TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CRITÉRIOS STOPP E START

Por:   •  1/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 2

Aluna: Juliane Medeiros dos Santos

RESUMO- CRITÉRIOS STOPP E START

O uso de medicamentos inapropriados é altamente prevalente entre pessoas idosas, particularmente aquelas que se encontram em um hospital com doenças agudas. Alguns medicamentos são considerados inapropriados ou potencialmente inapropriados na velhice devido ao maior risco de intolerância relacionada a farmacodinâmica ou farmacocinética adversas. Adicionalmente, apresentando os idosos elevados índices de comorbilidades, pode igualmente verificar-se que, ainda que polimedicados, é possível a coexistência de situações clínicas para as quais não foi instituído tratamento farmacológico, de acordo com guidelines da “melhor prática clínica”, essencialmente aplicáveis à medicina preventiva. A ocorrência deste fenômeno pode ser designada como a existência de medicamentos potencialmente omissos (mpo). Através da revisão da medicação baseadas em critérios explícitos, os critérios STOPP (Screening Tool of Older Person’s Prescriptions) e START (Screening Tool to Alert Doctors to Right Treatment) são exemplos de ferramentas que procuram dar resposta a esta problemática.

Os critérios STOPP, foram desenvolvidos através do método de Delphi e correspondem a 65 itens, subdivididos em cinco sistemas fisiológicos, com o objetivo de simplificar o processo de revisão da medicação do doente. Na identificação dos critérios consideraram-se interações farmacológicas, contraindicações, precauções e duplicações terapêuticas. Vários estudos mostram que os critérios STOPP, comparativamente aos critérios de Beers, tornam o processo de identificação de medicamentos potencialmente inadequados mais simples e mais eficaz.

Os critérios START correspondem a 22 critérios, que são igualmente subdivididos em categorias correspondentes a seis sistemas fisiológicos. O fundamento para o seu desenvolvimento se relaciona com a evidência produzida sobre valor acrescentado de determinadas terapêuticas (por exemplo, a metformina como medicamento de primeira linha no tratamento da diabetes), bem como com a demonstração de eficácia na prevenção de eventos evitáveis (por exemplo, estatinas em doentes com elevado risco cardiovascular). Além das vantagens apresentadas anteriormente, os critérios STOPP e START, ao contrário dos critérios de Beers, identificam os medicamentos potencialmente inadequados e medicamentos potencialmente omissos a partir do grupo farmacológico, o que permite que o processo de análise se torne mais rápido e eficiente. Além disso, a utilização conjunta dos critérios START e STOPP permite contribuir de forma global para a melhoria da qualidade da terapêutica.

REFERÊNCIAS

  • Hamilton H, Gallagher P, Ryan C, Byrne S, O’Mahony D. Potentially Inappropriate Medications Defined by STOPP Criteria and the Risk of Adverse Drug Events in Older Hospitalized Patients. Arch Intern Med.2011;171(11):1013–1019. doi:10.1001/archinternmed.2011.215
  • O’MAHONY, D. et al. Stopp & start criteria: a new approach to detecting potentially inappropriate prescribing in old age. European geriatric medicine, v. 1, n. 1, p. 45-51, fev. 2010.

  • NÁPOLES, C. M. de et al. Revisão da medicação em idosos institucionalizados: aplicação dos critérios stopp e start. Revista portuguesa de farmacoterapia, v. 6, n. 4, p. 211-220, out. 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (110.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com