TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA DE QUIÍMICA ANALÍTICA

Por:   •  2/11/2020  •  Ensaio  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO   DA   AULA   PRÁTICA   DE   QUIÍMICA   ANALÍTICA:  TESTE   DE

CHAMA

INTRODUÇÃO

A aula em laboratório foi elaborada com o intuito de identificar os elementos químicos pelo teste da chama

e teste de identificação do ânion carbonato por via úmida.

OBJETIVO GERAL

 O objetivo da aula foi observar os espectros de emissão de alguns cátions metálicos e as diferentes.

MATERIAIS ULTILIZADOS

Cloreto de potássio

Cloreto de sódio

Sulfato de cobre

Nitrato de chumbo

Cloreto de bário

Cloreto de cálcio

Mistura de cloreto de sódio e de potássio

Cloreto de magnésio

EQUIPAMENTOS ULTILIZADOS

Alça de platina

Bico de bunsen e fósforo

Tubo de  ensaio

Vidro de cobalto

Caneta

Pisseta de água

Béquer de 50 ml

Balança analítica

Pipeta graduada de 5 ml e 10 ml

Pipeta de pasteur.

PARTE ESPERIMENTAL

PARTE 1

1. Ligar o gás do bico de Bunsen, e garantir a chama azulada.

2. Fazer o teste de chama para o cloreto de sódio, coletando um pouco de cloreto de sódio e posicionar a amostra por cima da chama no bico de Bunsen, observa-se que a coloração da chama, muda para uma cor amarelada, indicando com isso a presença de sódio.

3.O segundo teste foi feito com o potássio esse componente porem a depender do tipo de potássio utilizado no teste , é mais difícil a identificação já que muitas vezes a coloração lilás que lhe é característico fica mais na borda da chama dificultado as identificação.

4. O terceiro a ser observado é o sulfato de cobre, ele possui uma tonalidade azulada em seu cristal, após a transferência dele pro tubo de amostra, deve-se realizar o experimento o mais rápido possível pois ele é hidroscópico, coleta-se a amostra e a leva ate a chama do bico de Bunsen observando com isso , uma chama esverdeada.

5. A próxima amostra a se fazer o experimento é o cloreto de bário, observa-se que existe nele uma variação, pois no momento em que se coloca a amostra no bico de Bunsen, observa-se um flamejar esverdeado e a medida que o cloreto de bário entra em contato com a chama, vai metalizando o sal isso faz com que acaba finalizando a chama mais pro amarelado.

6. O próximo a ser observado é o chumbo a chama que ele resulta é puxada para o azulado, nem sempre, consegue-se observar de fato a cor da chama, uma vez que a chama no bico de Bunsen também é azul.

7. O próximo a ser observado é o cloreto de cálcio que resulta em uma coloração vermelho-alaranjado, nesse composto o cálcio, devido a uma característica dele, consegue-se coletar uma quantidade elevada.

8.O ultimo a ser analisado, será o cloreto de magnésio, uma característica desse composto é que ele absorve muita umidade o que pode interferir na identificação, nesse composto observa-se a formação de uma perola esbranquiçada abaixo da alça de platina.

9.Pra finalizar existe uma situação em que se pode identificar a presença de dois cátions um contaminando o outro como por exemplo o sódio e o potássio, analisando a coloração da chama e finalizando essa identificação, como o auxilio do vidro de cobalto, posicionando o vidro de cobalto na direção em que se visualiza a chama .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (28.7 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com