TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Direitos Humanos

Por:   •  15/10/2015  •  Resenha  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 2

 "Onde, afinal, começam os direitos humanos?" 

A ideia de direitos humanos começa com um compromisso fundamental com a dignidade, que é direito inato de todos os homens, mulheres e crianças. O direito a vida, a alimentação, a saúde, a moradia, a educação, o direito ao afeto e a livre expressão, começa a nossa volta, nos ambientes que vivemos, com as pessoas que vivemos, saber que todas as pessoas nascem iguais em dignidade e direitos, não podemos esquecer que todos somos humanos e que não existe um direito mais importante que o outro, a descriminação, o preconceito, o racismo devem ser extintos da sociedade para podermos viver em paz

Qual a sua posição sobre a DUDH?

Para mim a DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, da Assembleia Geral das Nações Unidas, 1948 tem tamanha importância para que todo ser humano possa ter uma vida digna e para ser protegido de preconceitos e descriminações. A DUDH tem como principio estimular o respeito dos direitos humanos e liberdades fundamentais de todas as pessoas sem distinção de raça, sexo, idioma ou religião, para que possamos saber que todas as pessoas possuem valor moral igual perante a lei.

Essa expressão DUDH é utilizada para designar o conjunto de normas que refletem valores e preocupações fundamentais para a existência digna do ser humano e da Humanidade.

Promover a paz e igualdade entre os seres humanos, para um mundo no qual todos sejam livres para falar, crer, libertos do preconceito, do racismo, do terror e da miséria.

"A crise de abastecimento de água no estado de São Paulo foi discutida na Assembleia Legislativa. A relatora especial da ONU para Água e Saneamento, Catarina Albuquerque, participou deste debate e disse que a água deve ser encarada como um direito e não apenas como um serviço a ser fornecido à população."

Qual ou quais artigos da DUDH justificam esta colocação da relatora? 

Artigo XXV

   1. Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle. 

Conclusão

A Humanidade precisa ser reconhecida por pessoas com valor Igual, mas Indivíduos e culturas diferentes. Assim os direitos humanos correspondem a necessidades essenciais da pessoa humana, para que a pessoa possa viver com dignidade, pois a vida é um direito humano fundamental. E para preservar a vida todos tem que ter direito a alimentação, a saúde, a moradia, a educação, e tantas outras coisas. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com