TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA FARMÁCIA

Por:   •  28/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  994 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA

CLARISSA DE SOUZA FERNANDES SILVA

FABIANA MOREIRA CASCARDO

GILCILENE NASCIMENTO SANTOS

JÉSSICA GUIMARÃES

LARISSA DE MORAES BITTENCOURT

TAMIRES CARVALHO

THAMIRES PASCOAL FERREIRA

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

Aulas práticas 1, 2 e 3.

SÃO PAULO

2016


SUMÁRIO


  1. INTRODUÇÃO

O conceito de pH de uma solução está relacionado ao logaritmo negativo de sua concentração hidrogeniônica, e expressa seu caráter ácido ou básico (soluções ácidas são aquelas em que seu pH está abaixo de sete, soluções básicas são aquelas onde o pH está acima de sete), sendo que a água pura apresenta pH equivalente a sete. Algumas substâncias agem na química de forma que impedem a variação ampla de pH de uma solução, ou seja, adicionando-se ácido ou base à solução, sob certas condições, esta permanecerá com o seu pH inalterado, essas substâncias são chamadas de solução tampão.

Soluções tampão são de suma importância para o ser humano, pois são elas que mantêm estáveis as variações do pH no organismo. Uma solução tampão pode ser formada ou por um ácido de natureza fraca e por um sal formado a partir da reação entre este ácido e uma base forte (sal de base forte), ou então por uma base fraca e por um ácido formado pela reação desta base com um ácido forte (sal de ácido forte). A preparação desta solução, de natureza tamponante, pode ser realizada apenas pela dissolução dos produtos em água.

Os aminoácidos possuem efeito tamponante em diferentes valores de pH. Os principais tampões presentes no nosso organismo são: tampão bicarbonato e tampão fosfato.

Tampão bicarbonato: representado por um ácido fraco (ácido carbônico) e uma base (bicarbonato). É o principal tampão do plasma sanguíneo, age junto com o tampão da hemoglobina para manter o pH do sangue em torno de 7,4. É também o principal tampão da saliva estimulada (durante a mastigação ou fala): neste período, os ácinos (são células que compõem as glândulas salivares) tem alta atividade metabólica e produzem mais CO2 e assim ocorre mais formação de bicarbonato, equilibrando o pH.

Tampão fosfato: representado por um ácido fraco (fosfato diácido) e uma base (fosfato monoácido). Encontra-se em baixa concentração no plasma sanguíneo, sendo pouco eficaz neste meio.  Está presente em alta concentração dentro das células e é responsável por manter o pH e torno de 7. É também o principal tampão da saliva não estimulada (durante o repouso ou sono): neste período, os ácinos (são células que compõem as glândulas salivares) têm baixa atividade metabólica e assim ocorre a formação de fosfato diácido, equilibrando o pH.

Peptídios, proteínas e amônia também são outros agentes tamponantes presente no nosso organismo. Os peptídios e proteínas podem agir como tampão porque são compostos por aminoácidos que possuem cadeias laterais que podem atuar como ácidos e bases. A ação deste tampão é pequena. A amônia em pH ácido é capaz de formar o amônio, um sal e assim aumentar o pH do meio.

1.2 Teste do Biureto

A reação do biureto detecta a presença de ligações peptídicas. O biureto é uma pequena molécula que apresenta uma ligação peptídica e que dá resultado positivo com esta prova (embora não seja uma proteína). É de aqui que vem o nome do teste. Quando uma substância que tem ligações peptídicas é tratada com sulfato de cobre em meio básico, aparece uma coloração violeta característica. Todas as proteínas em solução reagem do mesmo modo.


  1. OBJETIVO

O primeiro experimento realizado nas aulas de laboratório teve como objetivo observar o processo de soluções tampões, no caso uma solução de acetato (ácido fraco). Já o segundo experimento permitiu conhecer o grau de tamponação dos aminoácidos nos meios ácidos e básicos. Com o teste do Biureto (terceiro experimento), foi possível detectar as presenças de aminoácidos em diversos meios, através da alteração de cores desses.


  1. MÉTODOS

        

  1. RESULTADOS

4.1 Experimento 1-  pH e solução tampão

O tampão acetato teve eficiência em regular o pH da solução, como mostra o gráfico 1, entretanto a solução deveria ter iniciado com o pH 4,concluiu-se que devido a uma contaminação no Becker que foi utilizado resultou em um pH inicial de 5.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (157.4 Kb)   docx (37.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com