TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: MÉTODO DIRETO A FRESCO

Por:   •  21/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  879 Palavras (4 Páginas)  •  1.842 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA

DISCIPLINA DE PARASITOLOGIA

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: MÉTODO DIRETO A FRESCO

Petrolina-PE

2018

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: MÉTODO DIRETO A FRESCO

[pic 2]

Petrolina-PE

2018

1 INTRODUÇÃO

As parasitoses intestinais constituem um sério problema presente, não raro, em países que estão em desenvolvimento, como por exemplo, o Brasil. São consideradas um grave problema de saúde pública e, por mais que atinja, em sua maioria, crianças, elas podem se fazer presentes em indivíduos das mais variadas faixas etárias. De maneira geral, estão associadas a quadros de diarreias crônicas e desnutrição.

A incidência dos parasitas intestinais está intimamente relacionada com as questões sanitárias, ambientais e higiênicas às quais as populações estão submetidas. Desde que não sejam tratadas adequadamente, tornam-se meios propícios à propagação desses parasitas.

Sendo assim, os exames parasitológicos de fezes (EPF) surgem como uma alternativa de identificar a presença ou ausência de parasitas intestinais, associadas a uma análise de  consistência, coloração e presença ou não de sangue e muco nas fezes.

Uma vez detectado, com auxílio de um microscópio, a presença de um parasita, é possível identifica-lo quanto a sua morfologia e forma evolutiva em questão. Tais processos são fundamentais para a realização do diagnóstico para que, assim, o paciente receba o tratamento específico para o determinado tipo de parasita que ele apresenta.

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo geral

Identificar, microscopicamente, a presença de parasitas intestinais através do método direto a fresco, bem como analisar aspectos macroscópicos referentes às fezes.

2.2 Objetivo específico

- Preparar a lâmina colocando a amostra a ser visualizada

-  Examinar as lâminas confeccionadas em busca de parasitos

- Identificar os parasitos encontrados

3 METODOLOGIA

Amostra de fezes, corretamente coletada, e já devidamente conservada em formol, do paciente José Andrade de Souza, 52 anos; sendo 6:30am hora da colheita e 8:00am hora da chegada da amostra ao laboratório.

O método utilizado foi o método direto a fresco para que se pudesse realizar um exame microscópico para identificação de algum tipo parasitológico em sua superfície.  O procedimento para preparo da lâmina foi:

1. Tocar, com a ponta de um palito (de sorvete), em vários pontos das fezes, transferindo uma pequena porção destas para a lâmina, já com a solução salina de 0,85% devidamente adicionada;

2. Colocar parte do sedimento numa lâmina, espalhar as fezes fazendo um esfregaço, corar com Lugol e cobrir com lamínula (facultativo). Examinar no mínimo duas lâminas da amostra;

3. Examinar com as objetivas de 10x e/ou 40x. A espessura do esfregaço não deve impedir a passagem de luz;

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Foi encontrado o parasito Entamoeba coli nas fezes do paciente, sendo que, foram encontrados em grande quantidade e esse excesso é prejudicial ao ser humano. A forma do parasito que foi encontrada foi o cisto com 5 núcleos de cor amarelada e não foi possível observar os corpos cromatoides finos, pois há a influência do método a fresco, onde não se pode colocar na objetiva de 100 do microscópio, havendo o risco de quebrar a lâmina.

5 CONCLUSÃO

Entamoeba coli é uma ameba comensal que habita naturalmente no intestino de humanos e de alguns animais, mas que em grandes quantidades podem causar problemas como gastroenterite ou infecção urinária, dependendo se o excesso de bactérias surgiu no intestino ou no trato urinário e acontecendo, principalmente, quando se consome água ou alimentos contaminados.

Assim, é preciso sempre higienizar bem os alimentos, especialmente saladas cruas, não reaquecer mais de 1 vez a comida já pronta, consumir sempre água filtrada ou fervida e lavar bem as mãos antes e depois de usar o banheiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (185.2 Kb)   docx (240.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com