TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estágio Industria

Por:   •  24/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  5.446 Palavras (22 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 22

1 INTRODUÇÃO

O estágio curricular obrigatório ocorreu no período de 29/03/2109 até 21/06/2019, no horário das 19:00 horas às 22:00 horas, todas às sexta-feira na Faculdade Maurício de Nassau localizado na Av. Epitácio Pessoa, 1213, Bairro dos Estados na cidade de João Pessoa- Paraíba.

As atividades desempenhadas durante o estágio ofereceram complementação e vivência dos conteúdos obtidos em sala de aula, assim atribuídos ao controle físico-químico do produto acabado (pomada de ácido salicílico 2%), formulação do álcool salicilato, controle físico-químico dos insumos e do produto acabado, formulação da solução antimicótica, controle físico-químico dos insumos e do produto acabado, controle físico-químico e microbiológico da água, esterificação de Fischer (síntese do benzoato de isopropila), microssublimação de princípios ativos, produção de sabão, creme com uréia 10%, creme de ácido salicílico 5%, controle microbiológico do creme de ácido salicílico 5%, sabonete esfoliante facial.

O farmacêutico é o profissional apto para exercer a responsabilidade técnica sobre manipulação, pois exige qualificação técnica aprimorada, profissionalismo e muita dedicação sobre a produção, conservação, distribuição e comercialização formas magistrais. As farmácias magistrais representam significativa parcela do mercado brasileiro de medicamentos, por atender as necessidades individuais do paciente sejam elas de saúde ou estética (farmacotécnica), além disso, traz segurança por seguir as normas das Boas Práticas de Manipulação, determinadas pelo Ministério da Saúde. O farmacêutico que tua na indústria farmacêutica possui diversas funções que vai desde a compra de matérias primas para a produção de medicamentos até a etapa final de embalagem e expedição dos produtos. Atua dessa forma nos setores de controle de qualidade, supervisão de produção, desenvolvimento de novos produtos e garantia da qualidade.

O estágio supervisionado é imprescindível para o estudante de farmácia, pois nele são vivenciadas na prática, as teorias vistas durante todo o curso. O aluno tem uma visão real da profissão, visualizando sua importância e responsabilidade enquanto farmacêutico e profissional da saúde. Além do mais, o supracitado estágio norteia o profissional no sentido das futuras escolhas profissionais e susceptíveis áreas. Pode-se assegurar que essa experiência vivenciada proporcionou enriquecimento teórico somado ao dinamismo da prática, com enorme responsabilidade e importância que tem o profissional farmacêutico.

A supervisão e orientação da farmacêutica também foram de extrema importância para o aprendizado, fazendo com que o conhecimento sobre o funcionamento na área de manipulação, junto com o controle de qualidade de produto acabado fosse atribuídas de maneira bastante eficiente, agregando conhecimento sobre a área e enriquecendo mais o aprendizado.

         O objetivo do estágio foi colocar em prática as atividades vistas nas aulas teóricas, trabalhos, seminários e discussões da referida graduação, visando assimilar com mais ênfase as práticas inerentes à profissão farmacêutica. O estágio trouxe a realidade da profissão fazendo executar as funções que num futuro breve serão obrigações profissionais. O estágio faz, também, com que estudante tenha um tom crítico sobre a realidade da rotina da profissão, causando-lhe uma série de reflexões para que o mesmo traga soluções à luz da própria realidade profissional ao qual será submetido.

2 CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE

O estágio realizou- se na Instituição de Ensino Superior na Faculdade Maurício de Nassau, localizada na Avenida Epitácio Pessoa, 1213, Bairro dos Estados na cidade de João Pessoa- Paraíba.

Ministrado pela preceptora Farmacêutica Rayanne Hellen do Nascimento da Silva, devidamente inscrito no CRF/PB sob o Nº 4926.

O horário de funcionamento da Faculdade Maurício de Nassau é das 07h00min às 22h00min de segunda à sexta-feira e aos sábados de 07h00min ás 16h00min horas.

O público atendido na Instituição da Faculdade Maurício de Nassau, são alunos do ensino superior e pós-graduação.

A Faculdade Maurício de Nassau oferece biblioteca, salas climatizadas e bem equipadas, composta de onze andares, sendo divididos em garagem, salas de aula, laboratórios específicos para atender a necessidade de cada curso e na cobertura dispõem de um auditório com 400 lugares amplos onde são ministradas palestras e minicursos para alunos da instituição. O setor administrativo se localiza no térreo onde se divide todo o corpo acadêmico sala dos professores, coordenações e a parte para atendimento ao aluno. O acesso é facilitado através de diversas linhas de ônibus e a instituição possui amplo estacionamento para alunos e funcionários. A faculdade Maurício de Nassau conta com um grupo de profissionais de varias áreas, sendo do nível de mestres, doutores e pós-doutores para serem professores dos diversos cursos que a faculdade oferece.

As atividades realizadas para as análises do estágio supervisionado II na Faculdade Maurício de Nassau aconteceram nos seguintes laboratórios: Laboratório de Ciências Farmacêuticas localizado no 9º andar na sala 904, Laboratório Multidisciplinar Parasitologia e Microbiologia localizado no 9º andar na sala 902, Laboratório Multidisciplinar Química, Bioquímica e Biofísica I localizado no 9º andar sala 906, Laboratório de Análises Clínicas localizado no 10º andar na sala 1008, Laboratório Multidisciplinar Bromatologia e Microbiologia dos Alimentos localizado no 10º andar sala 1010. Todos os equipados utilizados para análise foram de precisão para atender a necessidade do estágio e as necessidades da preceptora. Os equipamentos utilizados foram balança analítica, autoclave, microscópio óptico e estufa.

3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO

O estágio teve início no dia 29 de março e o seu término no dia 21 de junho de 2019. O tempo de permanência foi de 4 horas semanas, das 19h às 22h. Dividido em grupos de cinco pessoas para desenvolver as práticas no laboratório. Foram vivenciados bons momentos de relação e interação entre o preceptor e os estagiários, o que facilitou ainda mais o aprendizado. As relações interpessoais foram satisfatórias e o bom ambiente propiciou uma excelente assimilação das atividades desenvolvidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)   pdf (245.1 Kb)   docx (565 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com