TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano operativo tigrinhos

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.657 Palavras (15 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 15

PLANO OPERATIVO PARA A DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS NA FARMÁCIA BÁSICA DO MUNICÍPIO DE TIGRINHOS

Nome do Estudante: Marcos Galvão

Nome do tutor: Monica Menegat

Polo do Estudante: Porto Alegre

Porto Alegre

2014

INFORMAÇÕES PRELIMINARES

O município de Tigrinhos, possui cerca de 1733 habitantes segundo dados do IBGE, 2014, emancipado a 15 anos do município de Maravilha, Santa Catarina. A principal atividade laboral é a agricultura, sendo que não há indústrias no município. O município apresenta uma taxa de cobertura populacional pelas equipes de atenção básica de 100%. A principal causa de mortes no município são as neoplasias, responsável por cerca de 50% dos óbitos no ano de 2014. O índice de idosos no município se manteve estável, com uma proporção de 15,2 idosos para cada 100 habitantes dos anos de 2010 a 2012. Este plano operativo terá foco na dispensação de medicamentos na Farmácia Básica do município. O que levou a trabalhar sobre este tema foram os relatos por parte das agentes de saúde sobre a falta de adesão dos pacientes.

A assistência farmacêutica é composta por apenas uma farmácia central, onde ficam todos os medicamentos do município armazenados.

A farmácia do município conta com apenas um colaborador, somente o farmacêutico, que possui carga horária de 40 horas semanais, efetivado por meio de concurso público, sendo ele responsável técnico da farmácia central e também pela assistência farmacêutica de toda a população. Os medicamentos sujeitos a controle especial são entregues exclusivamente pelo farmacêutico. O registro das dispensações é realizado através do programa GEMUS. O processo licitatório é realizado pelo setor de compras da prefeitura e é efetuado anualmente no mês de março. Os medicamentos do componente especializado são retirados na secretaria regional de Chapecó pelos motoristas da saúde e dispensadas na farmácia central de Tigrinhos pelo farmacêutico do município.

Definição do foco de atuação e identificação dos atores

1 – Qual o nome da instituição em que você trabalha?

                  Unidade Básica de Saúde de Tigrinhos – SC

2 – Qual o tipo de instituição (Esfera Administrativa)?

( x ) Municipal

(  ) Estadual

(  ) Federal

(  ) Universidade

(  ) ONG, OSS, OSCIP, Cooperativa

(  ) Parcerias  

(  ) Outra. Qual?

3 – Qual o setor/local de lotação?

Farmácia Central

4 - Descreva, de forma sintética, as atividades desenvolvidas por você em seu local de atuação (responsabilidades). (Sugestão: até 1.000 caracteres)

Programação de medicamentos para a aquisição municipal, dispensação de medicamentos do componente básico, estratégico, especializado e judicial, elaboração dos balanços referentes a portaria 344/98, seleção de medicamentos, controle de estoque.

5- Identifique para cada atividade descrita na questão anterior os setores envolvidos e as pessoas de referência (elas podem ser do mesmo serviço, do mesmo local ou de outros setores e instituições) que são os outros atores importantes para o desenvolvimento do seu Plano Operativo.

Observação: Lembre-se de que o mais importante não é a quantidade de atores, e sim o conhecimento dos atores sobre seu serviço e o poder a eles instituído (político, influência, decisão) na resolubilidade dos possíveis problemas identificados.

Atividade

Atores  

Justificativa

Programação de medicamentos para aquisição municipal

Comissão de licitação municipal

Realiza as licitações do município

Enfermeira Daiane Brambilla Kutszepa

Elabora a programação do material ambulatorial e participa da comissão de licitação municipal

Farmacêutico Marcos Galvão

Recebe e realiza o controle de estoque de medicamentos

Recebimento e controle de estoque de medicamentos

Farmacêutico Marcos Galvão

Dispensa as medicações do componente básico, estratégico, especializado e judicial.

Dispensação de medicamentos

Farmacêutico Marcos Galvão

Elabora os balancetes e envia para o setor de vigilância sanitária da secretaria regional de São Miguel do Oeste

Seleção de medicamentos

Secretário municipal de saúde

Autoriza licitar a lista elaborada pela comissão de farmácia e terapêutica.

Comissão de farmácia e terapêutica

Elabora a lista de medicamentos a serem licitados.

Conselho municipal de saúde

Aprova a lista de medicamentos, fiscaliza e cobra os serviços de saúde.

O Plano Operativo para o foco a Dispensação de medicamentos na farmácia básica de Tigrinhos será desenvolvido com a participação dos atores relacionados no quadro acima. A primeira atividade a ser desenvolvida será a oficina/reunião para identificação, priorização e explicação dos problemas proposta para o dia 05/11/2014 na sala de reuniões da secretaria de saúde no período de 13:30 às 17:00.

Momento Explicativo – FASE I – Matriz de Priorização de Problemas (se houver necessidade utilize mais de uma página por produto, é importante contemplar todas as informações)

Descreva aqui as informações iniciais sobre a oficina/reunião (informe como foi realizado o convite aos atores, quando foi realizada, onde, quantas pessoas foram convidadas e quantas participaram, quais setores ou instituições estavam representadas, como foi a apresentação inicial, se houve algum informe, dinâmica e/ou particularidade, como você apresentou a proposta de trabalho e como foi a receptividade dos participantes) (150 a 500 palavras)

A oficina foi realizada posteriormente a uma reunião ordinária de equipe. Durante a reunião expliquei que seria feita uma oficina para a elaboração do plano operativo, com a proposta de elencar problemas relacionados a dispensação de medicamentos pela farmácia básica, a fim de melhorar a assistência farmacêutica do município. Todos os participantes concordaram com a proposta.

Se fizeram presentes 11 pessoas, sendo elas 6 agentes de saúde, 1 médica, o secretário de saúde, 1 farmacêutico, 2 enfermeiras, sendo os últimos três os representantes da comissão de farmácia e terapêutica, responsáveis pela elaboração da lista municipal de medicamentos.

Para fazer o levantamento dos problemas relacionados à dispensação de medicamentos pela farmácia básica, foi distribuída uma folha por participante, na qual pedia para descrever o problema e relacionar as evidências, sendo que todos os participantes concordaram em preencher a folha. Houve uma receptividade bastante grande em relação ao preenchimento da folha de problemas, porém não houve discussão, pois como foi ao fim de uma reunião de trabalho, todos estavam cansados e não quiseram participar, porém com o combinado de realizar o restante do plano posteriormente.

Após então, se reuniram o farmacêutico e a enfermeira Daiane e realizaram o restante do plano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (391.8 Kb)   docx (71.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com