TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FATORES ASSOCIADOS AO USO DE MEDICAMENTOS SEM PRESCRIÇÃO MÉDICA ENTRE GESTANTES.

Trabalho Universitário: FATORES ASSOCIADOS AO USO DE MEDICAMENTOS SEM PRESCRIÇÃO MÉDICA ENTRE GESTANTES.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  2.784 Palavras (12 Páginas)  •  564 Visualizações

Página 1 de 12

FATORES ASSOCIADOS AO USO DE MEDICAMENTOS SEM PRESCRIÇÃO MÉDICA ENTRE GESTANTES.

FACTORS ASSOCIATED TO THE USE OF MEDICATION WITHOUT PRESCRIPTION AMONG EXPECTANT MOTHERS.

NEUWALD, C.1; NEUWALD, U. M. C. 2

1Acadêmica do Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN. Rua Balbina de Matos, 2121. Dourados, MS.

2 Biomédica. Acadêmica da NOVAFAPI faculdade. Departamento da área de ciências da saúde, especialização em Hematologia Clínica. Teresina, PI, Brasil

E-mail para correspondência: carla_neuwald@yahoo.com.br

Atualmente cursando 8º semestre do Curso de Farmácia do Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN.

RESUMO

A automedicação é o uso de medicamentos sem a orientação e/ou prescrição de um médico, sendo que esse uso indiscriminado de medicamentos pode trazer sérios riscos à saúde da população. O objetivo deste estudo foi avaliar o uso irracional de medicamentos por mulheres na fase gestacional que fazem o pré-natal na Unidade Básica de Saúde Seleta, localizado na cidade de Dourados-MS. O trabalho foi realizado através de uma metodologia que consistiu em abordar 65% gestantes que freqüentavam a Unidade Básica de Saúde Seleta, onde elas responderam um formulário que possuía perguntas fechadas com variáveis dependentes e independentes. Dos formulários analisados foram observados que das 109 gestantes entrevistadas, 55 (50,5%) fazem uso da automedicação, onde 89 (81,65%) delas informaram armazenar medicamentos em casa. Podendo concluir que o uso de medicamentos sem prescrição e/ou orientação médica no presente estudo foi uma prática realizada por cerca de metade das gestantes entrevistadas, como forma de solucionar eventuais problemas de saúde. Muitas das gestantes entrevistadas mantêm medicamentos guardados em casa, um fator que facilita o acesso ao mesmo e, portanto contribui para o uso se as devidas informações técnicas sobre a posologia, dose e duração do uso.

Palavras-chave: Gravidez, automedicação, riscos.

ABSTRACT

The self-medication is the medicine use without the orientation and/or lapsing of a doctor, being that this indiscriminate medicine use can bring serious risks to the health of the population. The objective of this study was to evaluate the use medicine irrational for women in the gestation phase who make the prenatal one in the Basic Unit of Select Health, located in the Dourados-MS city. The work was carried through through a methodology that consisted of approaching 65% pregnant woman that frequented the Unit Basic of Select Health, where they had answered a form that to have closed questions with dependent and independent 0 variable. Of analyzed forms they had been observed that of the 109 interviewed pregnant woman, 55 (50,5%) make use of the self-medication, where 89 (81,65%) of them had informed to store medicines in house. Being able to conclude that the medicine use without lapsing and/or medical orientation in the present study was one practical one carried through for about half of the interviewed pregnant woman, as form to solve eventual problems of health. Many of the interviewed pregnant woman keep medicines kept in house, a factor that facilitates the access exactly to the e, therefore contribute for the use if the had information techniques on the dosage, dose and duration of the use.

Keywords: Pregnancy, self-medication, risks.

Introdução

A população brasileira tem por hábito freqüente, o uso de medicamentos sem consulta previa, caracterizando o ato da automedicação. O Brasil está entre os dez maiores consumidores de medicamentos do mundo (BOCK & TARANTINO, 2001). A automedicação não é nada mais do que o uso de medicamentos sem a orientação de um médico sendo que esse uso indiscriminado dos medicamentos pode trazer sérios riscos à saúde da população (CASAGRANDE et al., 2004).

A causa mais comum, de se fazer o uso da automedicação, são alívios para suas dores, em inúmeras ocasiões, freqüentemente os medicamentos mais usados pelos indivíduos são aqueles destinados a gripe, febre, dores de garganta, etc. (EDITORIAL, 2001).

Entre a população que fez uso da automedicação para alivio imediato de seus problemas de saúde, está uma parcela de mulheres gestantes, que devido às mudanças fisiológicas características da fase gestacional, utilizam de forma indiscriminada, certos medicamentos para combater náuseas, anemias, dores e carências nutricionais. Nestes casos a automedicação torna-se duplamente arriscada, colocando em risco não só a vida daquele que se automedica, mas também do feto em formação (MENGUE et al., 2004)

Esta pesquisa visa avaliar o uso irracional de medicamentos por mulheres em fase gestacional que fazem o pré-natal na Unidade Básica de Saúde Seleta, localizado na cidade de Dourados – MS. Avaliando o freqüente o uso de medicamentos sem prescrição médica durante a gestação; Identificando o número de gestantes que fazem o uso de medicamentos separados por grupos, de acordo com o nível de escolaridade de cada mulher; Avaliando a porcentagem (%) de gestantes que utilizam medicamentos sem obterem informação alguma e também conscientizar as gestantes sobre os riscos da automedicação.

Materiais e Métodos

Foi realizada uma pesquisa no período de Junho e Julho de 2007, na Unidade Básica de Saúde Seleta, localizada na cidade de Dourados-MS. Participaram da pesquisa 142 mulheres em fase gestacional correspondente a 65% do total de gestantes atendidas na Unidade Básica de Saúde Seleta.

Foi utilizado como instrumento para a coleta de dados um formulário de perguntas fechadas com variáveis dependentes e independentes. Os formulários foram entregues as gestantes enquanto elas esperavam para serem atendidas, antes que elas começassem a responder o formulário elas foram convidadas a assinar o termo de consentimento livre e esclarecido e após elas terminarem o formulário, foi explicado a cada uma separadamente sobre os riscos que o uso de medicamentos sem orientação médica pode trazer a saúde.

Resultados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com