TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pancreas

Resenha: Pancreas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  Resenha  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  809 Visualizações

Página 1 de 2

É uma glândula mista (endócrina e exócrina) que derrama seu conteúdo enzimático no duodeno, colaborando com a digestão alimentar. Também secreta no sangue importantes hormônios que participam do metabolismo dos carboidratos.

Função Exócrina: a porção exócrina é responsável pela produção do suco pancreático - rico em bicarbonato, sódio, potássio, cloro, etc. Este também é rico em enzimas digestivas (amilase e a lipase pancreáticas, a tripsina e as peptidases) e é transportado até o duodeno através de um ducto excretor.

Função Endócrina: a porção endócrina do pâncreas representa de 1% a 2% do total do órgão e é composta por pequenos conjuntos de células (ilhotas de Langerhans) dispersos pelo órgão que produzem hormônios. Os hormônios pancreáticos são: a insulina, o glucagon, a somatostina e o polipeptídeo pancreático. Eles participam do controle da glicemia (taxa de glicose – açúcar – no sangue).

O pâncreas é um órgão que contém dois tipos básicos de tecido: os ácinos, produtores de enzimas digestivas, e as ilhotas, produtoras de hormônios.

O pâncreas secreta enzimas digestivas ao duodeno e hormônios à corrente sangüínea.

As enzimas digestivas são liberadas das células dos ácinos e chegam ao ducto pancreático por vários canais.

O ducto pancreático principal une-se ao ducto biliar comum no esfíncter de Oddi, onde ambos drenam para o interior do duodeno.

As enzimas secretadas pelo pâncreas digerem proteínas, carboidratos e gorduras.

As enzimas proteolíticas, que quebram as proteínas em uma forma que o organismo possa utilizar, são secretadas em uma forma inativa.

Elas são ativadas somente quando atingem o trato digestivo.

O pâncreas também secreta grandes quantidades de bicarbonato de sódio, que protege o duodeno neutralizando o ácido oriundo do estômago.

Os três hormônios produzidos pelo pâncreas são a insulina, que reduz o nível de açúcar (glicose) no sangue; o glucagon, que eleva o nível de açúcar no sangue; e a somatostatina, que impede a liberação dos dois outros hormônios.

Fonte: www.msd-brazil.com

Pâncreas

O pâncreas é uma glândula mista: exócrina e endócrina. A porção exócrina produz muitas das enzimas digestivas necessárias à função gastrointestinal.

A porção endócrina compreende ilhas distintas de células, chamadas ilhotas de Langerhans. Estas células, situadas dentro das ilhotas, produzem dois hormônios que regulam a concentração de glicose no sangue. A insulina é um hormônio polipeptídeo produzido pelas células beta que reduzem o nível de glicose na circulação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com