TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA: Uso Racional de Medicamentos – Campanha 5 de maio

Por:   •  7/6/2018  •  Resenha  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  684 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADE INTEGRADA CARAJÁS

RESENHA CRÍTICA: Uso Racional de Medicamentos – Campanha 5 de maio

REDENÇÃO

2018

RESENHA CRÍTICA: Uso Racional de Medicamentos – Campanha 5 de maio

[pic 2]

REDENÇÃO

2018


FUNAKI, Gilson, et al. Uso Racional de Medicamentos – Campanha 5 de maio. UEPG, anais 9° CONEX. 2011, pdf 167.

RESENHA CRÍTICA

Verônica de Sousa Ribeiro1 e

Cleber Ferreira Pimentel 2

O presente texto trata - se de uma resenha descritiva crítica, que tem como texto - fonte o artigo “ Uso Racional de Medicamentos – Campanha 5 de maio ”, o qual tem como autores e colaboradores, os graduandos, Acadêmicos de Farmácia da UEPG, Gilson Funaki, Luiz Fernando Braga, Josyel Olszenski, a Mestre, Professora da UEPG, Gerusa Halila e o Doutor, Professor da UEPG, Silvaldo Baglie.

Com uma linguagem simples e clara, os autores relatam os resultados e a experiência da realização anual do evento, o qual é o tema e título do artigo em questão, na cidade de Ponta Grossa, Paraná, sendo este realizado também em todo território nacional (Campanha 5 de Maio), onde o dia 5 de maio é conhecido como o Dia Nacional da Luta dos Estudantes de Farmácia.

Tento como um dos principais objetivos da campanha, possibilitar aos futuros profissionais farmacêuticos, a oportunidade de desenvolverem atividades relacionadas com a prática profissional e, ainda, beneficiar a população com orientações e serviços oferecidos, favorecendo a interação profissional e comunidade.

Assim, usando de base os resultados destas atividades em anos anteriores, foi possível desenvolver um levantamento de dados para elaboração e definição de um perfil epidemiológico da comunidade que participou do evento. Resultados estes que foram detalhadamente explanados, assim como também todas as etapas da pesquisa, no referido artigo, por meio de tópicos específicos (objetivo, metodologia, resultados e conclusão).

Para melhor aplicabilidade da metodologia escolhida pelos pesquisadores, o local escolhido para o desenvolvimento da Campanha foi o Terminal Central de Ônibus da cidade de Ponta Grossa, devido ser uma área circulação de fluxo comum para várias pessoas, as quais foram questionadas quanto ao interesse e se dispunham a receber informações sobre         uso racional de medicamentos, através da utilização de panfletos e entrevista pessoal.

Houve ainda a exposição de plantas medicinais, para a identificação dos tipos mais utilizados pela população, orientação sobre uso adequado e cuidados no preparo dos chás, uso da Homeopatia, além da determinação de pressão arterial buscando conscientizar os pacientes a respeito da importância do tratamento desta doença.

Ao avaliar os resultados, FUNAKI e seus colaboradores, observaram que das 512 pessoas que foram atendidas para determinação de pressão arterial, apresentavam de 13 a 87 anos de idade, das quais, 43% estavam com os valores da PA com alguma alteração e 61,3 % eram mulheres. Boa parte desses indivíduos não fazem o uso de qualquer medicamento para controle da pressão, tanto por desconhecimento como por descaso. Entretanto em contrapartida, havia indivíduos que mesmo fazendo uso de sua medicação, o fazia em horários inadequados ou medicamento não estava sendo efetivo.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (118.5 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com