TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO DE SABÃO A PARTIR DE ÓLEO VEGETAL RECICLADO CONTENDO TINTURA DE EUCALIPTO

Por:   •  10/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.013 Palavras (17 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 17

PRODUÇÃO DE SABÃO A PARTIR DE ÓLEO VEGETAL RECICLADO CONTENDO TINTURA DE EUCALIPTO

BELO HORIZONTE

2018

PRODUÇÃO DE SABÃO A PARTIR DE ÓLEO VEGETAL RECICLADO CONTENDO TINTURA DE EUCALIPTO

Projeto interdisciplinar 2ª do centro universidade una, com o objetivo de produzir sabão a partir de óleo vegetal reciclado com ativos naturais.

Professora Ana Paula Correa Oliveira Bahia, Dra

BELO HORIZONTE, MG

2018

RESUMO

O descarte inadequado dos resíduos do óleo de cozinha na rede de esgoto e nos campos hídricos causa muitos problemas ao meio ambiente. Pensando nisso, este trabalho, visou a reciclagem dos resíduos do óleo de cozinha transformando-o em sabão homeopático e a sua distribuição na comunidade carente onde a população mais necessita. Assim, ajudamos a diminuir o impacto do óleo residual de cozinha no meio ambiente e contribuímos com as pessoas carentes da comunidade.

PALAVRAS-CHAVE: do óleo vegetal, sabonete orgânico Óleo vegetal, reciclagem e comunidade.

Sumario

1.INTRODUÇÃO        10

2. OBJETIVO        11

2.0 OBJETIVOS GERAIS        11

2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        11

3. DESENVOLVIMENTO        11

3.0 Concentrações dos componentes        11

4. METODOLOGIA        12

4.0 Fórmula do sabão        13

5.  REFERENCIAL TEÓRICO        14

5.0  Reciclagem do óleo vegetal no Brasil        14

5.1 Produção do sabão        14

5.1.1Figura 1: reação de saponificação        15

5.1.2 Figura 2: Mecanismo de reação do sabão        15

5.2.0 Reagentes participantes e produto        16

5.2.1 Características físico químicas do sabão        16

5.2.2  PH        16

5.2.3  Viscosidade        16

5.2.4  Espumação do sabão        16

5.3.0 Reagentes participantes e produto        17

5.3.1 Soda Cáustica        17

5.3.2 Álcool        17

5.3.3  Óleo vegetal residual        17

5.3.4  Eucalipto agente ativo natural        17

5.4.0 Tabela 1 Concentração dos componentes        18

5.4.1 Tabela 2. Controle de qualidade do sabão        18

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS        19

7. REFERÊNCIAS        


1.INTRODUÇÃO

Durante centenas de anos os sabões foram usados para processos de limpeza e lavagem, em todo o mundo, sendo conhecido há mais de 2.500 anos. Os fenícios se banhavam fazendo uso de  pasta obtida que e basicamente interação ( reação química ) que ocorre entre um acido graxo existentes em óleos e gorduras e base forte em aquecimento. fervendo banha de cabra com cinzas de madeira. Os sabões são produzidos a partir de óleo vegetal reciclado visando preservar o meio ambiente, através de reações de saponificação (http://www.cdcc.sc.br\química\experimentos\sabao.html)

O descarte direto pela rede de esgoto está causando o entupimento das tubulações fazendo com que seja necessária a aplicação de diversos produtos químicos para a remoção, quando não acontece dos resíduos químicos e dos óleos chegarem direto na superfície de rios e lagos, contaminando as águas e causando a morte e desaparecimento de várias espécies aquáticas. (SABESP, 2015).

Dados apontam que com um litro de óleo é possível contaminar 20 mil litros de água. Se acabar no solo, o líquido pode impermeabilizar o que contribui com enchentes e alagamentos. Ao entrar em processo de decomposição, o óleo libera gás metano que, traz mau cheiro e agrava o efeito estufa. (SABESP, 2015).

Entretanto, com o desenvolvimento descobriu-se que é possível reaproveitar o óleo vegetal na produção do sabão e evitar os impactos ambientais causados pelo seu descarte. (SABESP, 2015).

No Brasil há muitos produtores de soja, um dos produtos mais utilizados é o óleo de soja. Os ácidos graxos são um dos principais componentes dos óleos e gorduras. A preocupação em relação ao meio ambiente está se tornando crescente, pois o uso do óleo vegetal vem aumentando. A maneira mais sustentável para o descarte é a reciclagem a fim de reduzir o impacto. Pesquisas apontam que 1 litro de óleo contamina cerca de 1 milhão de litros de água. (Ambiente em foco 2008)        Com base nessas informações, queremos demonstrar a viabilidade do óleo vegetal como base para produção de sabão. (SABESP, 2015).

 Visando a reciclagem do óleo vegetal este trabalho teve por objetivo elaborar uma proposta de reaproveitamento do óleo de cozinha residual visando à fabricação de sabão como forma de conscientização ambiental e consolidação dos conhecimentos da química, contribuindo também na melhoria do meio ambiente e interação com a comunidade. ( fonte: arquivo pessoal).

2. OBJETIVO

2.0 OBJETIVOS GERAIS

Desenvolver trabalho interdisciplinar abordando a reciclagem do óleo vegetal para a produção de um sabão com a tintura de eucalipto evitando danos ao meio ambiente e contribuindo para a saúde na comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (262.8 Kb)   docx (195.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com