TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Heterosídeos Cardi ativos

Por:   •  24/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.629 Palavras (7 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO:

       Alguns esteroides presentes na natureza são caracterizados pela sua alta especificidade e poderosa ação que exercem no musculo cardíaco. (RATAS, BRIDI, 2007)

    Esses esteroides ocorrem como glicosídeos esferoidais e devido a sua ação sobre o musculo cardíaco, são denominados de glicosídeos cardioativos ou cardíacos. Embora os termos glicosídeos digitálicos e glicosídeo cardioativo sejam, em geral, utilizados como sinônimos, glicosídeo cardioativo e um termo muito mais abrangente; o termo glicosídeo digitálico deve ser reservado para os agentes derivados das espécies do gênero Digitalis (popularmente conhecidas como digital ou dedaleira). Essas substancias constituem um grupo químico perfeitamente individualizado e de grande homogeneidade estrutural e farmacológica. (RATAS, BRIDI, 2007)

      No reino vegetal, os glicosídeos cardioativos são restritos as Angiospermas, indicando que existem algumas características especiais no metabolismo esteroidal de plantas com flores. A distribuição desses compostos e restrita e esporádica, isto e, ocorrem em algumas dezenas de gêneros, distribuídos desigualmente em uma dezena de famílias. (RATAS, BRIDI, 2007)

O precursor da genina esferoidal é o esqualeno. Admite-se geralmente que os cardenolideos sejam resultantes da condensação de um derivado dá serie do pregnano (20-cetopregnano) funcionalizado (5p-pregnan-3,14,21-triol-20-ona) e uma unidade dicarbonada (acetato) ou tricarbonada (propionato) (figura 1). (RATAS, BRIDI, 2007)

[pic 1]

A estrutura dos heterosideos (figura 2) apresenta-se da seguinte maneira:

As oses estão ligadas a genina de natureza esteroidal atraves da hidroxila p em C-3, sendo que, em um caso particular das Asclepiadáceas I, podem estar ligadas ao C-3 e C-2 formando uma estrutura cíclica. Os resíduos de hexoses podem variar de um a quatro, unidos por ligações p 1-4. Quando a glicose está presente, encontra-se sempre na porção terminal da estrutura. Classicamente, os heterosideos podem ser distinguidos em primários e secundários. Os primários encontram-se geralmente nas plantas frescas, apresentando uma molécula terminal de glicose, que pode ser facilmente eliminada por hidrolise durante o procedimento de secagem, formando os heterosideos secundários. (RATAS, BRIDI, 2007)

[pic 2]

        Todas as geninas tem em comum o esqueleto tetracíclico característico dos esteroides. O encadeamento dos ciclos A/B, e do tipo cis, raramente trans (nas Asclepiadaceas), B/C trans e C/D cis, sendo esse último carater conformacional, especifico dos cardioativos. Todas as geninas apresentam duas hidroxilas, uma secundaria em C-3P e uma terciaria em C-14P; um hidrogênio ou uma hidroxila em C-5 e uma média em C-13.0 último elemento que completa a estrutura básica das geninas cardiotônicas e a presença de um ciclo lacônico a,p insaturado na posição C-17p acima do plano da molécula. (RATAS, BRIDI, 2007)

O tamanho do anel lacônico permite distinguir dois tipos de genina: cardenolideos e bufadienolideos. Os mais prevalentes na natureza são os cardenolideos que possuem ciclo lacônico com quatro carbonos, C23 com y-butirolactona-a,p-insaturada. Os bufadienolideos são menos abundantes entre os vegetais, podendo ser encontrados também no reino animal. O anel lacônico dos bufadienolideos e formado por cinco carbonos, C24 com uma y-lactona-di-insaturada (= pentadienolideo). O nome bufadienolideo e derivado de Bufos.  (RATAS, BRIDI, 2007)

     Em geral, os heterosideos cardioativos sao mais potentes do que as geninas correspondentes, porem causam efeitos toxicos similares. A porção genina do heterosideos retém a atividade cardíaca mesmo quando isolada. Porém, a porção osidica confere propriedades de solubilidade, importantes na absorção e distribuição dessas moléculas, e a conformação e a estereoquimica dos açúcares influenciam a afinidade da ligação pelo sitio ligante da proteína receptora. (RATAS, BRIDI, 2007)

        A atividade eardiotonica dos heterosideos pressupõe a existência de alguns fatores estruturais essenciais ou, pelo menos, favoráveis a atividade, (RATAS, BRIDI, 2007)

    Geralmente, os heterosideos sao preferencialmente solúveis em agua

e ligeiramente solúveis no etanol e clorofórmio. A polaridade da molécula

depende da presença ou ausência de hidroxilas suplementares, que determinam

o grau de lipofílica e definem a farmacocinética dos heterosideos cardioativos. (RATAS, BRIDI, 2007)

        Devido ao baixo conteúdo de heterosideos cardioativos presentes nas plantas, os extratos, para a caracterização desses compostos, devem ser purificados e concentrados. Para extração dos heterosideos primários, sao utilizadas plantas frescas ou submetidas a operações de estabilização. (RATAS, BRIDI, 2007)  

     Por inativação enzimática ocorre a conservação da cadeia de açúcares. A passagem da planta pela operação de secagem ocasiona a perda da molécula de açúcar terminal, com obtenção dos heterosideos secundários. (RATAS, BRIDI, 2007)

    A reação muito utilizada para identificação dos açúcares e a de Keller-Kiliani: adição de ácido sulfúrico concentrado a solução de heterosideos em ácido acético concentrado, contendo sais férricos. Forma-se um anel vermelho pardo e a solução acética adquire lentamente coloração azul-esverdeada. Heterosideos, como a ouabaína, em que a parte osidica e uma ramnose, isto e uma 6-desoxi-hexose, não resultam em reação positiva (falso-negativo), mas outros heterosideos não cardioativos da 2,6-didesoxi-hexose como digitanol, resultam em faiso-positivo. (RATAS, BRIDI, 2007)

    A reação de Keller-Kiliani e considerada como um ensaio particular dos desoxi-acucares e dos heterosideos facilmente hidrolisáveis que os contem, diretamente ligados as geninas. Porém, quando os extremos das cadeias glicídicas aparecem formados por radicais de glicose, o ensaio e negativo, mesmo quando possuem desoxi-acucares. (RATAS, BRIDI, 2007)

  Reações atribuídas a estrutura particular das geninas carecem de especificidade e, desse modo, todas as reações para o núcleo esteroidal sao validas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (254.9 Kb)   docx (123.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com