TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário metodologia

Por:   •  29/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.238 Palavras (5 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIR

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.........................................................................3

HIPOTESE...............................................................................4

OBJETIVOS.............................................................................4

JUSTIFICATIVA.......................................................................4

REVISÃO TEORICA................................................................5

METODOLOGIA......................................................................6

BIBLIOGRAFIA.........................................................................7

ANEXOS...................................................................................8

1-INTRODUÇÃO

A mulher pode ser educada, mas sua mente não é adequada às ciências mais elevadas, à filosofia e algumas das artes. (Friederich Hegel, filósofo e historiador, séc. XIX)

O tema desse projeto de pesquisa envolve a representatividade feminina, com recorte na área da ciência, especialmente em posições de destaque. Analisando o porquê de termos uma discrepância tão grande de números quando compara com o sexo masculino.

Desde o começo da civilização e da busca do ser humano por conhecimento podemos visualizar uma participação da mulher ou pelo menos uma tentativa de se inserir no mundo das ciências. Temos grandes exemplos como Marie Curie, conhecida pelo seu trabalho com radio atividade e por ser a primeira pessoa a ganhar o premio Nobel em duas áreas (Nobel Prize, 2016 web), física e química, mas ao se analisar um quadro geral pode-se ver que o numero de destaques femininos difere muito do masculino, sendo tratado como algo fora do padrão. Olhando o premio Nobel, por exemplo, podemos ver mais claramente a discrepância numérica: até o ano de 2006, entre os ganhadores do premio Nobel tínhamos 29 mulheres (com somente 10 tendo foco em áreas cientificas) e cerca 300 homens com o mesmo premio.

Ao se olhar mais a fundo podemos ver um aumento significativo nessa participação feminina, com cada vez mais delas entrando em cursos de ensino superior voltados para esse tipo de graduação (INEP, 2014) mas mesmo assim ao decorrer da vida profissional conforme os cargos vão se elevando pode-se observar a diminuição do numero de mulheres na área. Durante o projeto será realizado uma apanhado histórico sobre o assunto para melhor explicitar sua ocorrência e seus motivos.

2- HIPOTESE:

Uma das razões apontadas por essa discrepância histórica é o fato de culturalmente as mulheres serem aquelas responsáveis pela vida domestica, muitas vezes sendo forçadas ou pelo menos incentivadas a colocar isso acima de suas carreiras. Isso seguido do fato que as mulheres que se inserem nesse tipo de área muitas vezes são desacreditadas ou vistas com menos valor que os homens pode levar a diferença de números observada.

4 - JUSTIFICATIVA

Em um mundo em que mulheres estão cada vez mais focando em suas carreiras muitas vezes em detrimento de outras esse trabalho pode ter uma importância para melhor entender como essa dinâmica mulher x ciência funciona, tornando assim possível um melhor incentivo para elas buscarem grandes posições e criação de ambientes de trabalho mais propícios e amistosos. Nosso projeto visa também, criar alertas para a situação da mulher atual em seu trabalho explicitando problemáticas que possam vir a acontecer em função do sexo chamando a atenção para a quantidade de mulheres capacitadas que muitas vezes estão sendo negligenciadas em seu trabalho.

5 - REVISÃO TEÓRICA

Em relação a bases teóricas para a elaboração do projeto temos os seguintes:

- Como obra mais conhecida sobre a mulher na ciencia Women in Science, escrita, em 1913, por H. J. Mozans, um padre. Schienbinger (2001) diz sobre essa publicação que "as mulheres a atuarem no empreendimento científico e desencadearem as energias de metade da população do planeta". Esse texto mostra uma maior tentativa de inserção da mulher e uma libertação dos paradigmas normais.

- O efeito Matilda. Nomeado em homenagem ativista Matilda Joslyn Gage, citado pela primeira vez por Margaret W. Rossiter[1] em um artigo. Esse conceito explica que as descobertas feitas por mulheres muitas vezes podem ser atribuídas a homens ou então ter co-autoria de um. Colocando assim as mulheres a sombra do mesmo.

‘’Com as conquistas femininas, essa prática deixou de ser socialmente aceita, porém, mesmo nas ciências, os cargos de chefia ainda são espaços nebulosos onde a presença feminina ainda é rara.’’[2](LISBOA, Giovanna 2014)

- A falta de incentivo que as mulheres sofrem. Mostrando que elas tem menos motivação para estudar áreas como a da matemática. Desperdiçando assim potenciais grandes talentos desde o começo. (JACOBS, Jerry A., and Sandra L. Hanson. "Lost Talent: Women in the Sciences." (1997))

Lucia Tosi (1975), química e feminista argentina analisa dados sobre o número de mulheres na ciência na sua época, comparando com o numero de homens explicitando sua diferença.[3]. Ela cita também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (79.1 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com