TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso racional de Medicamentos

Por:   •  17/1/2023  •  Trabalho acadêmico  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 2

Uso racional de medicamentos

  1. O que é Uso Racional de Medicamentos? Busque o conceito proposto pela Organização Mundial de Saúde.

De acordo com a OMS o uso racional de medicamentos é quando os pacientes recebem medicamentos para suas condições clínicas em doses adequadas as suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade.

  1. Quais são as consequências em não se utilizar os medicamentos de forma racional?

Um dos riscos mais frequentes para a saúde do individuo que costumam se automedicar é intoxicação e resistência a remédios, também é comum ocorrer reações alérgicas, dependência e até a morte.

  1. Quando o paciente utiliza mais de 5 medicamentos é correto afirmar que ele faz uso irracional de medicamentos? Justifique.

Não, para ser considerado um uso irracional de medicamentos o paciente teria que estar utilizando o medicamento em uma dose inadequada sem ser receitado por um profissional capacitado, se todos os medicamentos estiverem em uma dose adequada e foram receitados por um profissional capacitado é incorreto afirmar que o paciente está fazendo um uso irracional dos medicamentos.

  1. Se o paciente vai a drogaria e compra Dipirona sem receita médica ele está utilizando esse produto de forma irracional? Justifique.

Sim, pois ele está utilizando o medicamento sem recomendação médica, então não foi analisado por um profissional se aquele é o remédio mais adequado para a condição clínica nem a dose adequada.

  1. E se no caso acima o paciente é orientado pelo farmacêutico sobre o uso da dipirona, isso é uso irracional de medicamentos?

Não, o farmacêutico tem o conhecimento necessário para orientar o paciente se é adequado o uso do dipirona e a dose correta.

  1. É perigoso utilizar antibiótico sem receita ou indicação correta? Isso é uso irracional de medicamentos?

Utilizar antibiótico sem receita ou indicação correta é considerado uso irracional de medicamentos, o uso irracional de antibióticos tem vários perigos um deles é tornar as bactérias mais resistentes, que pode acabar ocasionando infecções mais graves, onde será necessário o uso de antibióticos mais fortes.

  1. Conte aqui uma história que você já vivenciou (ou já ouviu falar) de uso irracional e medicamentos.

Minha avó costumava utilizar diversos medicamentos para dor sem indicação correta o que acabou ocasionando diversos problemas de saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (32 Kb)   docx (150.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com