TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Exame de Urina EAS

Por:   •  14/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 3

Análises Clínica I

Prof. Jairo Alves

Relatório de Exame de Urina EAS

1. INTRODUÇÃO

Como auxílio diagnóstico, o exame de urina é um exame indolor, simples de coletar e que resulta em resultados rápidos, muito mais dolorosos do que os exames de sangue que só podem ser coletados por meio de uma agulha. Os exames podem nos dar pistas importantes sobre a doença, principalmente sobre problemas renais e do trato urinário. A presença de sangue, células purulentas (pus), proteína, glicose e várias outras substâncias na urina é muitas vezes uma pista importante para uma doença que pode ainda não apresentar sinais ou sintomas muito óbvios. Só porque a urina parece completamente normal não significa que não possa conter alterações. Mesmo a presença de sangue é apenas microscópica e não pode ser identificada por nenhum outro método além de um exame laboratorial de urina. A urina também pode ser usada para investigar a presença de drogas no organismo, sejam elas legais ou ilegais. Porém para este tipo de análise, precisa ser solicitado no pedido de exame.

O exame simples de urina, chamado EAS, não visa fazer doseamentos de drogas ou medicamentos.

2. OBJETIVO(S)

Tomar conhecimento sobre o passo a passo do EAS, debatendo sobre como é feito e o motivo de ser feito. Sabemos que o EAS é feito para avaliar os aspectos físicos ( cor e pH), odor, e aspectos químicos, como presença de proteínas e corpos cetônicos, e a presença de elementos que normalmente não fazem parte da excreção urinária, como bactérias, cristais, muco, hemoglobina, células epiteliais, entre outros.

3. PROCEDIMENTOS

É feita a coleta da urina e após isso o paciente deverá levá-la refrigerada para o laboratório de análise. Geralmente a urina é coletada no próprio laboratório para que a mesma seja fresca. Primeiramente é observado a cor que deve ser amarela clara, o aspecto que deve ser límpido e o odor. Analisamos também a densidade com o urodensímetro.E também utilizamos a dipstick que é uma tira para análise de urina, mergulhamos a fita na urina e após 1 minuto utilizamos uma tabela de referência para comparar as cores dos quadradinhos. Estas fitas são capazes de identificar na urina os seguintes elementos: Densidade, pH, Glicose, Proteínas, Hemácias, Leucócitos, Cetonas, Urobilinogênio e bilirrubina, Nitrito, Cristais, Células epiteliais e cilindros.

Após estes processos nós precisamos analisar no microscópio, então é transferido uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com