TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUÍMICA MEDICINAL EXERCÍCIOS

Por:   •  6/10/2019  •  Exam  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU[pic 3][pic 4]

CAMPUS REDENÇÃO        CURSO: FARMÁCIA

Disciplina: Química Medicinal Avançada. professor: Ciro Sá

Exercício

  1. Explique a função da modelagem molecular em CADD e diga quais as estratégias empregadas nesse planejamento?.
  2. Qual a sequência de ações em estratégias de planejamento racional em métodos computacionais independentes do Biorreceptor e dependentes do Biorreceptor?
  3. Quais as interações ligante-biorreceptor importantes para correlacionarmos a energia livre de Gibbs (ΔG) como resultado final de um estudo de modelagem molecular?
  4. Em um estudo Triagem virtual por padrão farmacofórico é uma abordagem amplamente empregada para um conjunto de ligantes ativos conhecidos, cujos grupos funcionais responsáveis por interações específicas fármaco-receptor são analisados através de alinhamentos no espaço tridimensional. No estudo a seguir com inibidores da enzima HMG-CoA redutase, por exemplo, utilizados na terapia da hiperlipoproteinemia, identifique na imagem B as interações entre o ligante e o biorreceptor.

[pic 5]

  1. Qual a explicação química para a seguinte imagem?

[pic 6]

  1. A figura a seguir revela os principais pontos de interação do antagonista bifenilimidazólico losartana com o receptor de angiotensina II (AT1), principal peptídeo vasoconstritor endógeno. Estes derivados imidazólicos constituem uma abordagem recente e promissora no tratamento da hipertensão arterial essencial e secundária. Quais as interações que esse composto faz no receptor?

[pic 7]

  1.  A Brazilizona A (Fig. 1) é um análogo do Megazol da classe dos tiadiazóis que apresentou marcante atividade anti-chagásica. Um estudo que QSAR-3D utilizando a metodologia de CoMFA gerou os mapas de contorno estérico e eletrostático descritos abaixo (Fig. 2). Baseado nos mapas, coloque os análogos da Brazilizona A em provável ordem de atividade. Sugira um análogo otimizado da Brazilizona A, obtido pela introdução de grupos funcionais no anel 3,4-diidroxi-fenila. Justifique as suas respostas

[pic 8]Figura 1. Estrutura do Megazol, Brazilizona A e análogos [carvalho, A.S. et al. (2004) Bioorg. Med. Chem Lett. 14, 5967-5970; Carvalho et al., (2008) Bioorg. Med. Chem. 16, 413-421.

[pic 9]Figura 2. Mapas de contorno estérico e eletrostático obtidos por CoMFA para Barzilizona A. Verde = volume estérico favorável; Amarelo = volume estérico desfavorável; Azul = menor densidade eletrônica favorável; Vermelho = maior densidade eletrônica favorável. [pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17]

  1. O câncer da mama é uma das neoplasias mais extensivamente estudadas, além da cirurgia e da quimioterapia, estão disponíveis alguns fármacos para a quimioterapia, Dentre estes, o tamoxifeno ({2-[4-(1,2-difenil-but-1-enil)-fenóxi]-etil}-dimetil-amina, TMX, figura 1) é o mais amplamente utilizado na prática clínica.

[pic 18]

Em um estudo de QSAR baseado em nove dibenzoilmetanos α−substituídos (figura abaixo) sintetizados e testados por Nogueira et al. dos compostos pertencentes ao grupo de estudo (1-9) e do grupo a ser utilizado para o processo conhecido como validação externa (10-12) quanto à inibição da linhagem celular de tumores da mama MCF7 (tabela abaixo), para obter uma equação (ou equações) que auxilie(m) no planejamento da(s) síntese(s) de novos derivados.

[pic 19]

[pic 20]

Levando em consideração que valores de Log %IT são mais favoráveis para a ação citotóxica, quais as características estruturais são mais favoráveis no estudo desses compostos?  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (487.7 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com