TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE ESTAGIO NA INDUSTRIA

Por:   •  6/5/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.225 Palavras (5 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

FACULDADE DE OURO PRETO DO OESTE – UNEOURO

DALVA MANÉDIO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ANÁLISES CLÍNICAS

OURO PRETO DO OESTE – RO

2021

[pic 3]

FACULDADE DE OURO PRETO DO OESTE – UNEOURO

DALVA MANÉDIO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ANÁLISES CLÍNICAS

Relatório de Estágio Supervisionado em Análises Clínicas apresentado Faculdade de Ouro Preto do Oeste – UNEOURO, como parte dos requisitos para obtenção de nota na disciplina Estágio Supervisionado em Farmácia e Bioquímica no curso de Farmácia, sob orientação da Professora Anna Luiza Simione

OURO PRETO DO OESTE – RO

2021

SUMÁRIO

  1.  INTRODUÇÃO        5
  2.  OBJETIVO DO ESTÁGIO        6
  3.  CARACTERIZAÇÕES DA INDÚSTRIA DE LATICÍNIO        7
  4.  ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DO ESTAGIÁRIO        8
  5.  CONSIDERAÇÕES FINAIS         9
  6.  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS…………………………………….

APRESENTAÇÃO

  • Estágio em: Indústria
  • Aluna: Dalva Manédio
  • Curso /semestre: Farmácia 8 ° Semestre
  • Carga horária total: 80 horas
  • Estabelecimento: Agroindústria Familiar Bom Principio
  • Endereço: Linha 199, gleba 25 lote 72, Vale do Paraíso
  • Bioquímica responsável: Rozangela Saiter

INTRODUÇÃO

O Laboratório de Análises Clínicas é um estabelecimento onde é realizado exames para finalidades preventivas, diagnósticos e de monitoramento em saúde. O sistema operacional do Laboratório Clínico no setor da qualidade está ligado a várias etapas, estabelecendo assim, um sistema com entrada (fase pré-analítica), processamento (fase analítica) e saída (fase pós analítica) em que resultado final é a emissão dos exames analítico e serviços.

A fase pré-analítica corresponde no preparativo do cliente, coleta, manipulação e armazenamento da amostra diagnóstico, isto é, envolve todas as tarefas que antecedem o ensaio laboratorial, dentro ou fora do laboratório. A fase analítica começa com a legitimação do sistema analítico, através do controle da qualidade interna na amplitude normal e patológica, e finaliza, quando a definição analítica fornece um resultado. Já a fase pós-analítica equivale na autorização e dispensa do resultado realizado na primeira fase e emissão do laudo por responsável capacitado.

Desta maneira, percebemos a relevância de um controle excelente de qualidade em um laboratório de análises clínicas que englobam todas as fases executadas no mesmo, assim como equipe de colaboradores capacitados para a execução dos serviços desempenhados.

2 OBJETIVO DO ESTÁGIO

Acompanhar a rotina laboratorial do farmacêutico nos diferentes setores do laboratório de análises clínicas, tais como coleta, hematologia, urinálise, bioquímica, parasitologia e imunologia, bem como o descarte de resíduos e controle de qualidade no período de.

3. CARACTERIZAÇÕES DA

4 ATIVIDADES REALIZADAS

Ao londo do tempo de realização do estágio no Laboratório de Análises Clínicas, podemos acompanhar e auxiliar na rotina de trabalho realizada pela farmacêutica nos demais setores: recepção, coleta de sangue, hematologia, bioquímica; imunologia, urinálise, parasitologia, controle de qualidade interno e externo, descarte de materiais contaminados.

Setor de recepção

Nesse setor ocorre o primeiro contado com o paciente, onde o mesmo é atendido e recebe todas as informações necessárias para a realização dos exames laboratórias. O mesmo recebe as amostras de fezes e urinas, são cadastradas, e depois entregues ao setor de análises. A impressão dos resultados dos exames e entrega também é responsabilidade da recepção.

Na recepção é feito o cadastro do paciente, que gera uma etiqueta com todos os dados fornecidos pelo mesmo, gerando um código de barras e o setor de dispensação.

Setor de coleta de sangue

É chamado o paciente confirmando o seu nome, e realizando uma pequena anamnese com o paciente, verifica quais os exames solicitados, identifica os tubos de ensaio com as etiquetas conforme os exames que serão realizados (sangue total, soro e plasma).

Para o setor de Hematologia são usados os tubos com ácidos etilenodiamino tetra-acético (EDTA) tampa roxa, já no setor de bioquímica é utilizado tubos com gel separados com as tampas amarelas, tampa dos tubos azul  com citrato para análise de coagulação  e tubos da tampa cinza com fluoreto para análise de glicemia. Depois de coletadas as amostras é enviada para o setor de análise.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (125.1 Kb)   docx (255.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com