meu sangue orientado pelo professor, e depois que outra dupla praticou a coleta, eu coletei o sangue de Guilherme. Depois de lavar minhas mãos e vesti as luvas, garotei aproximadamente no braço uns 8cm acima do cotovelo, procurei a veia encontrei a veia intermediária do cotovelo, o professor confirmou que seria essa a melhor veia, desgarotei para preparar o material, enrosquei a agulha na seringa a vaco, umedeci o algodão. Em seguida, comecei a coleta, garotei o braço de Guilherme aproximadamente 8cm acima da veia (Anexo I), realizei a assepsia do local da coleta, perfurei a veia (Anexo II), conectei o tubo da tampa vermelha, desconectei e conectei outro, em seguida desgarro-tei o braço, a retirei o tubo, retirei a seringa pressionei o algodão no lugar da furada, identifiquei os tubos, coloquei u m adesivo no local da coleta.

A finalidade da coleta é obter amostra de sangue para analise, obter informações sobre doenças e funções dos órgãos, sendo utilizada para o diagnóstico de várias doenças.

Eu gosto de coletar sangue e deixar os outros coletarem meu sangue, só que é difícil para acertar a veia e tirar o sangue.

29/08/2022 prática 02- Glicose enzimática

Nessa aula no laboratório de microbiologia eu, Kessia e Ana Laura utilizamos a amostra de sangue de João Vitor para para calcularmos a glicose enzimática (Anexo III) dele. Utilizamos 3 tubos de ensaio identificados com B de branco, P de padrão e A de amostra. Colocamos 1ml de reagente em cada um dos 3 tubos, em seguida adicionamos 10 microlitros do padrão no tubo P homogeneizamos o tubo com o padrão e reagente (Anexo IV), adicionamos 10 microlitros da amostra de João Vitor no tubo A homogeneizamos a amostra com reagente. Incubamos, deixamos

os três tubos em temperatura ambiente por 5 min (Anexo V), pois a incubadora para incubar em 37°C estava quebrada, em seguida despejamos cada tubo em uma cubeta (Anexo VI). Levamos as cubetas para o espectrofotômetro manual na seguinte ordem: 1° P, 2° B e 3° A, com o lado lisa das cubetas virados para a luz (Anexo VII). Só que o espectrofotômetro não estava funcionando por isso não concluímos o teste.

A finalidade desse teste é determinar quantitativamente a glicose da amostra.

Esse teste é muito interessante e importante para o diagnóstico e monitoramento do Diabetes Mellitus, bem como no diagnóstico das acidoses metabólicas, hipoglicemias e desidratações. Sendo indicado principalmente para monitorar e diagnosticar diabetes.

Os passos são fáceis dá para fazer sem dificuldade apenas prestando atenção em todos os detalhes e etapas do teste. A maior dificuldade é o cálculo e o manuseio do espectrofotômetro, o maior problema foi os aparelhos estarem quebrados tanto a incubadora quanto o espectrofotômetro. Essas são minhas observações sobre essa técnica.

Não conseguimos o resultado do teste pois o espectrofotômetro estava quebrado dessa forma não tínhamos o valor do padrão e da amostra para calcularmos a glicose enzimática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (275.2 Kb)   docx (213 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com