TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERFIL DOS MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS PRESCRITOS EM UMA FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO DE BARRA DO GARÇAS-MT

Por:   •  3/4/2020  •  Seminário  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

PERFIL DOS MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS PRESCRITOS EM UMA FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO DE BARRA DO GARÇAS-MT

SANTOS, Adriele Silva dos1; SANTOS, Anna Lettycia Vieira dos2; FREITAS, Bibiane Queiroz3

     1 Relator(a) – Discente do Curso de Bacharelado em Farmácia – UNIVAR – {adrielesilvabg@gmail.com};

      2 Colaboradora – Docente do Curso de Bacharelado em Farmácia – UNIVAR – {lettycinha@hotmail.com};

   3 Orientador e Docente do Curso de Bacharelado em Farmácia – UNIVAR – {bifreitas1819@gmail.com}. 

INTRODUÇÃO: A fitoterapia é uma terapêutica caracterizada pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas, sem a utilização de substâncias ativas isoladas, tendo como finalidade profilática, curativa ou paliativa. OBJETIVO GERAL: Avaliar o perfil dos medicamentos e produtos fitoterápicos prescritos em uma farmácia de manipulação de Barra do Garças-MT. METODOLOGIA: A pesquisa foi do tipo básica, bibliográfica, analítica observacional de corte transversal, de abordagem quali-quantitativa, documental, descritiva e retrospectiva, e a amostra consta de 190 prescrições, entre o quarto trimestre de 2018, que foram coletadas no dia 07 de Maio de 2019. RESULTADOS: Após análise de todas as prescrições constatou-se que os fitoterápicos com maior frequência foram: (Maracujá) Passiflora incarnata L. (10,53%), (Gimena) Gymnema sylvestre R. Br. (10%), (Ashwagandha) Withania somnifera Dunal (WS) (8,95%), (Chá verde) Camellia sinensis (8,42%), (Cavalinha) Equisetum arvense L. (7,89%), a forma farmacêutica com maior volume de prescrição foi de cápsulas (96%), pois há uma praticidade para o paciente. A área profissional que apresentaram prescritores foram médicos (60%), farmacêuticos (20%), e nutricionistas (20%). Para indicação terapêutica de fitoterápicos existe prevalência dos produtos emagrecedores (29%) e ansiolíticos (27%). CONSIDERAÇÕES FINAIS: Provavelmente o uso de fitoterápicos para perda de peso e ansiolíticos estão sendo mais consumidos, devido à dificuldade que muitos têm de adquirirem outros medicamentos com receita especial com um termo de compromisso médico devidamente assinado e devido ao alto custo de alguns medicamentos sintéticos ou por ser natural, mas nem toda planta medicinal é livre de efeitos adversos.

PALAVRAS-CHAVE: Farmácia magistral, prescrições, fitoterápicos, indicações terapêuticas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

DAVID, R. B.; BELLO, G. B. Prescrição de fitoterapia por nutricionistas em farmácias magistrais. BRASPEN, Porto Alegre, v. 32, n. 3, p. 288-292, Jan. 2017

EVANGELISTA, S. S. et al. Fitoterápicos na odontologia: Estudo etnobotânico na cidade de Manaus, Rev. Bras. PI. Med., Campinas, v. 15, n. 4, p. 513-519, 2013.

LOPES, K. M. T.; NASCIMENTO, P. R. do. Cultura popular e ciência no registro de fitoterápicos. Revinter, v. 10, n. 2, p. 122-133, Jun. 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (130.3 Kb)   docx (65.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com