TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PANCREAS ENDÓCRINO E DIABETES

Por:   •  20/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS

FISIOLOGIA II

              ADRIANA CRISTINA DE AZEREDO RA: 2485736650

JOVANA LÚCIA CARDOSO BORGES RA: 2485728282

NICOLE RODRUIGUES DOS SANTOS RA: 1570202402

              PATRÍCIA LUIZA DA SILVA RA: 1580122461

              RODRIGO DIEGO DE LIMA RA: 1587955568

PÂNCREAS ENDÓCRINO E DIABETES

PROF. RODRIGO FERNANDES DE LIMA

6° PERÍODO NOTURNO

ANÁPOLIS GO

                                                  2017

PÂNCREAS ENDÓCRINO E DIABETES

  No presente relatório vamos abordar a fisiologia do pâncreas endócrino, e sua respectiva correlação com a diabetes. Em Relação à anatomia que obtemos do pâncreas, podemos afirmar que: Ele e uma única Glândula, Retroperitoneal e também exerce duas funções que é exócrina e endócrina. O pâncreas também possui dois tipos de tecidos: que são as ilhotas de Langherans e os ácinos. No pâncreas são produzido os seguintes hormônios; a insulina, Glucagon, Somastostatina e polipeptídios pancreáticos, cada um com sua função específica no controle da diabetes.

  A ausência ou desequilíbrio dos hormônios citados a cima, pode levar a um quadro de diabetes, induzindo o indivíduo a sofrer alguns sinais e sintomas da doença, tais como, cegueira, fraqueza, ataques cardíacos, problemas renais, dentre outros.

Um dos hormônios essenciais no controle da diabete e a insulina, e a ação dessa insulina no organismo se desenvolve através da absorção do carboidrato, fazendo com que o organismo transforme o carboidrato em glicose, enquanto o pâncreas já produz a insulina para que as células recebam a glicose, recebendo a glicose as células são nutridas, e a glicose que não foi absorvida e armazenada no fígado em forma de glicogênio, ao decorrer de um exercício físico o Glucagon exerce sua função aumentando sua taxa, para obter a quebra de glicogênio para que seu corpo gere energia controlando a glicemia que está caindo.

  Com relação aos tipos de diabetes, Existem dois tipos, a dependente diabetes mellitus 1, que é a produção insuficiente de insulina pelo pâncreas, e a independente que a diabetes mellitus 2, ela faz com que os receptores da células  não reconheçam a insulina.

  Para o indivíduo diabetes insulina dependente existem alguns sintomas, muita sede, fadiga, urina frequente, perda de peso, mal cheiro. Para o indivíduo diabetes insulina não dependentes hipertensão arterial, obesidade, hiperlipidêmia, vida sedentária, excesso de gordura abdominal, consumo de gordura e doces em excesso e peso excessivo.

Tem algumas complicações que podem ser encontradas como, macroangiopatia, disfunção sexual, infecção, hipertensão arterial, pé diabético, neuropatia, nefropatia, retinopatia.

Referência bibliográfica

http://pdf.blucher.com.br.s3-sa-east 1.amazonaws.com/openaccess/9788580391893/20.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (105.9 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com