TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização em unidades de saúde

Por:   •  21/8/2016  •  Resenha  •  1.177 Palavras (5 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 5

O Hospital Clínico de Barcelona é um hospital universitário que foi fundado em 1906, e que pertence à rede pública hospitalar da Catalunha. Através de quase todas as especialidades médicas e cirúrgicas, o hospital é ativo na área de assistência, pesquisa e ensino, seja diretamente ou através de empresas relacionadas. O Hospital funciona como um hospital de comunidade, o principal fornecedor pública sua área de referência da cidade de Barcelona, com uma população de 540.000 habitantes e, simultaneamente, como um hospital terciário e alta complexidade, o desenvolvimento de linhas de atividade para os pacientes, não só na Catalunha, mas também em Espanha e até mesmo internacionalmente. O hospital desenvolve seus serviços em vários locais: A maternidade é um delas. A fim de assegurar a continuidade dos cuidados e fornecimento abrangente de serviços de saúde, do Hospital das Clínicas participa na gestão de centros de cuidados primários, desenvolve atividades de saúde mental e estabelece alianças com outros centros para atender as necessidades de saúde dos seus pacientes.

Com o passar dos anos as mudanças não foram somente arquitetônica, a estrutura organizacional do hospital foi radicalmente revisada no ano de 1996, para reagrupar as diferentes especialidades, foi estabelecida 9 institutos e 2 centros, cada um liderado por um médico.

A entidade Barnaclínic ligada à do centro de saúde Hospital, tem a vocação para desenvolver atividades de assistência para pacientes particulares.

O hospital clinico apesar da situação financeira frágil nos seus primeiros anos, atraiu médicos de prestígio durante todas as décadas como um lugar onde eles poderiam combinar sua prática clínica, ensino e pesquisa. O hospital possuiu entre membros de seu pessoal médicos como Joan Rodés, que criou as estruturas de pesquisa, Josep Maria Gil Vernet, que realizou o primeiro transplante de rim na Espanha em 1965, Ciril Rozman, executor do primeiro transplante de medula óssea halogênica em 1976, ou Laureano Fernández-Cruz, que em 1983 realizou o primeiro transplante de pâncreas. Na década de 70, os médicos abdicaram de um aumento salarial sob a condição de que esse dinheiro fosse reservado para apoiar licenças sabáticas.

Atualmente cerca de 40% de nossos médicos estiveram em licenças sabáticas de pesquisa.” Em termos de produção científica, o Hospital Clínico teve a emissão mais alta de artigos revisados por pares entre os centros de saúde espanhóis.

No ano de 1996 a gerência do hospital decidiu modificar a organização de tratamento.

Na época, o hospital estava organizado em três divisões: medicina, cirurgia e serviços centrais. Abaixo delas estavam 54 serviços, que coincidiam com as especialidades médicas. Mas as divisões eram muito grandes; era difícil administrar seus orçamentos por exemplo.

Era preciso encontrar uma estrutura que fosse mais direcionada à pacientes e processos, garantindo que serviços e recursos fossem organizados para melhor atender às necessidades dos pacientes.

As mudanças que ocorreram em 1996 também trouxe um novo sistema de desenvolvimento duplo para os médicos.

Esse novo sistema tinha como proposito reconhecer as qualificações médicas, realizações e experiência crescente através de sua progressão em um caminho na “carreira profissional”, tudo enquanto continuando a recompensar o avanço dos médicos assumindo responsabilidade de liderança através de um caminho de "carreira gerencial.

Os médicos que tinham contratos com mais de 6 meses de duração foram avaliados e nomeados por um Comitê de Eleição de cinco representantes de gestão e quatro de médicos. Tendo um mínimo de seis votos era necessário para eleger um candidato.

Fora de sua carreira médica, os médicos podiam ser nomeados para cargos de liderança dentro de seus institutos.

Os médicos lideres eram nomeados para períodos de 4 anos, que poderiam ser renovado uma vez. Os critérios de seleção eram similares para todos os cargos de liderança.

Os Líderes retinham a base salarial de sua categoria profissional e recebiam pagamento variável adicional ligado aos objetivos anuais.

Com a mudanças feitas pelo Dr. Zabalegui, que era diretor executivo da enfermagem e dos diretores de enfermagem do instituto e enfermeiros chefe os enfermeiros participavam das decisões em todos os níveis. Os enfermeiros sempre trabalhavam intensamente com os médicos. Mas antes dos institutos nós éramos subordinados aos chefes de serviços, enquanto agora o diretor de enfermagem de instituto é parte da equipe de liderança do instituto. Foi uma grande mudança, pois na maioria dos hospitais espanhóis a enfermagem ainda é subordinada ao diretor médico e seus serviços.

Na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (74.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com